Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Adquiri um apartamento recentemente e calhou-me logo o cargo de administrador este ano. Aparentemente, a gestão neste condomínio tem sido caótica e à margem da lei (não há seguro, não há regulamento, há uma infiltração num dos R/C há anos, o telhado é velho e as fachadas nunca foram pintadas - edifício dos anos 70 - e tem algumas rachaduras). Ou seja, tenho uma bomba nas mãos e nem sei por onde começar. Estou a tentar endireitar as coisas, mas não tenho experiência nenhuma nisto. Se puderem esclarecer algumas questões, agradeço profundamente.


    1 - SEGURO

    Sei que devo começar por tratar do seguro em 1º lugar, mas tenho dúvidas. Sei que o obrigatório é contra incêndios, mas quero apresentar um multirriscos, porque se um cano rebenta nas partes comuns (ou se alguma telha cai na cabeça de alguém) o seguro básico não serve de nada e os seguros particulares também não cobrem. As minhas questões são as seguintes:

    1.1 - A maioria dos condóminos tem seguro, mas nem todos cobrem partes comuns e há um ou dois condóminos que nem tem seguro nenhum. É possível contratar um seguro multirriscos só para as partes comuns?

    1.2 - E para os condóminos que não tem seguro nas suas fracções, devo pedir-lhes para subscreverem um (pelo menos o contra incêndio), certo? Que até pode ser a mesma seguradora que contratarmos para o edifício, mas a cobertura da fracção destes condóminos é um contrato à parte, particular, que nada tem a ver com as contas do condomínio... ou fica englobado? Não sei como serão feitas as contas neste caso, porque todos pagam a mesma quota mensal (explicado abaixo).


    2 - QUOTAS

    Todos os condóminos pagam a mesma quota (20€ mensais). São 8 fracções, sem elevador e com as seguintes despesas anuais: luz 60€, limpeza 720€ e manutenção de conta 120€.