Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Mais uma vez venho solicitar um esclarecimento.
    Estou a pensar construir uma moradia com R/C e 1º andar e gostaria de saber se a área ocupada pela escada é constabilizada uma ou duas vezes, isto é, considerando que a escada ocupa 8m2, pretendia saber se esta área é contabilizada apenas no R/C, contando apenas uma vez na Área Bruta de Construção (8m2) ou se também é contabilizada na área do 1º andar e aí entra no cálculo duas vezes (16m2 = 8m2 + 8m2).

    Espero ter conseguido expor o meu problema.

    Obrigada.
  2.  # 2

    As lajes de escada -Sim.
    A zona de pé-direito duplo (zona vazada, se existente), deve contar apenas 1 vez - piso 0.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasAs lajes de escada -Sim.
    A zona de pé-direito duplo (zona vazada, se existente), deve contar apenas 1 vez - piso 0.


    Desculpe a minha ignorância, mas não percebi.
  4.  # 4

    não, entra só uma vez, só conta 8m2
  5.  # 5

    Obrigada
    •  
      Mk Pt
    • 2 fevereiro 2010

     # 6

    A área das escadas só conto uma vez, dá jeito em termos de contas para a área bruta de construção máxima...
    :)
  6.  # 7

    ...pois também fazia assim, mas tive problemas com n instituições.
    as câmaras agora com os dwf... põem-se a medir e a verificar as polilinhas das areas medidas...
    O IHRU, contabiliza também assim.
    O DR 9/2009, também vem esclarecer essas situações.

    ... portanto, podem tentar da maneira que vos der mais jeito.. pode ser que passe. ;)
  7.  # 8

    atenção isso não é assim tão linear, em termos construtivos realmente pode contar uma só vez mas em termos de licenciamento nem todas as camaras aceitam isso pois embora seja uma zona "sem laje" ela ocupa espaço tanto em cima como em baixo.
  8.  # 9

    se calhar não fui percebido, na minha opinião piso 0 é contabilizado na totalidade, piso 1 contabilizado com escadas, ou seja contabilizado vão de escadas, as escadas não passam de uma projecção desse piso para baixo ou seja conta no piso de cima, faz parte da laje.
  9.  # 10

    .. então, estamos todos a dizer a mesma coisa?
  10.  # 11

    o que quis dizer é que para efeitos de licenciamento para muitas camaras e consoante os casos, o que conta é a área da caixa de escada tanto em baixo como em cima, dai neste caso seria 8(r/c) +8(1º andar) a entrar nas contas.
  11.  # 12

    agora outra coisa é dizer se as escadas poderiam ser área dependente mas isso já é outro assunto.
  12.  # 13

    Exacto.NO CASO DE PISO 0 + PISO 1, conta as lajes de escadas.... mas desconta-se o vazado no piso 1,se existente. ( no DR9/2009, é como se fossemos calcular uma area BRUTA NUMA ZONA COM MEZZANINE.)
  13.  # 14

    Porque seriam as escadas contabilizadas (para efeito de IMI) como area bruta dependente?!
    Se estão dentro da habitação, são inequivocamente contabilizadas como area bruta privativa.
  14.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasPorque seriam as escadas contabilizadas (para efeito de IMI) como area bruta dependente?!
    Se estão dentro da habitação, são inequivocamente contabilizadas como area bruta privativa.

    porque é a minha opinião dado o contexto, assim como despensas, arrumos etc não contam, e porque não contam?
    e não falo para imi, se for para imi poderiam colocar um factor como garagens já agora.
    falo na incongruência de tudo isto, mas isso dava outra conversa.
  15.  # 16

    No meu caso, se a área das escadas na planta ocupa 8m2, então terei uma área ocupada global de 16m2 (soma da área da escada no piso 0 e 1).

    O meu lote tem uma área bruta de construção máxima de 247m2 (alvará de loteamento). Se ao contabilizar as escadas apenas uma vez atinjo esse limite, então terei que reduzir as restantes áreas, uma vez que estou a ultrapassar o máximo em 8 m2.

    Espero ter-me feito entender.
  16.  # 17

    Fernando, compreendo e levo também na "pele" estas incongruências de areas... de instituição para instituição...
    Mas eu não tenho culpa...
    Hoje o Fernando está mal disposto ;)

    linduxita, tem que "cortar" nas áreas...
  17.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasHoje o Fernando está mal disposto ;)

    por acaso não, pelo contrario :)

    Colocado por: LinduxitaNo meu caso, se a área das escadas na planta ocupa 8m2, então terei uma área ocupada global de 16m2 (soma da área da escada no piso 0 e 1).

    pense da seguinte maneira o piso 0 está livre tem a área toda, no piso 1, faz-se um recorte(escadas) e esse espaço apenas faz um rotação, mas está lá.
    portanto o piso 0 por exemplo mede 100m2 o piso 1 mede 92+8(escadas)=100
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linduxita
    •  
      Mk Pt
    • 2 fevereiro 2010 editado

     # 19

    Colocado por: Pedro Barradas...pois também fazia assim, mas tive problemas comninstituições.
    as câmaras agora com os dwf... põem-se a medir e a verificar as polilinhas das areas medidas...
    O IHRU, contabiliza também assim.
    O DR 9/2009, também vem esclarecer essas situações.

    ... portanto, podem tentar da maneira que vos der mais jeito.. pode ser que passe.;)


    Eu fiz da 'maneira que me deu mais jeito' numa ou ou noutra situação em que realmente deu jeito [ :) ] porque estava no limite da área da área de construção..
    Como não era para ir para IHRU, e as câmaras aqui [por enquanto] só querem dwg da implantação [e levantamento, georeferenciados] para colocar em SIG nunca tive problemas com isto...
  18.  # 20

    numa situação com dois pisos, uma escada com dois lanços e um patamar no meio (tipo U)
    se houver aproveitamento no RC (para arrumos por exemplo), a área bruta conta no RC onde é feito o aproveitamento e desconta-se o resto que não é aproveitado, na área bruta do 1º piso

    está correcto ?
 
0.0210 seg. NEW