Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Depende de câmara para câmara. Há câmaras que contam pelo perímetro exterior das paredes exteriores incluindo escadas, ou seja no caso de 2 pisos conta o perímetro dos 2 pisos contando as escadas 2 vezes. Há outras cujo entendimento é que a área das escadas só conta uma vez. Informe-se junto da câmara em questão.

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: marco1
  2.  # 2

Já agora, nas camaras para nas quais metem projectos, entendem que a cozinha tem que ficar completamente fechada ( parede e porta) em relação á sala?? isto independentemente de ela em si ter janela propria.
  3.  # 3

... Não... mas para me precaver, na planta tenho qual a area afecta a cozinha e qual a area afecta a sala (e delimito no "pavimento")
  4.  # 4

pois, em cantanhede não basta isso, eu até tinha balcão, armários superiores, pavimento diferente, mas ainda assim não deixam. querem mesmo parede e porta. Enfim haja paciência.
  5.  # 5

Isso é tacanhice.... :(
    algum engenheiro a analisar projectos de arquitectura... uma vez apanhei um desses, em Soure ( era REGEUmaniaco).... se bem que também tenho ouvido histórias.. com colegas Arquitectos...
  6.  # 6

Imaginando que aqui temos dois pisos (não é mezanine).
    Esta escada conta duas vezes ?

Faz de conta que não é para a camara, que é para o IHRU

AH! aquilo não é uma senhora, é um pássaro :)
  7.  # 7

Colocado por: marco1Já agora, nas camaras para nas quais metem projectos, entendem que a cozinha tem que ficar completamente fechada ( parede e porta) em relação á sala?? isto independentemente de ela em si ter janela propria.

Não necessita de estar completamente fechada, apenas tem de estar delimitada ( tal como o Pedro Barradas disse no pavimento ) com a área correspondente no quadro de áreas e ter a respectiva área de iluminação afecta à cozinha regulamentar.

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

Colocado por: pardal asmatico

Imaginando que aqui temos dois pisos (não é mezanine).
    Esta escada conta duas vezes ?

Faz de conta que não é para a camara, que é para o IHRU

AH! aquilo não é uma senhora, é um pássaro :)

na minha opinião conta só a área de projecção da escada, ou seja uma vez só e não é a escada mas sim o chão(área) que ela ocupa.
    hehe pássaro muito leve e bailarino
  9.  # 9

Op gabinete

pois é claro, isso sei eu e já o fiz para algumas camaras, agora a de cantanhede é que está, digamos, a complicar.
    • r#
    • 12 outubro 2011

# 10

(tenho de escrever sem acentos, que isto hoje esta a duplicar tudo)

Boa noite Pedro,

Soure distrito de Coimbra? E dessa zona? Em tempos coloquei um projecto nessa camara, e deixe-me dizer que nao gostei nada de trabalhar com eles... Hoje se me aparecer algum cliente para la... dou valor para nao fazer! Os elementos que me pediram em oficio estvam la, mas o engenheiro nem se apercebeu...
    Nao gostei mesmo nada daquilo, oficio e normal, mas desde que sejam coerentes...
    Nao e so a de Cantanhede Marco1, tenho conhecimento de outros colegas que lhes aconteceu o mesmo que a si...
  10.  # 11

eu por acaso, na unica intervenção em Soure correu muito bem. cozinha parcialmente aberta para a zona de refeições da sala sem problemas nenhuns.
    • r#
    • 13 outubro 2011 editado

# 12

a minha a nivel de edificado proposto correu bem... correu mal o facto de nao se darem ao trabalho de ver todos os elementos entregues, e virem pedir elementos que estavam la... tem de haver um maior rigor na analise, sobretudo em camaras com uma dimensao reduzida, deve haver esse tipo de cuidado!
    Mas de resto nao tenho nada a apontar...
    Ourem por exemplo era uma cm intragavel na analise de processos, a legislaçao era vista conforme os tecnicosque la estavam queriam, e siga aquilo nao havia processo sem oficio... hoje esta melhor pelo que me tem dito!
  11.  # 13

Colocado por: NeonBoas ja vou ver

E eu aqui à espera do Neon....
    • Neon
    • 13 outubro 2011

# 14

Boas, o Marco deu-me a dica para vir opinar a este post e já me deixou á rasca :)

Em primeiro lugar acho que se deve verificar como cada municipio quantifica a área de construção, no seu regulamento do PDM. Nos regulamentos que nâo têm definição, penso que se deverá serguir o vocabulario urbanistico, e neste momento a legislação que o Pedro já referiu D.R 9/2009

Também conforme o Pedro já referiu o D.R. que penso eu futuramente (muito longo prazo), irá uniformizar as definições a nivel de todo o pais. Não deixa grande espaço para duvidas
    Diz que a área de construção, é em cada piso, medida...e inclui...caixa de escadas...
    Do que leio, é clarinho que a caixa de escadas, caixa de elevadores, devem ser sempre medidas em cada piso.

Se eu concordo? Pessoalmente não, em algumas situações poderá ser abusivo e minimizador, mas é o que lá esta e julgo não haver margem para duvidas.

Agora mais uma vez penso que deve haver bom senso, o pardal asmatico colocou uma escada que na minha opinião não deve ser contabilizada 2 vezes. Alias, naquele caso qual a caixa de escada? :)

Abraços

No caso que foi colocado 8 m2, trata-se de uma caixa de escada de edificio multifamiliar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
    • Neon
    • 13 outubro 2011

# 15

é o avançado da hora, ja vi que é uma moradia :)

8 m2 para caixa de escada pode-se reduzir, se a área máxima e efectivamente um problema!

Abraço
    • Neon
    • 13 outubro 2011

# 16

Colocado por: PicaretaE eu aqui à espera do Neon....

Vim a mancar :P
  12.  # 17

Colocado por: r#(tenho de escrever sem acentos, que isto hoje esta a duplicar tudo)

Boa noite Pedro,

Soure distrito de Coimbra? E dessa zona? Em tempos coloquei um projecto nessa camara, e deixe-me dizer que nao gostei nada de trabalhar com eles... Hoje se me aparecer algum cliente para la... dou valor para nao fazer! Os elementos que me pediram em oficio estvam la, mas o engenheiro nem se apercebeu...
    Nao gostei mesmo nada daquilo, oficio e normal, mas desde que sejam coerentes...
    Nao e so a de Cantanhede Marco1, tenho conhecimento de outros colegas que lhes aconteceu o mesmo que a si...

Está com o virus BUgbear.. veja isso, tive o mesmo há uns meses...
    veja aqui:
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=653775&p=7796861#post7796861

Sim, era Soure- Coimbra (foi em 2002)
  13.  # 18

Neon

quando puder, gostaria de saber tambem a sua opinião sobre a questão das cozinhas terem ou não que ser fechadas completamente.
    obrigado.
    cumprs
    • Neon
    • 13 outubro 2011

# 19

Bom dia

Outra questão pertinente

A minha posição é que as cozinhas não têm que ser fechadas; Entenda-se... podem ter comunicação com a sala, considero no entanto que deve existir uma linha identificadora da separação dos compartimentos (mesmo que imaginaria).

Em outros tempos fazia vistorias às habitações juntamente com a delegação de saude e o delegado não permitia situações destas. Ao perguntar-lhe o porque, ele respondeu-me que o artigo 66.º do RGEU define para cada tipologia os critérios minimos em termos de áreas e de numero de compartimentos.E que nessas situações considerava que o compartimento era só um.
    Para o delegado de saude os compartimentos só eram compartimentos se fossem delimitados com uma barreira fisica.

Em suma, mais uma vez trata-se de uma situação que depende do rigor com que cada um olha para as coisas e da sua capacidade de as perceber.
    Quem não percebe, e vive com medo de errar, falhar e fazer mal, acaba por se agarrar à letra da lei pois assim sente-se mais seguro, dai que alguns colegas sejam mais rigidos....penso eu que seja assim.

P.S. - Não simpatizo propriamente com o RGEU, pelas razões obvias de desfasamento com a realidade actual

Abraços
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1, Hélio Pinto
  14.  # 20

O RGEU e a sua não revisão, ou adiada revisão, demonstram o tão atrasado momento civilizacional que vivemos neste rectângulo. Assim como a não implementação efectiva dos procedimentos uniformes para as várias câmaras do pais. Parece que tudo tem é que funcionar bem mas sempre pela porta do cavalo.

0.0221 seg. NEW