Iniciar sessão ou registar-se
    • YSL
    • 23 abril 2023 editado

# 1

Ola a todos,
    Precisava da vossa opinião. Vou adquirir um terreno que está contíguo a outro no qual está prevista a construção de um prédio de 3 andares, 50m de comprimento e 15 de largura, semelhante ao que aparece na imagem.
    O terreno em causa tem já projecto aprovado na câmara e pelo q sei o PDM comporta a construção do referido prédio. O espaço que separa os terrenos é de cerca de 7m sendo que serao 5m para a rampa da garagem e 2,5 pars um passeio que ali está projetado. O "meu" terreno está orientado a Norte, ou seja a frente do terreno está virada para Norte, para a rua principal, e as traseiras para sul. A Câmera obriga a que a casa seja construída logo à frente, junto ao passeio. A minha questão é a seguinte: se a casa for construida primeiro que o predio será que ao abrigo do RGEU, art 59 e 60 eles nao teria de dar 10 metros de espaço no minimo para construir uma edificação com janelas voltadas para o meu terreno? Podem construir uma edificação e "roubar" o sol a uma habitação ja construida? Isto porque o prédio ira ficar confrontado a Este, onde o sol nasce.
    Outra questão, no terreno que se encontra do lado oposto estao umas árvores enormes, gigantes mesmo, essas árvores faz imensa sombra sobre qualquer casa que venha a ser construída no meu terreno. Posso pedir à CM para cortarem as arvores, já que o terreno é deles? Na minha simples análise n faz sentido coexistir no mesmo alinhamento de terrenos um predio e moradias... ou um ou outro agora a CM nao devia autorizar isto.

Obrigada pela ajuda
      Screenshot_20230423_104641_Gallery.jpg
  1.  # 2

Antes de comprar, faça reunião no departamento urbanístico da Câmara municipal e com um arquitecto contratado por si para o ajudar a colocar as questões da melhor forma.
    Só a Câmara poderá responder às suas expectativas e questões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: YSL
  2.  # 3

Ainda não comprou o terreno e já quer decidir o que se pode ou não fazer nos terrenos adjacentes... Corta arvores num, limita a arquitetura de outros?!?!?
    • AMVP
    • 23 abril 2023

# 4

Colocado por: YSLVou adquirir um terreno

Mas se tem tantos problemas, pq vai comprar?
    Concordam com este comentário: Alexandre Silva
    • YSL
    • 23 abril 2023

# 5

Colocado por: AMVP
    Mas se tem tantos problemas, pq vai comprar?

Por motivos pessoais preciso de morar nesta zona e não há oferta de terrenos nem casas.
    • YSL
    • 23 abril 2023

# 6

Colocado por: dalmonioAinda não comprou o terreno e já quer decidir o que se pode ou não fazer nos terrenos adjacentes... Corta arvores num, limita a arquitetura de outros?!?!?

O seu comentário é tão despropositado que nem me vou dar ao trabalho de responder/justificar.

Se eu coloquei estas questões é por algum motivo e são muito válidas, quem quer contribuir com respostas construtivas é bem-vindo e eu agradeço, ja as outras....
  3.  # 7

Nao me vou pronunciar quanto as árvores, mas se o prédio está aprovado não há nada que possa fazer. A questão do sol nao se coloca as Camaras: desde que possa construir não há nada que o impeça de ter uma casa toda a sombra. A decisao e so sua…
    Dai que ha terrenos caros e terrenos dados numa mesma zona.
    Nao vai ser no sec XXI que vai descobrir o negocio de ouro dos terrenos…
    Se tem tantas duvidas sugiro que avance para outras alternativas.
    • AMVP
    • 24 abril 2023

# 8

Colocado por: YSL

Por motivos pessoais preciso de morar nesta zona e não há oferta de terrenos nem casas.

Sabe, como alguém sempre me disse "claro que há casas há venda, é tudo uma questão de dinheiro. Mesmo quando não estão à venda à partida, com dinheiro haverá sempre alguém disposto a vender".
  4.  # 9

Colocado por: YSL
    O seu comentário é tão despropositado que nem me vou dar ao trabalho de responder/justificar.

Se eu coloquei estas questões é por algum motivo e são muito válidas, quem quer contribuir com respostas construtivas é bem-vindo e eu agradeço, ja as outras....

Meu caro, despropositado é mandar cortar arvores porque estão a fazer sombra num terreno que pretende comprar. Haja noção.
    Concordam com este comentário: Alexandre Silva
  5.  # 10

Os documentos do terreno podem dizer "para construção" e até ter edifícios à volta construídos ou planificados e à luz dos regulamentos em vigor actualmente, nada se poder construir!
    Só a Câmara Municipal pode dar a resposta em relação ao seu projecto e pretensões.
  6.  # 11

Colocado por: YSLeles nao teria de dar 10 metros de espaço no minimo para construir uma edificação com janelas voltadas para o meu terreno?

Olá.
    Na prática serão 5m... (Ou em função da altura do prédio). 5m no seu terreno, 5m no terreno do vizinho... por igualdade de direitos.

0.0148 seg. NEW