Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: jorgealvesse calhar devia olhar para as coisas com outros olhos e deixar de lado as clubites
    e eu digo-lhe que por se dizer bem de determinada marca nao quer dizer que se esteja a dizer mal de outras. não me me viu a dizer mal da marca laranja ou outra em nenhum mado ou que nao faziam o que a Giacomini faz, simplesmente a Giacomini faz.

Colocado por: jorgealvesInfelizmente a maioria dos pinheiros pouco mais faz do que espalhar tubos.

Por isso mesmo é que disse que gostei da disponibilidade da marca, precisamente por isso.
  2.  # 82

Colocado por: DjdasaDR em assunto de formação, normalmente a iniciativa deve ser em primeira estância por parte do professional/técnico procurando formações que tragam mais valias a atividade profissional! Quando os técnicos trabalham com exclusividade com uma marca específica aí sim, são relembrados por parte da marca sobre novas formações ou reciclagem. Pelo menos na minha atividade profissional é assim que acontece
    as formações em Portugal são muito "básicas" sendo em exclusivo menistradas pelos representantes ou fabricantes, é preciso sair daqui para se ter acesso a muita e diversa informação que complementando as bases permitem adquirir e suportar conhecimentos muito além do "normal" e sim da um bocado de trabalho estar um passo mais além da " concorrência"
    Concordam com este comentário: pc ferreira, Djdasa
  3.  # 83

Colocado por: pc ferreira

Espalhar tubos até eu, sem habilidade nenhuma, o fiz na casa de um amigo num sábado.
    tendo a papinha feita, até eu…
  4.  # 84

Colocado por: jorgealvesas formações em Portugal são muito "básicas" sendo em exclusivo menistradas pelos representantes ou fabricantes, é preciso sair daqui para se ter acesso a muita e diversa informação que complementando as bases permitem adquirir e suportar conhecimentos muito além do "normal" e sim da um bocado de trabalho estar um passo mais além da " concorrência"
    Concordam com este comentário:pc ferreira

Também é verdade! Aqui onde reside a formação e reciclagem é quase uma obrigação, não tanto para estar a frente dos outros, mas para não perder o comboio!
  5.  # 85

Colocado por: DR1982tendo a papinha feita, até eu…

Pois, ele tinha o estudo feito pela marca com tudo definido, e pelo que aprendi aqui no forum com o Sr Alves pareceu fácil. Depois as ligações foi um lá um sr de Lisboa fazer
  6.  # 86

Colocado por: DjdasaDR em assunto de formação, normalmente a iniciativa deve ser em primeira estância por parte do professional/técnico procurando formações que tragam mais valias a atividade profissional! Quando os técnicos trabalham com exclusividade com uma marca específica aí sim, são relembrados por parte da marca sobre novas formações ou reciclagem. Pelo menos na minha atividade profissional é assim que acontece
    certo, contudo uma marca que se mostra disponível a formar, calcular, acompanhar a instalação e até fornecer contactos de distribuidores de material acho que é uma postura que se deve valorizar.
    A minha intervenção foi unicamente nesse sentido.
    Concordam com este comentário: Cvera
  7.  # 87

Pois, ele tinha o estudo feito pela marca com tudo definido, e pelo que aprendi aqui no forum com o Sr Alves pareceu fácil. Depois as ligações foi um lá um sr de Lisboa fazer
    a marca que falei atras mostrou se disponível para uma solução dessas, dai o meu comentário
  8.  # 88

inicialmente funcionou somente com o recuperador até se chatearem de acartar lenha e optarem por uma bomba de calor, há mais de 8 meses que o recuperador não é ligado.
  9.  # 89

Colocado por: DR1982a marca que falei atras mostrou se disponível para uma solução dessas, dai o meu comentário
    mas você ainda não percebeu que a diferença está na selecção e instalação dos extras que no caso da marca que nalguns refere até propõem material que não tem qualquer utilidade??

O resto se contactar as marcas todas fazem isso.

O que não é possível é ter camarão pelo preço dos tremoços.
    • DR1982
    • 29 abril 2023 editado

# 90

Colocado por: jorgealvesmas você ainda não percebeu que a diferença está na selecção e instalação dos extras que no caso da marca que nalguns refere até propõem material que não tem qualquer utilidade??

O resto se contactar as marcas todas fazem isso.

O que não é possível é ter camarão pelo preço dos tremoços.
    mas quem é que falou em camarão ao preço de tremoços? Eu nem de preços falei sequer…
    No contacto Ue tive com a marca questionei se garantem o arrefecimento ao qie me propuseram ir a vila do conde, pelo que acho que a marca está à vontade com o assunto, se propõe mais do que é necessário ou nao, não faço ideia
    • SrR
    • 29 abril 2023

# 91

Colocado por: DR1982a vila do conde
    a Giào
    • DR1982
    • 29 abril 2023 editado

# 92

Colocado por: SrRa Giào
    isso, vamos ver a proposta que me vão fazer
  10.  # 93

A principal vantagem da geotermia é a capacidade dos solos em absorver energia por estarem húmidos.

Existem motores arrefecidos a ar, mas por algum motivo se passou para o arrefecimento a água.
  11.  # 94

Geralmente as unidades exteriores dos ac são montadas nos telhados por facilidade, mas é nos telhados que temos os pontos mais frios jo inverno e mais quentes no verão. É lógico perderem eficiência nas temperaturas extremas.
  12.  # 95

Colocado por: Na_mouchA principal vantagem da geotermia é a capacidade dos solos em absorver energia por estarem húmidos.

Existem motores arrefecidos a ar, mas por algum motivo se passou para o arrefecimento a água.
    não tem nada a ver uma coisa coma a outra, está a misturar tudo.
  13.  # 96

Os equipamentos abaixo têm todos o mesmo princípio de funcionamento. Usam gás com propriedade térmicas que libertam calor quando comprimidos e absorvem quando são descomprimidos.
    Frigorifico
    Ar condicionado
    AQS
    Bomba de calor
    Desumificadores
    Secador de roupa por bomba calor
  14.  # 97

Colocado por: Na_mouchExistem motores arrefecidos a ar, mas por algum motivo se passou para o arrefecimento a água.

Sim, o calor específico da água é muito superior ao do ar.
    E num automóvel também é importante conseguir aumentar substancialmente a superfície de contacto com o exterior, aumentando a capacidade de transferência térmica, sem estar dependente da dimensão e do posicionamento das cabeças de cilindro.

Arrefecimento a ar é mais simple, com menos pontos de falha e menos dependentes do exterior, o que os tornam, de forma geral, mais fiáveis.

De qq forma, fazer passar ar por um ambiente húmido e estático, não é arrefecimento por água.
    A geotermia transfere energia com a terra e não necessariamente com a humidade.
    Corrijam-me se estiver enganado.
  15.  # 98

Colocado por: pguilhermeCorrijam-me se estiver enganado.
    sucintamente está correcto
  16.  # 99

Está correto no que se refere ao apenas haver trocas termicas.

A humidade que falei tem a ver com o coeficiente de transmissão termica da terra onde estão os tubos da geotermia. Quanto mais humida a terra mais energia absorve dos tubos.

A vantagem é termos a terra a uma temperatura +- constante. A 3m de profundidade ronda os 18°C no Verão e 16 no inverno.

Uma bomba de calor no telhado terá momentos em que:
    - De inverno o ar está abaixo dos 0°C e a bomba de calor tem de ir buscar energia a esse ar
    - De verao o ar estará acima dos 40°C e temos que arrefecer o radiador do permutador com esse ar
    • SrR
    • 30 abril 2023

# 100

Colocado por: Na_mouchUma bomba de calor no telhado terá momentos em que:
    - De inverno o ar está abaixo dos 0°C e a bomba de calor tem de ir buscar energia a esse ar
    - De verao o ar estará acima dos 40°C e temos que arrefecer o radiador do permutador com esse ar
    e no res do chao esta mais fresquinho?

0.0287 seg. NEW