Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou neste momento a construir vivenda isolada na margem sul do Tejo com 130m2 úteis de pavimento. Vivenda com 2 pisos e isolada com xps 6cm e tijolo 12 por fora e 12 por dentro. Caixilharia vidro duplo e isolamento/corte térmico com respectivos estores térmicos.

    A ideia é colocar piso radiante em toda a casa.

    Tenho alguns orçamentos e gostaria de saber, pois existe grande conhecimento neste fórum, o vosso feedback com as soluções que me foram propostas.

    Estas propostas são unicamente para bomba de calor exclusiva para PRH.

    As AQS terão outra bomba de calor exclusiva para o efeito.

    Proposta 1:
    DK Altherma 3 M EDLA08 8kw
    Depósito de inércia de 60l Galmet SG(B)
    Piso radiante Rehau

    Proposta 2:
    Bomba de calor da Vaillant de 10kW com depósito de inércia de 120 L inox
    Ou
    Bomba de calor da Insuatherm de 10kW com depósito de inércia de 120 L inox
    Ou
    Bomba de calor da Solius de 10kW com depósito de inércia de 100 L
    Piso radiante da solius

    Proposta 3
    Uma das bombas de calor referidas em cima com piso radiante da uponor (orçamento dispara de forma brutal)

    As minhas questões são:

    1-qual a vossa opinião entre piso radiante rehau e solius?
    2-acham boas e eficientes as bombas de calor da daikin?
    3-para 130m2 a bomba da daikin de 8kw é suficiente?
    4-chega um depósito de inércia de 60l?

    De realçar que não percebo nada deste assunto.

    Agradeço as vossas opiniões e ajudas e que este seja um tópico que posso ajudar futuras pessoas com dúvidas semelhantes às minhas.

    Cumprimentos a todos/as
    • SrR
    • 23 abril 2023

     # 2

    Na minha opinião proposta 1
  2.  # 3

    Colocado por: OnunBB3-para 130m2 a bomba da daikin de 8kw é suficiente?
    a de 6kw que tem 7,5kw térmicos úteis era mais adequada com um depósito de 30litros minimo
  3.  # 4

    Colocado por: jorgealvesa de 6kw que tem 7,5kw térmicos úteis era mais adequada com um depósito de 30litros minimo


    Agradeço imenso a sua opinião Jorge.
    Tal como disse, não percebo nada do assunto, porque acha isso? Para tentar entender a sua opinião, da qual agradeço imenso.
  4.  # 5

    Colocado por: OnunBBporque acha isso?
    porque ter mais potencia não lhe vai trazer qualquer beneficio sendo uma maquina mais cara.
  5.  # 6

    Se não é indiscrição, qual é o valor que tem para essa propostas?
    Obrigado
    • OnunBB
    • 24 abril 2023 editado

     # 7

    Colocado por: LX_2509Se não é indiscrição, qual é o valor que tem para essa propostas?
    Obrigado

    Para a proposta 1 o valor é de +-15.500€ com IVA incluído. Com montagem, mão de obra, chave na mão.

    Já agora, o que acham do valor?
  6.  # 8

    Jorgealves posso perguntar-lhe, o quanto arrefece o PRH.Uma amiga disse-me que só conseguimos uma diferença de 3/4 graus em relação a temperatura exterior, é isto correcto?

    Obrigada desde já. E peço desculpa só autor do tópico pela intromissão 😌
  7.  # 9

    Colocado por: FresiasJorgealves posso perguntar-lhe, o quanto arrefece o PRH.Uma amiga disse-me que só conseguimos uma diferença de 3/4 graus em relação a temperatura exterior, é isto correcto?

    Obrigada desde já. E peço desculpa só autor do tópico pela intromissão 😌
    tenho registos de 8 a 12°C a menos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  8.  # 10

    Colocado por: OnunBB
    Para a proposta 1 o valor é de +-15.500€ com IVA incluído. Com montagem, mão de obra, chave na mão.

    Já agora, o que acham do valor?
    está dentro da media
  9.  # 11

    Colocado por: jorgealvesestá dentro da media

    E diga-me Jorge, na sua opinião, a proposta 1 é boa? Tanto bomba de calor como prh?
    Obrigado.
    • SrR
    • 24 abril 2023 editado

     # 12

    Colocado por: OnunBB
    E diga-me Jorge, na sua opinião, a proposta 1 é boa? Tanto bomba de calor como prh?
    Obrigado.
    é, mas nao se sabe o que enclui a proposta, quantos circuitos, quantos metros, etc etc
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 13

    Colocado por: jorgealvesestá dentro da media


    Jorge Alves, posso lhe pedir orçamento para PRH + AQS?
  11.  # 14

    Colocado por: LX_2509

    Jorge Alves, posso lhe pedir orçamento para PRH + AQS?
    envie me mail
  12.  # 15

    Colocado por: OnunBBE diga-me Jorge, na sua opinião, a proposta 1 é boa? Tanto bomba de calor como prh?
    uma proposta pasa por ter marcas modelo, quantidades e acessórios alguns obrigatórios outros opcionais, o conjunto e a experiencia do aplicador fazem bastante diferença.

    fico sempre de pé atrás quando propõem 2 bombas ao invés de uma única, não conheço um único fabricante que recomende esta abordagem.


    isto tudo para dizer que as marcas têm fama de qualidade mas somente isto.
  13.  # 16

    Estou a ver qye teve o cuidado de ter bastante isolamento nas paredes externas e deduzo que também tenha isolado bem a parte de telhado.

    Ao aplicar o piso radiante no chão do r/chão ter em atenção que também existe bastantes perdas para o solo.


    Considerando que a casa está com um alto nível de isolamento, uma bomba de calor de 2kw seria o mínimo para uma casa de 130m^2
    Qualquer bomba superior a 2kw é mais do que bom.
  14.  # 17

    Colocado por: Na_mouchEstou a ver qye teve o cuidado de ter bastante isolamento nas paredes externas e deduzo que também tenha isolado bem a parte de telhado.

    Ao aplicar o piso radiante no chão do r/chão ter em atenção que também existe bastantes perdas para o solo.


    Considerando que a casa está com um alto nível de isolamento, uma bomba de calor de 2kw seria o mínimo para uma casa de 130m^2
    Qualquer bomba superior a 2kw é mais do que bom.

    6cms de XPS alto nivel de isolamento ? :S
  15.  # 18

    6cm de XPS aumenta a resistência termica da parede em 1,66 m2°C/w o que só pelo XPS garante perda abaixo dos 0,6w/m2°C

    É pouco?

    Um vidro duplo topo dificilmente terá 1,3w/m2°C. O duplo normal anda acima dos 2,5
  16.  # 19

    Colocado por: Na_mouchConsiderando que a casa está com um alto nível de isolamento
    não foi nada disso que o user falou pois o que menciona é o minimo obrigatório sem referir nada em relação á cobertura nem a correcção das pontes termicas.

    nota: dependendo da morfologia especifica do terreno pode ser desaconselhável colocar qualquer tipo de isolamento térmico no pavimento
    • SrR
    • 26 abril 2023 editado

     # 20

    Colocado por: Na_mouchConsiderando que a casa está com um alto nível de isolamento, uma bomba de calor de 2kw seria o mínimo para uma casa de 130m^2
    so cumprindo requisitos muito especiais, por ex uma casa ZEB ou passivhauss já seria a potência máxima necessária
 
0.0185 seg. NEW