Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O que vocês acham da situação em que a Ordem dos Arquitetos não defendeu os profissionais, "permitindo" que todos os arquitetos tenham que realizar e apresentar cálculos das partes opacas e envidraçadas nos seus projetos de arquitetura? Essa questão limita consideravelmente a atividade do arquiteto, fazendo com que deixem de depender unicamente de si próprios na elaboração dos seus projetos (os que não estão habilitados, que são grande parte).
    Estão a contratar um amigo especialista em térmica para fornecer os valores necessários (ficando assim dependentes desse amigo), já dominam os cálculos e estão tranquilos com a situação, ou planeiam investir num curso para aprender a calcular e demonstrar os requisitos dessas partes?
  2.  # 2

    humm

    o projeto de termica vai sempre ter de ser feito, portanto penso que é apenas uma questão do timing.
  3.  # 3

    Eu uso o técnico da térmica para fazer o trabalho.
    Algumas coisas, já faço eu tb.... Não é nada do outro mundo. Não tem de limitar nada. Antes pelo contrário.

    Não pode ser à vontadinha...
    Todo o envelope exterior tem de ser pensado durante a arquitectura... Não vem mal ao mundo.

    Os projectos têm de ser feitos multidisciplinarmente...
  4.  # 4

    Eu acho que o projetista de arquitetura fica amarrado a uma questão que impede, ao nível do controlo prévio, de uma verdadeira autonomia relativamente ao projeto de arquitetura. Tudo o que disseram está certo, mas o que digo também.
    Isto porque o arquiteto tem de se responsabilizar, ou pelo cálculos que calculou ou por os cálculos que outro técnico calculou.
    O arquiteto deixou de,no controlo prévio, re resumir ao projeto de arquitetura, em especial, na operação urbanística do licenciamento.
    O projeto de termica "não tem de se feito" para que o perito qualificado emita o PCE ou CE.
    Na prática, isto pode nem estarem a dar grande importância, devido principalmente as formas de contornar a situação. Mas ou um arquiteto se forma neste tema ou vai assumir de cruz o que outros indicarem.
    O que quero dizer é que na base conceptual desta imposição há uma certa limitação no arquiteto. Espero que nas universidades corrijam o programa letivo com base nesta necessidade.
    •  
      Tome_2
    • 23 abril 2023 editado

     # 5

    O que estou a tentar destacar é que, durante a discussão desta lei, a Ordem dos Arquitetos não demonstrou grande preocupação com os arquitetos que não possuem formação em térmica. Assim, três possíveis cenários surgem:

    A Ordem assumiu que os arquitetos sem conhecimento em térmica aceitariam a opção de se formar, criando um obstáculo prévio para que possam subscrever termos de responsabilidade de conformidade com a lei até completarem a formação;
    A Ordem considerou que o técnico poderia fornecer informações imprecisas, aproximando-se de falsas declarações (por exemplo, copiar e colar dados de um projeto de térmica anterior); ou
    A Ordem acreditou que os arquitetos conseguissem encontrar uma solução com o auxílio do técnico de térmica habitual.
    Qualquer uma das três não é espetacular.
    •  
      Tome_2
    • 23 abril 2023 editado

     # 6

    Uma ideia para defender os interesses dos arquitetos poderia ser: manter tudo como estava anteriormente (projeto de térmica separado), defendendo esta opção, ou negociar com a ADENE a oferta de formação gratuita para os profissionais não habilitados em térmica.

    Curiosamente, a Ordem dos Arquitetos, para evitar complicações, removeu das certidões de inscrição a menção à habilitação em térmica que lá constava (que, por sinal, era mencionada devido a um equívoco de base) quando percebeu que tinha criado uma situação sui generis. Esta ação mostra que a Ordem reconheceu o problema, mas ainda assim não tomou medidas efetivas para apoiar os arquitetos afetados pela mudança na legislação.
  5.  # 7

    Tome
    qual a forma de instrução que lhe pediram?
    é uma parte escrita e assinada como no geral de licenciamento da arquitetura pelo arquiteto ou é algo anexo com a assinatura do projetista da termica?
  6.  # 8

    Colocado por: Tome_2ou negociar com a ADENE a oferta de formação gratuita para os profissionais não habilitados em térmica.

    O melhor seria terem formação em engenharia para fazerem todos os projetos de especialidades, acabavam logo com os engenheiros e acabavam-se os problemas :-))
  7.  # 9

    Colocado por: Pickaxe
    O melhor seria terem formação em engenharia para fazerem todos os projetos de especialidades, acabavam logo com os engenheiros e acabavam-se os problemas :-))

    Um Engenheiro Civil tb no seu curso base não obtém muita formação nos detalhes da térmica.
    Normalmente fazem formações complementares nessa área.
    Porque não o fazem também os arquitetos se a legislação aponta nesse sentido?
  8.  # 10

    Colocado por: SEEINGPorque não o fazem também os arquitetos se a legislação aponta nesse sentido?

    Porque cálculo térmico é engenharia.
    Concordam com este comentário: marco1, RUIOLI
  9.  # 11

    Colocado por: Pickaxe
    Porque cálculo térmico é engenharia.
    Concordam com este comentário:marco1,RUIOLI

    Pois compreendo.
    Então sendo ainda mais rigoroso teria que introduzir um novo profissional, um Engenheiro Mecânico. Esse sim tem formação nessa área :-)
    •  
      Tome_2
    • 24 abril 2023 editado

     # 12

    Colocado por: Pickaxe
    Porque cálculo térmico é engenharia.
    Concordam com este comentário:marco1,RUIOLI

    Na legislação atual tem de fazer para os componentes opacos e envidraçados.
    Os arquitectos tem se valido de métodos menos corretos para contornar a situação, assumindo a responsabilidade dos cálculos realizados por outros técnicos de térmica, nomeadamente engenheiros. Há arquitetos que tem essa habitação via formação e podem fazer essa especialização se quiserem. Mais uma vez, o cerne da questão é a que sublinhei antes.
  10.  # 13

    A questão é que entre fazer se quiser passa a ser fazer necessariamente.
  11.  # 14

    Colocado por: SEEING
    Um Engenheiro Civil tb no seu curso base não obtém muita formação nos detalhes da térmica.
    Normalmente fazem formações complementares nessa área.
    Porque não o fazem também os arquitetos se a legislação aponta nesse sentido?


    Para os componentes opacos e envidraçados passou a ser uma obrigação os mesmos serem demostrados no projeto de arquitetura.
  12.  # 15

    Colocado por: Tome_2

    Para os componentes opacos e envidraçados passou a ser uma obrigação os mesmos serem demostrados no projeto de arquitetura.

    não tem necessariamente que ser o arquiteto a fazer essa demonstração
  13.  # 16

    Colocado por: Tome_2"permitindo" que todos os arquitetos tenham que realizar e apresentar cálculos das partes opacas e envidraçadas nos seus projetos de arquitetura?
    nao penso nada porque nao sou eu que faço isso. deixo para quem tem competencia.. no final junto à memória descritiva juntamente com termos passados por que o faz.

    a césar o que é de césar
    •  
      Tome_2
    • 4 maio 2023 editado

     # 17

    Erro!
  14.  # 18

    Edit: falo na fase para aprovação do projeto de arquitetura.
  15.  # 19

    Colocado por: Tome_2Ou seja, em fase de licenciamento todos os projetos tem de estar concluídos?

    Não!
    O que tem (ou que deveria) estar definido em fase de licenciamento são as técnicas construtivas.
    Este é o grande problema dos nossos projetos. Em fase de licenciamento o que fica definido é pura e simplesmente a estética.
    A técnica que deveria ser a essência do projeto, é atirada para um segundo plano. Não raramente, essa técnica não passa de uns copy past que em nada se adequam aquela estética ou pior ainda, aos requisitos do Dono de obra
  16.  # 20

    quem me faz o térmico. o pre-certificado. não me emite nada, sem antes verificar os projectos assinados e fechados com termo de responasiblidade, de:
    IE
    Aguas
    Estabilidade

    e já mandou para tras para correcção/ rectificação dos mesmos... por diversas vezes.
    E sabem o que eu já ouvi de alguns eng... que nunca ninguem lhes tinha feito isso ( trabalham com outros arquitectos/ gabinetes de projecto)
 
0.0224 seg. NEW