Tenho uma moradia construída em banda com orientação nascente-poente, com as paredes sul e norte comuns com outras moradias. A casa tem parede dupla com isolamento interior e a placa do telhado com isolamento exterior por baixo da telha. No entanto foi construída em 1998, portanto a eficácia do isolamento talvez não seja a melhor. A verdade é que o sótão é quente no verão e frio no inverno. Queria saber se valerá a pena isolar as paredes e tecto interiores com isolamento tipo lã de rocha e gesso cartonado. Se sim, o isolamento poderá ficar em contacto directo com o tecto e viga? Ou é necessário deixar caixa de ar? Tendo em conta a inclinação do telhado não é viável perder muita altura.
Caso não faça, coloque la de rocha no chão do sótão, gastará pouco e irá sentir a casa mais amena.
Se está a pensar aplicar teto falso na casa, coloque a lá de rocha por cima do teto falso e este pode estar em contato com a placa. A la de rocha isola bem termicamente e não é impermeável (vantajoso).
Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
forre o teto e paredes do sotão com pladur e com la de rocha entre na caixa de ar "come" por assim dizer cerca de 6cm ao interior e já vai fazer bem a diferença em termos termicos.
Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
Colocado por: marco1forre o teto e paredes do sotão com pladur e com la de rocha entre na caixa de ar "come" por assim dizer cerca de 6cm ao interior e já vai fazer bem a diferença em termos termicos.
Obrigado. E posso encostar a lã de rocha directamente às paredes e tecto? E já agora, posso também passar fios eléctricos entre o pladur e a lã de rocha?