Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Eu e a minha irmã estamos a pensar construir uma moradia na zona de Odivelas(Lisboa),com uma arrecadação e dois pisos em propriedade horizontal. Cada piso terá cerca de 74 m2: uma sala/cozinha americana, dois quartos e uma casa-de-banho.
    Estamos, porém, com muita dificuldade em optar pelo sistema de aquecimento de águas e de climatização, numa perspectiva de investimento de aquisição; necessidade, facilidade e custos de manutenção; eficiência energética...
    Para AQS, tínhamos pensado em bombas de calor. No entanto, surge a dúvida: podemos colocar as bombas de calor na arrecadação ou tem de ficar cada uma no seu piso? As bombas de calor podem estar associadas a painéis solares, fornecendo estes parte da energia de aquecimento das águas, certo?
    Quanto à climatização, e uma vez que não estamos interessadas em colocar aparelhos de ar-condicionado, o que nos aconselham? Da pesquisa que efectuámos, tínhamos reduzido as opções a salamandras a pellets, ou ao piso radiante (hidráulico? eléctrico?).Podem ajudar-nos a decidir qual destas será a melhor solução ou se haverá outra que entendam mais vantajosa?Eventualmente os painéis fotovoltaicos poderiam ajudar caso se opte pelo radiante eléctrico? Em caso afirmativo, seria melhor considerar painéis com bateria ou não compensaria o investimento? E quanto ao piso radiante hidráulico, poderia aproveitar as águas da bomba de calor?
    Gostaríamos de saber se nos podem ajudar ou, caso tal não seja possível, se nos podem indicar alguma empresa a quem possamos recorrer.

    Lamentamos tantas perguntas mas não entendemos nada deste assunto e queríamos tomar a melhor decisão a nível ambiental e financeiro, baseada em elementos fidedignos.

    Muito agradecendo a atenção dispensada.
    •  
      SEEING
    • 24 abril 2023 editado

     # 2

    Colocado por: Tânia RodriguesEstamos, porém, com muita dificuldade em optar pelo sistema de aquecimento de águas e de climatização, numa perspectiva de investimento de aquisição; necessidade, facilidade e custos de manutenção; eficiência energética...

    Para essas respostas terá que aprofundar um pouco cada solução que venha a equacionar, já que qualquer opinião aqui, quer queiramos, quer não, será sempre tendenciosa. A melhor informação para a ajudar será vinda de utilizadores.

    Colocado por: Tânia RodriguesPara AQS, tínhamos pensado em bombas de calor.

    Uma bomba de calor. Precisará apenas de uma dimensionada para as circunstâncias do projeto.

    Colocado por: Tânia RodriguesAs bombas de calor podem estar associadas a painéis solares, fornecendo estes parte da energia de aquecimento das águas, certo?

    Pode utilizar a bomba de calor em conjunto com o solar para AQS e aquecimento.

    Colocado por: Tânia RodriguesQuanto à climatização, e uma vez que não estamos interessadas em colocar aparelhos de ar-condicionado, o que nos aconselham?

    Existe quase uma unanimidade que a solução de aquecimento mais eficiente é o aquecimento por pavimento radiante.

    Colocado por: Tânia RodriguesDa pesquisa que efectuámos, tínhamos reduzido as opções a salamandras a pellets, ou ao piso radiante (hidráulico? eléctrico?).


    Caldeira a pellets é uma fonte de energia que pode utilizar...substituirá nesse caso a bomba de calor.
    As pellets já foram mais baratas de qualquer forma não deixa de ser uma opção válida.

    "Piso radiante (hidráulico? elétrico?) - nestes casos pode utilizar diversas fontes de energia.
    No caso do hidráulico pode utilizar uma bomba de calor, caldeira a pellets, associar solar térmico ou fotovoltaico, etc.
    No caso do elétrico pode associar solar fotovoltaico.

    Colocado por: Tânia RodriguesPodem ajudar-nos a decidir qual destas será a melhor solução ou se haverá outra que entendam mais vantajosa?

    Terá que ouvir muitas opiniões e pedir orçamentos.

    Colocado por: Tânia RodriguesEventualmente os painéis fotovoltaicos poderiam ajudar caso se opte pelo radiante eléctrico?

    Claro que sim.

    Colocado por: Tânia RodriguesEm caso afirmativo, seria melhor considerar painéis com bateria ou não compensaria o investimento?

    Fotovoltaicos com sistema de baterias tem custos que importa que conheça.
    Peça orçamentos e acompanhe esta discussão.

    Colocado por: Tânia RodriguesE quanto ao piso radiante hidráulico, poderia aproveitar as águas da bomba de calor?

    Sim a bomba de calor será utilizada no aquecimento dos circuitos de piso radiante hidráulico.
    •  
      SEEING
    • 24 abril 2023 editado

     # 3

    Apagar p.f. ;-)
  2.  # 4

    São tudo decisões importantes mas muito ligadas a critérios subjectivos, como o orçamento e a importância que dão ao conforto térmico. Também ligadas a critérios objectivos, como a exposição solar do vosso terreno, que não conhecemos.

    Pessoalmente, para mim que moro em Lisboa e sou encalorado, PRH e bombas de calor são bonitos mas completamente dispensáveis. Já há anos que não se vê um dia de frio a sério na região. Eu corria tudo a gás e não pensava mais no assunto. Idem idem aspas aspas a painéis solares, baterias, vidros triplos e outros tais. Gastem 1/10 do orçamento numa boa equipa técnica que desenhe casas com pés e cabeça que ficam melhor servidas do que com tecnologia.
 
0.0123 seg. NEW