Iniciar sessão ou registar-se
    • JRMO
    • 24 abril 2023

     # 1

    Boa tarde a todos.
    Antes de mais, obrigado pela partilha de informação. Já leio tópicos há bastantes anos, mas só agora decidi contribuir e pedir a vossa opinião/ajuda.

    Estou na fase de projeto de uma moradia contemporânea, e surgiu a dúvida do sistema de aquecimento/arrefecimento e ventilação.
    Neste momento, estamos tentados a instalar AC e VMC duplo fluxo.

    A nossa questão passa por: faz sentido instalar os dois sistemas independentes? AC multisplit, por exemplo, e VMC duplo fluxo? Ou faz mais sentido encontrar uma solução combinada, de AC centralizado+VMC?

    Obrigado desde já pela vossa atenção.
    Cumprimentos a todos
  1.  # 2

    Está aqui uma pergunta muito inteligente.

    Os VMC deveriam vir com um AC de modo a garantir que o ar que sai do permutador é estabilizado de modo a que entre na habitação à temperatura da casa.

    Apesar de ser agradável do ponto de vista de conforto manter as casas 24h à mesma temperatura, do ponto de vista monetário isso tende a custar mais um pouco.

    A maioria das pessoas saem de casa às 8:30 e chegam a casa às 18:30.
    Com o sistema AC independentes podem desliga-los, deixando a temperatura descer (quanto mais desce menos energia perde com o exterior). Programam os AC para que liguem às 18:00 e ao chegarem a casa a mesma já está à temperatura desejada.
    Para mim esta é a grande vantagem dos AC independentes.

    Peça ao fornecedor/programador do VMC que o fluxo de ar da casa vá no sentido da cozinha para impedir que os cheiros da cozinha se espalhem pela casa. O exaustor só serve para o fogão, mas não faz nada para uma bimby ;) ou forno. um truque é ter duas extrações na cozinha.
    • SrR
    • 29 abril 2023

     # 3

    Colocado por: Na_mouchVMC deveriam vir com um AC
    ja existe
  2.  # 4

    Colocado por: SrRja existe
    só não comp€nsa muito
  3.  # 5

    Colocado por: Na_mouchEstá aqui uma pergunta muito inteligente.

    Os VMC deveriam vir com um AC de modo a garantir que o ar que sai do permutador é estabilizado de modo a que entre na habitação à temperatura da casa.

    Apesar de ser agradável do ponto de vista de conforto manter as casas 24h à mesma temperatura, do ponto de vista monetário isso tende a custar mais um pouco.

    A maioria das pessoas saem de casa às 8:30 e chegam a casa às 18:30.
    Com o sistema AC independentes podem desliga-los, deixando a temperatura descer (quanto mais desce menos energia perde com o exterior). Programam os AC para que liguem às 18:00 e ao chegarem a casa a mesma já está à temperatura desejada.
    Para mim esta é a grande vantagem dos AC independentes.

    Peça ao fornecedor/programador do VMC que o fluxo de ar da casa vá no sentido da cozinha para impedir que os cheiros da cozinha se espalhem pela casa. O exaustor só serve para o fogão, mas não faz nada para uma bimby ;) ou forno. um truque é ter duas extrações na cozinha.

    Depende, se colocar um exaustor de 120cm dá para a placa e para a Bimby.
  4.  # 6

    Quando a bimby é usada para cozinhar uma refeição, não se coloca debaixo do exaustor?

    Eu acabo por usar só para trabalhos acessórios, o que não é problemático. De qualquer forma, não me chateia um pouco de cheiro de comida, sobretudo durante a refeição 😅
  5.  # 7

    Mas se se vai aplicar o vmc porque não ter esse cuidado?

    Faz-se umas douradinhas grelhadas no forno e fica o cheiro umas horas. É mais chato em open space
  6.  # 8

    Colocado por: Na_mouchVMC deveriam vir com um AC de modo a garantir que o ar que sai do permutador é estabilizado de modo a que entre na habitação à temperatura da casa.
    é só comprar uma máquina com essa opção pois é uma solução corrente como outra qualquer aí da que consideravelmente e exorbitantemente cara.

    Por exemplo Nilan
  7.  # 9

    Colocado por: Na_mouchVMC que o fluxo de ar da casa vá no sentido da cozinha p
    existe outra maneira correcta sem ser assim???

    A extração é sempre nas zonas menos limpas
  8.  # 10

    Colocado por: Na_mouchm o sistema AC independentes podem desliga-los, deixando a temperatura descer (quanto mais desce menos energia perde com o exterior). Programam os AC para que liguem às 18:00 e ao chegarem a casa a mesma já está à temperatura desejada.
    Para mim esta é a grande vantagem dos AC independentes
    mas deixar sair o calor para depois ter que o repor num curto espaço de tempo é energeticamente um contra senso, é preferível diminuir um pouco sem nunca chegar a desligar literalmente
    Concordam com este comentário: SrR
  9.  # 11

    Colocado por: Na_mouchMas se se vai aplicar o vmc porque não ter esse cuidado?

    Faz-se umas douradinhas grelhadas no forno e fica o cheiro umas horas. É mais chato em open space

    Acho que o sentido é sempre esse.
    Ter duas exaustões na cozinha, não sei se tem mais valia. Sobretudo se tiver um exaustor competente e largo na zona da placa.

    No meu caso, peixe grelhado faço lá fora. E, como disse, nem a bimby é comum ter vapores.
    Mas se fizesse uma refeição completa com a bimby, é porque não usaria a placa e, assim, colocá-la-ia em cima da placa, que está debaixo do exaustor...

    Pois, deixar baixar a temperatura só para depois a levantar à pressa antes de chegar a casa (assumindo que é inverno) não parece ser muito eficiente.
    Tal como num carro é mais eficiente manter uma velocidade constante, do que reduzir para gastar menos combustível e depois acelerar para recuperar.

    Até pela inercia térmica, pode alavancar períodos mais favoráveis de energia eléctrica (por exemplo, durante o dia com FV).

    Acho que só se estivesse mais tempo fora de casa poderia compensar essa abordagem.
 
0.0149 seg. NEW