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  1.  # 21

    Tudo depende da instalação que têm em casa, recomendo que contacte 1 eletricista certificado ou empresa para realizar tal operação.

    Dou algumas variáveis a ter em conta,
    O circuito terra da instalação está a funcionar corretamente?
    Que potência máxima contratada pode ter em casa?
    Têm espaço no quadro elétrico para colocar a aparelhagem que pretende?

    Não é o facto de colocar cabos com grande secção que resolve todos os problemas, pelo contrário, dou este exemplo se a instalação for embebida na parede para além de não ser legal pode com o aumento da secção aumentar a temperatura interna porque os cabos estão apertados sem ar para arrefecer os mesmos.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
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  2.  # 22

    Colocado por: BigmouseQual o carro que possui?


    Hyundai Kauai (bateria de 39 kWh)

    Não pretendo "investir" numa wallbox. O carregamento a 16A é suficiente para o tipo de utilização - Carregamento durante horário de vazio. Mas não conseguir carregar a 16A já pode ser problemático...
  3.  # 23

    Colocado por: oliveira99Tudo depende da instalação que têm em casa, recomendo que contacte 1 eletricista certificado ou empresa para realizar tal operação.

    Dou algumas variáveis a ter em conta,
    O circuito terra da instalação está a funcionar corretamente?
    Que potência máxima contratada pode ter em casa?
    Têm espaço no quadro elétrico para colocar a aparelhagem que pretende?

    Não é o facto de colocar cabos com grande secção que resolve todos os problemas, pelo contrário, dou este exemplo se a instalação for embebida na parede para além de não ser legal pode com o aumento da secção aumentar a temperatura interna porque os cabos estão apertados sem ar para arrefecer os mesmos.
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    Cabos dentro das paredes, são dentro de tubos e não chumbados na massa.
  4.  # 24

    na minha opinião (sem mais dados para analisar), utilizando o cabo ICCB que vem com o carro, tanto numa tomada domestica schuko, como numa tomada cee de 16A, irá demorar o mesmo tempo a carregar.

    para tirar partido do carregamento a 16A, será necessário uma wallbox de 16A.



    Colocado por: AntiDogmata

    Hyundai Kauai (bateria de 39 kWh)

    Não pretendo "investir" numa wallbox. O carregamento a 16A é suficiente para o tipo de utilização - Carregamento durante horário de vazio. Mas não conseguir carregar a 16A já pode ser problemático...


    Até já o Lidl vende carregadorer (wallbox portateis). Resta saber se as pessoas estão preparadas para as utilizar em segurança.
    https://visao.sapo.pt/volt/2023-03-30-lidl-ja-vende-carregadores-para-carros-eletricos/
      Sem título.png
    • argo
    • 26 abril 2023

     # 25

    Mas qual é a potência contratada que tem em casa?
  5.  # 26

    Colocado por: AntiDogmataSegundo relatos que tenho lido, apesar dos carregadores (EVSE) originais do carro permitirem carregamentos até 16A, numa tomada schuko normal só carregam a 10A, o que não seria suficiente para carregar a bateria ao nível necessário no período que pretendo.
    Alguns cabos portáteis de origem estão limitados a uns 10A em qualquer tomada e, por magia, paasam a permitir alguns até 16A na presença de uma tomada com iman.
    Estas tomadas com iman e que suportam os 16A são as green up que são carissimas.
    A solução que indica com tomada CEE é suficiente para carregar o seu VE a 16A desde que, o EVSE, o tal cabo de carregamento o permita.

    Há EVSE (cabos de carregamento) com ficha schucko que permitem carregar até 16A e alguns já vem com ficha CEE.

    Se precisar de ambos, mande-me mensagem privada :-)

    Para carregar a 16A, basta que a seção do cabo que alimenta a tomada seja de 2,5mm^2 de secção.

    Se quiser usar uma tomada CEE com o seu EVSE, deverá ter um EVSE com ficha CEE e evitar adaptadores em uso permanente.
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  6.  # 27

    Colocado por: AntiDogmataBoas a todos,

    Estou em vias de comprar um carro elétrico e pretendo carregar na minha garagem.
    Tenho duas tomadas disponíveis que nem têm utilização assídua e a minha ideia é adaptar uma delas para funcionar como tomada de carregamento de pelo menos 16A.
    A ideia que tenho é que devo adicionar um disjuntor no quadro apenas para essa tomada e na garagem colocar uma caixa de alimentação com tomada schuko (deste género:https://ibb.co/VSCmWJd), o que permite colocar um disjuntor e um medidor de energia (deste género:https://ibb.co/Csnt2fh).

    Alguém me pode dizer quais as características dos disjuntores que devo usar e como fazer as ligações?

    Obrigado desde já.

    Fiz a ligação ontem por acaso, acrescentei um disjuntor de 16A no quadro, liguei lá a fase, terra na barra de terras e neutro na barra de neutros. É simples de fazer... Mas foi uma tomada direta e exclusiva desde o quadro. Cabos de 2.5mm

    Carrega em 3.5h, que já é mais que suficiente. Jeep Compass híbrido
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  7.  # 28

    Colocado por: VarejoteCabos dentro das paredes, são dentro de tubos e não chumbados na massa


    Correto peço desculpa pela incorreção.

    O que estava a tentar dizer é que quando colocado dentro da parede, em tubo os fios condutores isolados devem ter algum espaço livre que é útil quer na altura que são passados quer futuramente para "arrefecer" melhor.

    O facto de colocar grandes secções dentro dos tubos já existentes pode nem ser legal, quer piorar a situação de arrefecimento dos condutores elétricos.
  8.  # 29

    Obrigado a todos pelos contributos.
  9.  # 30

    Aprendemos todos.... :)
 
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