Colocado por: BigmouseQual o carro que possui?
Colocado por: oliveira99Tudo depende da instalação que têm em casa, recomendo que contacte 1 eletricista certificado ou empresa para realizar tal operação.
Dou algumas variáveis a ter em conta,
O circuito terra da instalação está a funcionar corretamente?
Que potência máxima contratada pode ter em casa?
Têm espaço no quadro elétrico para colocar a aparelhagem que pretende?
Não é o facto de colocar cabos com grande secção que resolve todos os problemas, pelo contrário, dou este exemplo se a instalação for embebida na parede para além de não ser legal pode com o aumento da secção aumentar a temperatura interna porque os cabos estão apertados sem ar para arrefecer os mesmos.
Colocado por: AntiDogmata
Hyundai Kauai (bateria de 39 kWh)
Não pretendo "investir" numa wallbox. O carregamento a 16A é suficiente para o tipo de utilização - Carregamento durante horário de vazio. Mas não conseguir carregar a 16A já pode ser problemático...
Colocado por: AntiDogmataSegundo relatos que tenho lido, apesar dos carregadores (EVSE) originais do carro permitirem carregamentos até 16A, numa tomada schuko normal só carregam a 10A, o que não seria suficiente para carregar a bateria ao nível necessário no período que pretendo.Alguns cabos portáteis de origem estão limitados a uns 10A em qualquer tomada e, por magia, paasam a permitir alguns até 16A na presença de uma tomada com iman.
Colocado por: AntiDogmataBoas a todos,
Estou em vias de comprar um carro elétrico e pretendo carregar na minha garagem.
Tenho duas tomadas disponíveis que nem têm utilização assídua e a minha ideia é adaptar uma delas para funcionar como tomada de carregamento de pelo menos 16A.
A ideia que tenho é que devo adicionar um disjuntor no quadro apenas para essa tomada e na garagem colocar uma caixa de alimentação com tomada schuko (deste género:https://ibb.co/VSCmWJd), o que permite colocar um disjuntor e um medidor de energia (deste género:https://ibb.co/Csnt2fh).
Alguém me pode dizer quais as características dos disjuntores que devo usar e como fazer as ligações?
Obrigado desde já.
Colocado por: VarejoteCabos dentro das paredes, são dentro de tubos e não chumbados na massa