Bom dia, Venho por este meio solicitar a vossa ajuda. Sou proprietário de um pavilhão, situado num res do chão de uma zona industrial sem condomínio. Em agosto do ano passado o vizinho de cima mudou-se e ao retirar uma chaminé do telhado danificou a fachada do edifício. A referida chaminé de grande porte (chaminé de chapeiro) foi retirada com umas cordas e obviamente danificou a chapa que reveste o edifício. O problema é que a zona industrial não tem condomínio e o vizinho não quer pagar os estragos causados (nem da parte dele nem da minha parte). Para além de dar mau aspeto ao edifício, tenho receio de vir a ter problemas com futuras infiltrações de água das chuvas. O diálogo com o vizinho está fora de questão,pois já foi mal educado por várias vezes. Não sei o que fazer nem a quem recorrer. Alguém me pode dar uma opinião sobre o assunto?
Recorra ao tribunal da sua área. Mas tem a certeza que o seu edifício está em regime de propriedade horizontal? Se está então o condomínio existe mas não está organizado.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Lipe188
Sim, na escritura está mencionado prédio em regime de propriedade horizontal. Mas a realidade é que nunca tivemos condomínio. Não faço ideia como resolver o assunto porque pelo meio do bom senso está fora de questão.
Se o bom senso não existe, terá de ir pelos meios legais, será assim em qualquer área. Ainda para mais sendo as pessoas mal intencionadas, mais um motivo têm para agir perante o caso. Reunir as pessoas do prédio, contactar advogado e iniciar o processo...
Estas pessoas agradeceram este comentário: Lipe188
Se o montante dos estragos/indemnização for inferior a 15.000 € poderá recorrer ao Julgado de Paz da área caso exista. Tem várias vantagens: rapidez e preço. Boa sorte
Estas pessoas agradeceram este comentário: Lipe188