Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
  2.  # 2

Bom dia,
    Venho por este meio solicitar a vossa ajuda.
    Sou proprietário de um pavilhão, situado num res do chão de uma zona industrial sem condomínio.
    Em agosto do ano passado o vizinho de cima mudou-se e ao retirar uma chaminé do telhado danificou a fachada do edifício. A referida chaminé de grande porte (chaminé de chapeiro) foi retirada com umas cordas e obviamente danificou a chapa que reveste o edifício.
    O problema é que a zona industrial não tem condomínio e o vizinho não quer pagar os estragos causados (nem da parte dele nem da minha parte).
    Para além de dar mau aspeto ao edifício, tenho receio de vir a ter problemas com futuras infiltrações de água das chuvas.
    O diálogo com o vizinho está fora de questão,pois já foi mal educado por várias vezes.
    Não sei o que fazer nem a quem recorrer.
    Alguém me pode dar uma opinião sobre o assunto?

Cordialmente,
  3.  # 3

Recorra ao tribunal da sua área. Mas tem a certeza que o seu edifício está em regime de propriedade horizontal? Se está então o condomínio existe mas não está organizado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lipe188
  4.  # 4

Sim, na escritura está mencionado prédio em regime de propriedade horizontal.
    Mas a realidade é que nunca tivemos condomínio.
    Não faço ideia como resolver o assunto porque pelo meio do bom senso está fora de questão.
  5.  # 5

Se o bom senso não existe, terá de ir pelos meios legais, será assim em qualquer área. Ainda para mais sendo as pessoas mal intencionadas, mais um motivo têm para agir perante o caso. Reunir as pessoas do prédio, contactar advogado e iniciar o processo...
  6.  # 6

Se houvesse condomínio seria mais fácil.. Não havendo será mais complicado..
    •  
      imo
    • 27 abril 2023

# 7

Se o montante dos estragos/indemnização for inferior a 15.000 € poderá recorrer ao Julgado de Paz da área caso exista.
    Tem várias vantagens: rapidez e preço.
    Boa sorte

0.0069 seg. NEW