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  1.  # 21

    Colocado por: Pereira_89haveria como recusar garantias.
    excepto se o fabricante tiver outras condições, o que habitualmente acontece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
  2.  # 22

    Colocado por: jorgealvesexcepto se o fabricante tiver outras condições, o que habitualmente acontece.


    Obrigado, não sabia disso.
    Mas não consigo perceber como é que algum fabricante pode recusar a instalação por alguém credenciado, visto ter a devida formação e todas as obrigações legais para poder fazer o serviço. Mas lá está há coisas que nunca se irão perceber ou então é mesmo aquele modo "xular o cliente" 🙄😶
  3.  # 23

    Colocado por: Pereira_89Mas não consigo perceber como é que algum fabricante pode recusar a instalação por alguém credenciado, visto ter a devida formação e todas as obrigações legais para poder fazer o serviço.


    Não recusa. Mas se não for algo que seja obvio que seja um defeito do equipamento vai remeter para "instalação incorreta".
    Depois entra no ping-pong entre os dois. O instalador a dizer-lhe que o problema é do equipamento, e o fabricante a dizer-lhe que o problema foi causado pela instalação. E o instalador não vai perder tempo a argumentar com o fabricante, cabe ao cliente tratar disso.

    Se for a mesma entidade que fornece e instala, a responsabilidade seja de que origem for cai apenas numa entidade que resolverá a coisa internamente como entender.
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  4.  # 24

    Colocado por: hangas

    Não recusa. Mas se não for algo que seja obvio que seja um defeito do equipamento vai remeter para "instalação incorreta".
    Depois entra no ping-pong entre os dois. O instalador a dizer-lhe que o problema é do equipamento, e o fabricante a dizer-lhe que o problema foi causado pela instalação. E o instalador não vai perder tempo a argumentar com o fabricante, cabe ao cliente tratar disso.

    Se for a mesma entidade que fornece e instala, a responsabilidade seja de que origem for cai apenas numa entidade que resolverá a coisa internamente como entender.


    Eu compreendo isso perfeitamente, por isso recomendar sempre a mesma pessoa para vender e instalar.
    O meu AC até os conseguia mais baratos 50€ comprando eu e instalando o técnico que os instalou, obvio que nem pensei 2 vezes deixei tudo na mão do homem, nem que fosse 200€ eu o faria acho que num investimento desses a longo prazo devemos ter muitos factores em conta.
  5.  # 25

    Eu comprei os meus ACs todos (LG - 9 evaporadores e 3 condensadores) na Castro Eletrónica, entregues numa palete bonita à porta de casa. Para os comprar não solicitaram nenhuma declaração do instalador (até porque quando os compramos, ainda não foram instalados, portanto não faz sentido pedir a declaração no acto da compra). Depois contratei o instalador (com empresa aberta) que estava a fazer-me a pre-instalação (a cargo do empreiteiro) para os instalar, que me cobrou 100€ por cada máquina (1200€), includindo acessórios como poleias, sinoblocos, terminais de ligação, etc (não há muito mais do que isto, na verdade). Passou-me a declaração de conformidade que guardo junto com as faturas dos AC, para anexar caso necessite accionar a garantia. Em relação à melhor oferta que tive com máquinas e instalação incluída, significou uma poupança de quase 2000€. Não tive nenhuma resistência por parte do instalador (que até mencionou que o preço era melhor do que o revendedor onde ele comprava os que ele instalava) e para ele tem a vantagem que em caso de avaria, não lhe cabe andar atrás da marca para accionar a garantia (e ainda me cobra para vir cá diagnosticar o problema se calhar). Achei que esta possivel chatice nos próximos 3 anos (duração da garantia geral) valiam os 2000€.
    •  
      Dom
    • 14 junho 2023

     # 26

    Colocado por: tigoncalEu comprei os meus ACs todos (LG - 9 evaporadores e 3 condensadores) na Castro Eletrónica, entregues numa palete bonita à porta de casa. Para os comprar não solicitaram nenhuma declaração do instalador (até porque quando os compramos, ainda não foram instalados, portanto não faz sentido pedir a declaração no acto da compra)...

    A declaração é necessária porque os equipamentos funcionam com gás prejudicial para a atmosfera. Não é 100% infalível mas serve para que curiosos não se ponham a inventar, deixando para quem tem formação e sabe o que realmente está a fazer.
  6.  # 27

    Colocado por: Pereira_89Mas não consigo perceber como é que algum fabricante pode recusar a instalação por alguém credenciado
    alguns obrigam a formação específica da própria marca.
  7.  # 28

    Colocado por: tigoncalpedir a declaração no acto da compra
    a legislação diz que não podem ser vendidos sem a indicação do NR do técnico que os ia instalar, ficando os NR de série alocados ao técnico.
 
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