Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    No meu prédio estão a colocar etics no entanto surgiu-me uma dúvida que nunca foi abordada nas reuniões de condomínio nem (que eu saiba) com a empresa que está a colocar o etics.

    Existem algumas varandas fechadas(marquise) . Nestas varandas deve ser aplicado o etics como se a varanda não estivesse fechada? Ou deve ser aplicado nos muros da varanda?

    Depois o prédio vai ser pintado. Também se deve pintar dentro dessas marquises? Ou fica à responsabilidade dos proprietários?
    É já agora, podem os proprietários pintar a zona da marquise com uma cor diferente da que estava antes de a fecharem?

    Para simplificar vamos ignorar o facto de as marquises serem ou não ilegais... Já que não se faz nada sobre isso


    Obrigado
  2.  # 2

    Boa tarde,

    O ETICS não deverá envolver os muros das varandas, apesar das mesmas estarem encerradas, onde se supõe aqui, de forma ilegal. Contudo, não há nada que impeça a sua aplicação.
    No interior das marquises deve ser igualmente pintado, ignorando as marquises.
    A alteração da cromática exterior do edifício, requer um projecto de alterações de fachada.

    Obrigado.
    Cumprimentos,
    https://smgarquitecto.pt/
    https://www.instagram.com/sergiomiguelgodinho_arq/
  3.  # 3

    Colocado por: yivixNestas varandas deve ser aplicado o etics como se a varanda não estivesse fechada?

    Depende!
    Depende da capacidade de isolamento desse "fechamento"
    Depende daquilo que foi contratado
    A aplicação de qualquer sistema de isolamento requer antes de mais de um estudo que garanta que o dinheiro que estão a gastar não é dinheiro deitado ao lixo.
    O sistema ETICS, é hoje um dos sistemas mais vulgarizados e como tal prescrito para quase tudo e mais alguma coisa.
    Na grande maioria dos casos é simplesmente dinheiro deitado para o lixo
  4.  # 4

    Colocado por: SG_arquitectoO ETICS não deverá envolver os muros das varandas, apesar das mesmas estarem encerradas, onde se supõe aqui, de forma ilegal. Contudo, não há nada que impeça a sua aplicação

    Mas deve ser aplicado na parede dentro da varanda? como se não estivesse fechada?
    Pergunto porque se alguma vez o proprietário decidir remover o "fechamento" fica sem isolamento.
  5.  # 5

    Colocado por: yivix
    Mas deve ser aplicado na parede dentro da varanda? como se não estivesse fechada?
    Pergunto porque se alguma vez o proprietário decidir remover o "fechamento" fica sem isolamento.


    Tenho uma varanda com marquise (que até pretendo retirar no futuro) e foi colocado capoto na fachada e no exterior da varanda foi barramento armado.

    No interior das varandas sem marquise colocaram capoto mas nas fechadas nada fizeram.

    Quando eu retirar a minha marquise não tenciono colocar capoto (a varanda tem pouca largura e o capoto ainda tira uns 8cm e lá se iam os meus 3m2) e vou pintar de cor semelhante.
 
0.0116 seg. NEW