Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Preciso da vossa ajuda para compreender estes conceitos.

    Precisamos de fazer um seguro de condomínio, mas apenas pretendemos segurar as partes comuns. Não queremos segurar as frações.
    No entanto, queríamos incluir na cobertura eventuais danos provocados nas frações individuais com origem em problemas nas partes comuns.
    A minha pergunta é, qual é a responsabilidade civil que cobre estes danos nas frações? É a responsabilidade civil cruzada? Se não é, a responsabilidade civil existente em todos os seguros base é suficiente para cobrir estes danos? Ou a responsabilidade civil é só para terceiros (não inclui frações dos condóminos)?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Os seguros multirrisco que cobrem uma fracção aplicam-se à parte privada e à parte comum proporcional à sua permilagem. Em resumo: se todos tiverem a sua fracção segura todas as partes comuns e privadas estarão cobertas. Poderão subscrever a responsabilidade civil contra terceiros.
    • N3RO
    • 29 abril 2023

     # 3

    Deverá contratar com RC Cruzada, para garantir a proteção dos condóminos que serão simultâneamente tomadores do seguro e lesados.

    Algumas companhias, recordo-me da Allianz p.ex., explicitam quando a cobertura está ou não contratada.

    Noutras companhias não existe a possibilidade de contratar (do que tenho conhecimento, a Tranquilidade não tem RC Cruzada).

    Existem ainda outras companhias que, por defeito, está sempre incluída.
  3.  # 4

    Colocado por: BoraBoraOs seguros multirrisco que cobrem uma fracção aplicam-se à parte privada e à parte comum proporcional à sua permilagem. Em resumo: se todos tiverem a sua fracção segura todas as partes comuns e privadas estarão cobertas. Poderão subscrever a responsabilidade civil contra terceiros.


    Segundo o que me está a dizer, se houver um problema numa área comum, todos têm que acionar o seu seguro individual, certo?
    Tenho as seguintes questões então:

    1. E se uma das seguradoras se recusar a pagar?
    2. De que forma se operacionaliza a realização de uma obra numa área comum? Se são 12 seguradoras ao barulho, qual é a que avança com a obra?
  4.  # 5

    Colocado por: N3RODeverá contratar com RC Cruzada, para garantir a proteção dos condóminos que serão simultâneamente tomadores do seguro e lesados.

    Algumas companhias, recordo-me da Allianz p.ex., explicitam quando a cobertura está ou não contratada.

    Noutras companhias não existe a possibilidade de contratar (do que tenho conhecimento, a Tranquilidade não tem RC Cruzada).

    Existem ainda outras companhias que, por defeito, está sempre incluída.



    Confirmo o que disse sim. A Allianz tem. Não existem muitas que têm responsabilidade civil cruzada.
  5.  # 6

    Colocado por: Squire

    Segundo o que me está a dizer, se houver um problema numa área comum, todos têm que acionar o seu seguro individual, certo?
    Tenho as seguintes questões então:

    1. E se uma das seguradoras se recusar a pagar?
    2. De que forma se operacionaliza a realização de uma obra numa área comum? Se são 12 seguradoras ao barulho, qual é a que avança com a obra?


    No nosso caso, salvo erro foi o condomínio que pagou a despesa toda das áreas comuns e depois à medida que as seguradoras iam pagando depositava-se o montante na conta do condomínio.
 
0.0119 seg. NEW