Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas à cerca de um ano adoptei um cão que foi abandonado. Fomos a um veterinário e este não tinha chip. Não sei qual o historial do animal mas tudo leva a crer que seria maltratado em termos físicos. O cão em casa é muito dócil, já quando o passeio na rua é um problema, ladra a tudo, pessoas, gatos, pássaros,e pior é que fica completamente descontrolado com outros cães,chegando a atirar-se. Uns meses atrás fugiu e a muito custo lá o consegui apanhar,no momento em que o fiz mordeu-me, mais recentemente voltou a morder, desta foi um pouco pior que a ferida acabou por infectar e tive que tomar antibiótico. Hoje ao impedir que entrasse em casa rosnou e investiu na minha direção. Alguém já passou por algo semelhante ou tem sugestões como proceder no sentido de inverter este comportamento. Ah e o cão é um rodas baixo, porte pequeno mas consegue provocar medo tanto a mim como à minha mulher.
  2.  # 2

  3.  # 3

    Eu ía sugerir arranjar-lhe uma companhia, para o tornar mais sociável. Vive numa moradia com espaço ou num apartamento?
  4.  # 4

    Você repreende o seu cão? Convém mostrar ao ao Animal que esses comportamentos não são aceitáveis e premiar o mesmo quando se porta adequadamente.


    Não pode tolerar esses comportamentos de rosnar e atirar -se a pessoas e outros cães . Compre uma gentle leader para o controlar nos passeios .

    Tem que ser firme não pode mostrar medo e tem que repreender corrigir no momento e essencial que seja logo no incidente , você está a ser submisso , não se preocupe com o que os outros pensam tem que educar o seu cão
  5.  # 5

    Colocado por: Varejoteo. Fomos a um veterinário e este não tinha chip. Não sei qual o historial do animal mas tudo leva a crer que seria maltratado em termos físicos. O cão em casa é muito dócil, já quando o passeio na rua é um problema, ladra a tudo


    Sem dúvida, antes que arranje um problema sério.
    Todos os ataques graves são feitos por cães muito dóceis e amigos de crianças. Anotem isto.
  6.  # 6

    Colocado por: pedrovilmas consegue provocar medo
    O problema está aqui-ele tem perceção desse "medo". O cão é um animal extremamente sensitivo, e tende a obedecer ao chefe da matilha, "o macho alpha". Em momento algum ele deve ter dúvidas que esse papel é exercido pelo dono. Se ele tem dúvidas, pronto tende a ser ele a querer ocupar essa posição.

    Para que o dono ocupe essa posição, não tem de exercer qualquer tipo de violência, muito pelo contrário. Simplesmente tem de se impor, seja pelo tom de voz, seja pela presença física (ex. segurando firmemte a trela quando o passeia). Se não o consegue controlar na rua, tem de usar uma trela curta e não o deixar sair de junto das suas pernas. Só lhe pode dar "rédea solta" quando ele aprender que você não lhe permite um comportamento demasiado "exitado".

    Tenho lá um serra da estrela em casa, que devido ao tamanho poderia de facto provocar ferimentos graves se decidisse atacar alguém. Mas basta ouvir-me a falar com ele no tom certo que "amocha" na hora.

    Este treino é muito mais fácil de fazer quando cria um cão desde bebé, mas mesmo em adulto consegue fazê-lo. Se sente que não consegue treimá-lo, ou que não está a ter resultados, tente coloca-lo numa escola de cães.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrovil
  7.  # 7

    Existem toques com determinada pressão em certas zonas do cão que servem exactamente para o corrigir , os cães compreendem bem o que e uma mão levantada nem precisa de bater , o tom de voz também , a gentle leader e boa para o controlar no passeio e como se fosse a guia do cavalo vai ver que o cão muda o chip.

    As vezes dar uma palmada no cão não tem mal nenhum um cão sofre muito mais por ser mal educado durante a sua vida toda . Tem que haver regras .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrovil
  8.  # 8

    Colocado por: VarejoteInjeção atrás da orelha.

    Já pensei nisso mas não queria ser tão drástico

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu ía sugerir arranjar-lhe uma companhia, para o tornar mais sociável. Vive numa moradia com espaço ou num apartamento?


    Vivo numa moradia geminada com espaço atrás e à frente, mas se estiver à frente tem que estar com supervisão que o artista já saltou o muro duas vezes
  9.  # 9

    Colocado por: HAL_9000problema está aqui-ele tem perceção desse "medo". O cão é um animal extremamente sensitivo, e tende a obedecer ao chefe da matilha, "o macho alpha"


    Tenho essa percepção, que ele se sente o macho Alpha, e sei que os cães são muito sensitivos, acho que também passo um pouco do meu stress para ele quando o vou passear. De manhã ainda vai calmo, à noite é um desespero passear com ele.
  10.  # 10

    Marcar posição, firmeza na voz (não gritar) e olhar sério nas ordens. Pode tardar mas ele tem de entender o lugar dele, espero que ainda dê para tal...é que não sei a idade.

    Edit:
    Sempre que ele obedecer dê-lhe um incentivo, um biscoito ou um mimo.
  11.  # 11

    Colocado por: powerPTMarcar posição, firmeza na voz (não gritar) e olhar sério nas ordens. Pode tardar mas ele tem de entender o lugar dele, espero que ainda dê para tal...é que não sei a idade.


    A veterinária acha que ele deve ter uns dois anos,talvez se fosse castrado pudesse acalmar um pouco, não sei
    •  
      Dom
    • 28 abril 2023

     # 12

    Sempre ouvi a historia do castrar e só tenho visto exemplos a provarem que não faz diferença alguma.
    O que acalma um cão, é a idade e a disciplina.
    O que lhe indicaram é o que deve fazer. Se mostrar medo, ele vai aproveitar-se. Tente manter-se calmo e assertivo. Ele é que tem de o seguir e não o contrário.
    E se ele o voltar a morder, morda-o de volta ahah Vai ver que ele nunca mais lhe morde.
  12.  # 13

    O meu adora caçar pómbos e borboletas , mesmo com 15 anos .

    Nunca permiti que saltasse para as pessoas ou sequer que rosnasse existe muitas pessoas que são demasiado permissivas e não sabem distinguir um animal de uma pessoa
  13.  # 14

    Para além da conselhos que lhe deram sobre liderança já pensou em cansá-lo antes de ir dar esse passeio de final de tarde? Acredito que se ele estiver bem cansado já não vai ter tanta tendência para o tentar puxar, vai estar mais fraco e você vai conseguir controlar melhor a trela. Em consequência vai-se sentir menos frustado e o bobi vai perceber isso e também se vai comportar melhor.
    Como o cansar em casa? Numa passadeira rolante por exemplo...encontre o ritmo adequado, tenha água disponível para o hidratar e siga. Quando vir que ele está já bastante cansado pegue na trela e vá dar o passeio logo de seguida. Leve consigo biscoitos (eu partia-os em bocadinhos pequenos para poder dar mais vezes) e dê-lhe sempre que ele tiver a andar perto de si sem puxar.
  14.  # 15

    Colocado por: pedrovilBoas à cerca de um ano adoptei um cão que foi abandonado. Fomos a um veterinário e este não tinha chip. Não sei qual o historial do animal mas tudo leva a crer que seria maltratado em termos físicos. O cão em casa é muito dócil, já quando o passeio na rua é um problema, ladra a tudo, pessoas, gatos, pássaros,e pior é que fica completamente descontrolado com outros cães,chegando a atirar-se. Uns meses atrás fugiu e a muito custo lá o consegui apanhar,no momento em que o fiz mordeu-me, mais recentemente voltou a morder, desta foi um pouco pior que a ferida acabou por infectar e tive que tomar antibiótico. Hoje ao impedir que entrasse em casa rosnou e investiu na minha direção. Alguém já passou por algo semelhante ou tem sugestões como proceder no sentido de inverter este comportamento. Ah e o cão é um rodas baixo, porte pequeno mas consegue provocar medo tanto a mim como à minha mulher.


    Na minha experiencia pessoal com cães, que ja tive varios da raça Bull terrier. Que sao conhecidos por serem caes tanto brincalhoes como agressivos. E muito energéticos e "alphas" possantes.
    ha vários pontos que contam e que sao importantes.
    Ponto 1 #O cão em questão tem sempre comida á disposicao? Se tem nao pode ter. De-lhe comida a horas certas. Quantidades certas e durante um certo tempo. Por ex. Chega a hora. Poe-lhe comida. É importante que ele teja á espera que você lhe dê a comida e que anseie esse momento e que comece a comer no exato momento que larga a tijela. Se nao comecar a comer com ou sem a sua presença espera 5 minutos nem mais 1 minuto nem menos. E tire a tijela.
    Tente conhecer o seu cão para perceber se ele se dá melhor a comer de manhã ou á noite. É recomendado uma dose diária apenas. (No caso do meu atual, descobri com tempo que ele da se melhor a comer só ao anoitecer. 7/8h. Pois com fome é mais obediente). Importante a comida ser sempre a mesma. Uma que ele goste e que se dê bem ( pode ver pelas fezes cor textura etc)

    Ponto 2# socialização. Se o seu cão é "anti social" e tem tendencias agressivas. Note que agressividade num cão só pode ser considerada para com seres humanos. E nao para com outros cães pois isso engloba outros factores como ja referiram e bem. Territorial. Pak management. Luta pela liderança alpha. Sentir se ameacado ou ate mesmo proteger o seu pak ( no caso será voce e a sua mulher .
    Utilize um açaime. Nao vacile neste aspeto. Nao chegue ao ponto de ter medo dele. Pois ele irá tomar esse medo como uma ameaça eminente. Os caes nao so sentem o medo de outro como dominancia perante outro. Mas sim como um ataque.
    Por exemplo. " se ele ta com medo de mim, se me aproximar dele ele vai me atacar porcausa de ter medo ? É melhor entao investir eu primeiro para po-lo no lugar" utilize açaime em todos os passeios. De preferencia peça a alguem conhecido com e/ou sem cão para passear consigo/conviver consigo ignorando por completo o cão. Sendo todos NEUTROS"

    O cao vive de experiencias,momentos e acontecimentos. Se algum panorama de qualqurt modo o fizer lembrar algum acontecimento. Ele vai agir consoante agiu no acontecimento no passado.

    Ponto 3# educar á base da recompensa e nao da repreensão. Um cao educa-se e age melhor a base de experiencias positivas. Que lhe facam ter momentos/ acontecimentos positivos. Nao o repreenda. Estará a fortalecer o leque de acontecimentos negativos.
    Vou -lhe dar um exemplo. Ha uns tempos acordei de manha e o meu cao destrui me por completo uma mesa uma cadeira uma porta e roupa. Qeq eu fiz ? Ralhei dei lhe umas palmadas. Ele tentou virar-se. Estava na fase da adolescencia dele. Tentou afirmar-se perante mim. Rosnou-me e eu sem mostrar medo agarrei-o e tentei manieta-lo pondo-o no chao e segurando-o. Mordeu-me inclusive levei pontos. Segurei-o no chão durante 15 minutos ate ele acalmar e submeter-se deu um suspiro fundo de "Desisto". Eu tava de boxers, chinelos e com uma determinada t shirt que costumo usar parq dormir. Desde esse dia que sempre que vou ao quintal de boxers chinelo e com essa mesma t shirt ele age estranho. Por vezes vira costas rosna e vai embora pa longe. Demonstra o tal comportamento perante um" acontecimento" .
    Use e crie experiência positivas com o seu cao e com outras pessoas e animais. Até la utilize um açaime para evitar alguem se magoar.
    Esper ajudar a entender um pouco mais da "psicologia canina" se puder se chamar assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrovil
  15.  # 16

    Há muitos outros aspetos a ter em conta que terei prazer em ajudar e compartilhar experiencias que tive. Tambem ja fui aconselhado e procurei varias opiniões de especialistas. Varios treinadores e varias escolas. Umas funcionaram outras não. Ha que conhecer o cão que temos. Nem todos sao iguais. A regra nao é geral. Mas a base é.

    Volto a sublinhar. Use açaime no seu cao. E crie primeiramente acontecimentos neutros. E so depois comece a introduzir acontecimentos positivos. Ignorar o cao e um acontecimento neutro. Ir passear e pedir para que ninguem interaja com o cão. Para ele sentir confianca e calmamente introduzir experiencias/acontecimentos positivos em diferentes panoramas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrovil
    • joni
    • 28 abril 2023

     # 17

    um conselho que lhe posso dar nos passeios é:
    Não o deixe arrastar - ir à frente. se ele tenta puxar a trela pare, e espere que ele pare de puxar, so ai é que avança. isto ajuda a manter o cão no seu controlo.
    Caso veja outro cao na rua, chame sempre a atençao do seu para si, se o vir a ficar demasiado fixado/tenso, volte para tras para quebrar a visão dele e só depois volte a avançar.
    Caso por algum motivo ele tente ladrar/atacar outro cao ou pessoa, não lhe bata. leve consigo uma garrafa de água e atire/borrife agua na cara dele. e ai sim repreenda o cao sem bater. o borrifar da agua é incomodo mas assim o cão nao o associa a uma agressão.

    mas o melhor conselho que lhe posso dar é: encontre um cinotécnico e treine com ele. o treino canino serve acima de tudo para ensinar o dono a lidar com o cão, e como ensinar e corrigir os comportamentos, e não para ensinar o cão em si.
    Concordam com este comentário: RaphaelRico-const.
  16.  # 18

    Colocado por: joni

    mas o melhor conselho que lhe posso dar é: encontre um cinotécnico e treine com ele. o treino canino serve acima de tudo para ensinar o dono a lidar com o cão, e como ensinar e corrigir os comportamentos, e não para ensinar o cão em si.
    Concordam com este comentário:RaphaelRico-const.


    Isto
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  17.  # 19

    Existem treinadores, mas primeiro castrar o cão e o humano passar a ser o chefe
    Concordam com este comentário: sisu
  18.  # 20

    Colocado por: bettencourtExistem treinadores, mas primeiro castrar o cão e o humano passar a ser o chefe


    Não podia concordar menos. Fiz muitos pet sitting. não vai ser o castrar que vai tornar o cão "submisso".

    Em alguns cães, pelo contrário, podem tornar ainda mais agressivos, caso a agressão advenha de medos/traumas.

    Alguns cães atacam por comportamento dominante, quererem/poderem impor a sua decisão.
    Outros atacam porque têm medo e usam como instinto de defesa.

    Cada caso é um caso, e é aqui que um bom cinotécnico faz a diferença.
    a titulo pessoal, costumava passear um leão da rodésia que era agressivo com outros cães e gatos. o trabalho de socialização do treinador e as dicas/ensinamentos que nos deus de como alterar o comportamento do cão foram tão boas, que passando um ano o cão quando via um gato olhava para mim primeiro como a perguntar se podia ir atrás dele. bastava olhar e dizer não que ele continuava calmo e não fazia nada ao gato. (e aos cães tambem)
    Concordam com este comentário: Dom
 
0.0230 seg. NEW