Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Comprei uma casa e no exterior gostaria de subir o terreno e nivelar.
    Na parte exterior tenho uma parte plana e à direita uma parte de terreno inclinada para baixo que junta com uma pequena ribeira e o espaço de um vizinho, a ribeira esta no meio entre a minha parte e do meu vizinho.
    A minha ideia seria fazer uma muralha de 3mts na parte de baixo e encher com terra por chapas de alumínio e nivelar o terreno.
    A questão é será necessário fazer um muro de betao?
    Iria ter a altura de 3mts e 30mts de comprimento.

    O que aconselham a fazer?
    Uma empresa veio cá e dssse que falou com um arquitecto e não seria necessário fazer como betão. O orçamento foi:
    Construção de muralha com aprox. 30x3mts (90m2)
    Muralha a ser feita com blocos cimento de 20x50 cm com abertura de vala para fundação e colocação de lentel em
    ferro 40x40cm, colocação de 11 pilares e 2 lenteis( 1 a 1.5mts e outro no acabamento)
    Colocação de painéis chapa galvanizada branca e postes (aprox.30mts)
    Valor: 15000€
    ________________

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    3m de altura feito em blocos é para vir buscar isso ao chão quando encher de terra até cima. Ou é só muro sem encher??
  3.  # 3

    Se é uma ribeira corre o risco de fazer o muro a daqui a 2 ou 3 anos ser obrigado e feita ló abaixo
    Isso requer licenciamento
  4.  # 4

    Colocado por: TiagoAndrePTA questão é será necessário fazer um muro de betao?
    Iria ter a altura de 3mts e 30mts de comprimento.
    s3eja o que for que fizer, dentro de (penso eu) 10m da ribeira isso requer autorização da APA e da CM
    Concordam com este comentário: J.V
  5.  # 5

    Para não ter problemas não recorra ao arquiteto, vá a um eng. Civil e peça-lhe os cálculos estruturaris para esse muro.

    Quem faz e assume os calculos de estruturas são os eng.
  6.  # 6

    Obrigado pelas respostas.
    Sim seria para encher de terra e nivelar o terreno, já percebi que isto que me apresentaram não é solução e talvez terá de ser mesmo em betão.
    Alguém conhece ou aconselha algum eng civil e empresa para fszer este serviço na zona de Torres vedras?
    Relativamente ao pedir autorização à CM e APA, não sabia, nós estávamos a pensar colocar meias manilhas na ribeira e depois o meu muro ficaria logo a seguir.
    Obrigado
  7.  # 7

    Como já disseram, isso será melhor ser calculado por um Eng.

    Mas uma solução gravítica pode ser eventualmente mais fácil de aprovar, dadas as condicionantes.

    Por exemplo a solução JadimMuro da Artebel

    https://www.artebel.pt/produtos/muros/jardimuro

    Permite fazer a contenção e assegurar a drenagem que o terreno deve ter para a ribeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Na_mouch, TiagoAndrePT
  8.  # 8

    Colocado por: TiagoAndrePTObrigado pelas respostas.
    Sim seria para encher de terra e nivelar o terreno, já percebi que isto que me apresentaram não é solução e talvez terá de ser mesmo em betão.
    Alguém conhece ou aconselha algum eng civil e empresa para fszer este serviço na zona de Torres vedras?
    Relativamente ao pedir autorização à CM e APA, não sabia, nós estávamos a pensar colocar meias manilhas na ribeira e depois o meu muro ficaria logo a seguir.
    Obrigado

    Tem de falar com a apa ou ARH da sua zona, se a linha de agua for cartografada requer autorização, e so bem fundamentado é que deixam fazer em alvenaria.
  9.  # 9

    Boa noite a todos
    Obrigado pelas respostas.
    Tive a ver com os meus vizinhos e isto não é uma ribeira, é apenas um Rêgo de água, ou seja só quando chove é que passa água, que vem dos terrenos acima, uma parte infiltra se própria terra e outra passa nesse tal Rêgo.
    Posto isto, é necessário falar na mesma com a APA ou apenas pedir licença para o muro de Betao à CM?
    Obrigado
    Cumprimentos
    • J.V
    • 4 maio 2023

     # 10

    Colocado por: antonylemoss3eja o que for que fizer, dentro de (penso eu) 10m da ribeira isso requer autorização da APA e da CM
    Concordam com este comentário:J.V

    sim é verdade, requer autorização da apa e se for aceite. tenho um cunhado que não sabia dessa lei e nem o presidente da junta lhe disse quando esteve com ele na obra, a onde passava um rego de agua que é de uma nascente dele que vai ter a um rio, ele construi um muro de pedra para contenção do terreno, alguém fez uma acusa a gnr e apa. resumindo esta a espera de novas ordens da apa, vou lhe obrigar a destruir o muro ou não, e uma multa, que neste caso era ele que estava a fazer o muro, se fosse uma empresa no minimo 10.000€ de multa dito pela Apa
    • J.V
    • 4 maio 2023

     # 11

    Colocado por: TiagoAndrePTBoa noite a todos
    Obrigado pelas respostas.
    Tive a ver com os meus vizinhos e isto não é uma ribeira, é apenas um Rêgo de água, ou seja só quando chove é que passa água, que vem dos terrenos acima, uma parte infiltra se própria terra e outra passa nesse tal Rêgo.
    Posto isto, é necessário falar na mesma com a APA ou apenas pedir licença para o muro de Betao à CM?
    Obrigado
    Cumprimentos

    comunique com a APA, assim não corre riscos.
  10.  # 12

    Já tenho o email pronto, só espero que não demorem muito a dar uma resposta.

    Já agora, neste fase não é preciso projecto, é so necessário expor a situação correcto? Quando liguei não me pediram isso, pediram me só os meus dados, a situação em si, caderneta predial e dados do Google Heart da casa.
    Obrigado
  11.  # 13

    Boa tarde,

    Tive a verificar junto da CM e não há nenhuma linha de água, no entanto tenho de pedir licença se fizer um muro acima de 2mts o que é o caso.
    Fui pedir orçamentos para projecto e já tenho vários orçamentos 1000-1500€ já com topógrafo mas que dificilmente iria conseguir autorização a tempo para fazer este ano.
    No entanto, hoje veio um Eng Civil, que me disse, que em vez do muro em Betao, ao exemplo das sugestões do user
    hangas
    podia colar muro em granito 50cm por 1mt/2mts casa pedra ou a solução da artebel.
    Neste caso não precisava de autorização, correcto?
    No meu caso que queria encher de terra, nivelar e por chão, qual acham que ficaria mais em conta? É melhor servido? Será que ambas as soluções ficariam para a “vida”?
    Obrigado
  12.  # 14

    Colocado por: TiagoAndrePTNeste caso não precisava de autorização, correcto?
    precisa sempre de autorização, o material com que faz o muro nao interessa
    Concordam com este comentário: zedasilva
 
0.0124 seg. NEW