Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Antes de mais, permitam-me dizer que sou um total leigo no que diz respeito a instalações eléctricas.
    Para contextualizar de momento tenho a potência contratada de 10,35Kva em regime monofásico.

    Adquiri recentemente um model 3, e derivado das minhas obrigações profissionais vejo-me obrigado a instalar uma Wall box/connector, de momento tenho eleita a Wall connector da tesla como preferencial mas apenas pelo simples facto de ser mesma marca.

    Para fazer a instalação, e uma vez que o cabo que liga o contador á habitação, para além de provavelmente subdimensionado, tambem está bastante longe da mesma (cerca de 100m) tenho como intenção substituir o cabo seja qual for o sistema que opte no final.

    Como benefício evidente, caso opte pela instalação trifásica, tem o facto de poder operar com carregamentos até 11kW (penso que o máximo que o model 3 performance permite, a 3 fases e 16A) o que me permitirá carregar na totalidade (ou seja 90%) em 7h.

    Como desvantagem, a optar pelo sistema trifásico, terei sempre que dispender uma boa maquia no cabo em relação a um monofásico, que em 100m não fica certamente barato

    Em monofásico, as velicidades máximas de carregamento vão até 7.4kW, o que resultará em cerca de 11h para carregar na totalidade, o que já se torna apertado para as minhas necessidades.

    Pergunto aos mais entendidos, o que fariam no meu caso

    Para ajudar a festa, estou numa zona onde a voltagem está sempre bastante baixa (200-210V) por incapacidade estrutural da zona, optar por qualquer um dos sistemas ajuda neste problema?

    Para finalizar, se alguém tiver sugestões de electricistas certificados para fazer este trabalho (substituição do cabo + instalação de Wall conector) na zona de Águeda agradecia imenso.

    Cumprimentos a todos
  2.  # 2

    Se o problema não for dinheiro é fazer o projecto para 41kva , as obras e a certificação. Nada de especial.
  3.  # 3

    Colocado por: Starway
    Como desvantagem, a optar pelo sistema trifásico, terei sempre que dispender uma boa maquia no cabo em relação a um monofásico, que em 100m não fica certamente barato
    Tendo em vó ta a distância a à baixa tensão que refere eu optaria por colocar trifásico por várias razões:
    1 - a distância de 100 m para um cabo mono vai ter de ser de secção grande e visto que tem pouca tensão para evitar perdas tem de ser mesmo um cabo com alguma secção para co seguir os 32A (7.4kw) que no caso de trifásico consegue fios de secção menor visto que usa 3x16A, além de menor perca de tensão por trabalhar com potências mais baixas vai conseguir carregar no aos 11kw que o model 3 permite

    2- visto que se optar pelo monofásico é pelas necessidades quer carregar a 32A, vai sobrar pouca potência para o resto da casa

    Também tenho um model 3 e carrego a 32A e usei um cabo com fios de 8mm para uma distância de 50m e com excelente tensão
  4.  # 4

    E devia resolver o problema da e redes essa tensão é muito baixa
  5.  # 5

    Qual a potência viabilizada/certificada para a habitação?

    Tem necesside de carregar o carro todo os dias do 0 a 100%?
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoE devia resolver o problema da e redes essa tensão é muito baixa


    Não é por falta de tentativas, simplesmente mandam o piquete, verificam o problema, dizem que é um problema de infraestrutura e que não podem fazer nada...aconselham a reclamar por escrito e no fim fica tudo na mesma
  7.  # 7

    Colocado por: BigmouseQual a potência viabilizada/certificada para a habitação?

    Tem necesside de carregar o carro todo os dias do 0 a 100%?


    Não faço ideia na questão da potência

    O problema é a inconsistência da necessidade, o habitual são 3 dias fora de casa, 2 em casa e uma média global de 1000km por semana, sendo que posso ter dias seguidos fora de casa, e distribuição de km assimétricas, sem grande possibilidade de planear com mais que 24h de antecedência. O horário que habitualmente tenho para carregar é das 23 às 8
    • argo
    • 1 maio 2023 editado

     # 8

    Para trifásico, vai ter de fazer projecto, alteracoes, potência contratada mais cara, etc. Se previr outros usos para o trifasico, tipo bombas de furo, piscinas? Senão, provavelmente é um custo elevado para uma ocasião ou outra em que precise de carga completa. Há sempre os carregadores publico para desenrascar ocasionalmente. Isto se realmente for ocasionalmente...

    Edit: não li bem o seu post anterior, pois não é assim tão ocasional a necessidade de carga completas
  8.  # 9

    Colocado por: argoPara trifásico, vai ter de fazer projecto, alteracoes, potência contratada mais cara, etc. Se previr outros usos para o trifasico, tipo bombas de furo, piscinas? Senão, provavelmente é um custo elevado para uma ocasião ou outra em que precise de carga completa. Há sempre os carregadores publico para desenrascar ocasionalmente. Isto se realmente for ocasionalmente...

    Edit: não li bem o seu post anterior, pois não é assim tão ocasional a necessidade de carga completas


    A casa tem cerca de 15 anos, e só à cerca de 5 está sob minha alçada, o anterior dono, meu pai, disse-me que a instalação estava preparada para trifásica... ora eu não percebi o que queria dizer com aquilo, até porque garantidamente o cabo é o mesmo desde o inicio...
    O custo mais elevado calculo que seja residual... ser 10,35 ou mesmo 13,80 monofásico ou trifásico não é o problema... até pk esta casa tem 6 ar condicionados, que a funcionar em simultâneo agradecem o ajuste a potência, no entanto fazer o projecto já não deve ser tão pacifico, nem tão barato, nem tão fácil....
  9.  # 10

    Eu apostava em 10.35 monofásico e uma tomada 32amp. Durante a noite não deve consumir mais que 10amp digo eu.

    E uma gestão inteligente para não puxar mais que a potência de sobra
  10.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoapostava em 10.35 monofásico e uma tomada 32amp. Durante a noite não deve consumir mais que 10amp digo eu.
    concordo com isso mas vai depender da secção de cabo que conseguir passar naqueles 100 m pelas minhas contas fios de 10mm2 para aquelas tensões são insuficiente tem percas superiores a 2% abaixo de um certo valor o carro dele vai baixar a potência e pode chegar lá de manhã e não ter carga.

    No entanto eu consigo fazer uma média de 3000km mês e apesar de conseguir carregar a 32A é raro o dia que o necessito, dificilmente chega a casa com o carro próximo de 0% se SOC
  11.  # 12

    E para 100m é fazer contas, um cabo alumínio secção maior pode ficar mais barato
  12.  # 13

    Falta saber as condições existentes para a instalação se já tiver conduta pode ficar limitado, se não tiver tudo é possível mas eu não colocaria um cabo de alumínio por esse ter ainda mais percas de tensão que já por si vão ser um problema ao starway
  13.  # 14

    Pelas minhas contas terá de ser no min fios de 16mm2 de cobre para conseguir os 33A com uma margem de perca de inferior a 5v.

    Caso já exista a conduta não convém utilizar toda a área da secção da mesma porque depois vai ter sobreaquecimento e resulta em problemas maiores
  14.  # 15

    Colocado por: tiagodiafFalta saber as condições existentes para a instalação se já tiver conduta pode ficar limitado, se não tiver tudo é possível mas eu não colocaria um cabo de alumínio por esse ter ainda mais percas de tensão que já por si vão ser um problema ao starway


    Colocado por: tiagodiafPelas minhas contas terá de ser no min fios de 16mm2 de cobre para conseguir os 33A com uma margem de perca de inferior a 5v.

    Caso já exista a conduta não convém utilizar toda a área da secção da mesma porque depois vai ter sobreaquecimento e resulta em problemas maiores


    O tubo existente não hade estar muito folgado, no entanto tenho uma conduta de manilhas (mais ao menos com um traçado semelhante) que posso utilizar para passar novo tubo/cabo.
    Se pudesse evitar perdas de voltagem e sobreaquecimento seria melhor, mesmo que o cabo fique mais caro
  15.  # 16

    .
  16.  # 17

    Daí a minha sugestão de trifásico, vai ter fios com secção menor, visto que só precisam de aguentar 16A que é metade dos 32A do monofásico, vai carregar mais rápido quando necessário

    A título de exemplo pode carregar a 12A trifásico que corresponde aos 32A monofásico.

    Eu colocaria pelas manilhas cabo de cobre 5x10mm2 ou no min 5x8mm2, com perca de tensão teórica de 1.34% e 1.68% respetivamente considerando tensão média de 205v, para 100m e 16A
  17.  # 18

    Já tudo ou quase foi sugerido no que refere à instalação...

    Sobre a wallbox, sugiro em vez de uma Wallbox (Tesla ou outra) um cabo de carregamento portátil trifásico de 11kW ou mesmo 22kW para poder carregar a 7,4kW em monofásico.
    Como referência de preços, um portátil de 11kW anda nos 250€ e os de 22kW uns 350€... mais coisa menos coisa.
    A vantagem em relação à wallbox, é que sendo portátil, tanto pode ficar pendurado à parede como uma wallbox ou pode ir na bagageira/frunk em viagem e usar quando preciso.
  18.  # 19

    Qualquer alteração que lhe leve ao aumento de potencia, terá necessariamente ter projecto, alterações significativas na instalação e nova vistoria.

    Recomendaria os seguintes passos:
    -registo de tensão na portinhola, junto ao limite da propriedade.
    -verificação da potencia viabilizada para a instalação, através do NIP.
    -no caso não possuir potência viabilizada superior aos atuais 10,35kVA, proceder à execução do projecto elétrico de aumento de potencia.
    -efecutar as alterações necessárias à instalação elétrica para adaptar a mesma ao novo projecto elétrico.
    -aproveitar e verificar a boa ligação à terra da instalação. (recomendo uma valor inferior a 50 Ohm)

    Ao efectuar o pedido de aumento de potencia junto da E-REDEs, podem haver encargos elevados para reforço de rede e alteração do ramal.

    para ligação entre a portinhola/contador, utilizava cabos de alumínio, mesmo que fosse necessário colocar uma caixa de transição junto ao contador de energia, devido a impossibilidade de ligar diretamente os cabos de alumínio ao contador.

    Por exemplo para uma potencia de 20,7kVA (30A por fase), para uma temperatura do condutor de 40º (as RTIEBT dizem para considerar 90º) e aplicando a formula sem justificações adicionais, para os 100m, tem uma queda de tensão inferior a 1,39% (1,5 % é maximo admissível entre a portinhola e o quadro de entrada) utilizando um cabo de alumínio de 50mm2. a opção de cobre, tinha uma queda de tensão inferior a 1,23%, utilizando um cabo de cobre de 35mm2

    A nível econômico (preço tabela) a alimentação de 4x50mm2 de alumínio fica a 738€ enquanto o 4x35mm2 de cobre fica a 3322€

    não sei qual a data de construção da habitação, mas para os 10,35kVA para a distancia indicada já necessitava de um cabo de secção superior as anteriormente indicadas.
 
0.0208 seg. NEW