Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vou iniciar a construção de uma moradia T4 com garagem, dois pisos (150m2).

    Surgiu a hipótese de fazer o piso inferior, desvãos sanitários, etc. com o sistema Iglu, em vez de a típica laje maciça.
    Gostaria de saber se alguém tem experiência com o comportamento desta solução. Algum feedback?

    Obrigada desde já!

    Cumprimentos,
    Mariana Ribeiro
  2.  # 2

    Colocado por: Mariana.RibeiroSurgiu a hipótese de fazer o piso inferior, desvãos sanitários, etc. com o sistema Iglu,

    Porquê?
    Qual a razão de substituir a laje maciça por este método?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariana.Ribeiro
  3.  # 3

    Fungiforme?
  4.  # 4

    Se os técnicos com quem trabalha não sabem explicar, é melhor pensar em contratar outros.
  5.  # 5

    O construtor sugeriu essa solução.
    Contactámos os engenheiros responsáveis pelas especialidades, nomeadamente o projeto de estabilidade e não nos souberam elucidar sobre do que se tratava.

    Como sabemos que o projeto foi elaborado com a premissa que teríamos laje maciça, tenho receio que a solução não acompanhe a restante casa. Como sabemos, daí só advém problemas.

    Penso não se tratar de fungiforme mas sim de uns moldes em PVC.

    Obrigada.
    Mariana
    • SrR
    • 3 maio 2023

     # 6

    Deve ser a de côcos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 7

    Isto
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

    Colocado por: Mariana.RibeiroContactámos os engenheiros responsáveis pelas especialidades, nomeadamente o projeto de estabilidade e não nos souberam elucidar sobre do que se tratava.

    como é possível!?

    Eu também não conhecia esta marca, mas deslumbrei logo do que se tratava. A moda foi os FERCA - CUPOLEX

    quem tem de gerir isso é a equipa de projecto, até porque deve ter influencia no projecto de estabilidade e outras. e precisa mesmo de ter um desvão sanitário? É numa zona que precise barreira anti-radão?, etc.. o tipo de solos, drenagens etc...

    Sempre achei o sistema de cocos caro, pouco ajustável à modulação de projecto.. etc... So utilizei um vz, foi na execução de laje de camaras frigorificas e de congelação de uma grande unidade comercial. Em moradias, hou uma fase da legislação térmica que "obrigava" ao desvão sanitário... muita gente viu este sistema como a "única" solução.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 9

    Colocado por: Mariana.RibeiroContactámos os engenheiros responsáveis pelas especialidades, nomeadamente o projeto de estabilidade e não nos souberam elucidar sobre do que se tratava.

    Isto é muito mau sinal.

    Colocado por: Mariana.Ribeirotípica laje maciça.

    O que está previsto para o seu projeto?
    Uma laje maciça (betão com duas camadas de armaduras) ou um piso térreo (betão com uma camada de malhasol no meio)?
    Foi feito algum estudo ao seu terreno para saber qual o tipo de fundação a usar?
  9.  # 10

    Colocado por: Mariana.RibeiroO construtor sugeriu essa solução.
    e os projectos aprovados não são para seguir?

    eu fico sempre perplexo quando os 'construtores' sugerem coisas que contrariam os projectos aprovados e os donos vão na onda

    quem irá pagar as alterações dos projectos???
  10.  # 11

    Colocado por: antonylemosquem irá pagar as alterações dos projectos???

    Não só a alteração aos projetos mas o custo adicional desta solução.
    Em principio é sempre uma solução mais cara e nem sempre trás benefícios em relação a outras soluções.
    É tecnicamente uma boa solução mas para casos especiais
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, JoãoEduardoDias
  11.  # 12

    Colocado por: antonylemose os projectos aprovados não são para seguir?

    eu fico sempre perplexo quando os 'construtores' sugerem coisas que contrariam os projectos aprovados e os donos vão na onda

    quem irá pagar as alterações dos projectos???


    Não sei o porque de ficar perplexo.
    É perfeitamente normal o construtor apresentar soluções diferentes desde que tragam benefício ao DO.
    O DO avalia se compensar siga pa frente.
  12.  # 13

    Colocado por: antonylemoseu fico sempre perplexo quando os 'construtores' sugerem coisas que contrariam os projectos aprovados e os donos vão na onda
    no tópico ao lado das fundações está um detalhe que de o empreiteiro for na onda, pobre DO
  13.  # 14

    Colocado por: Telhado

    Não sei o porque de ficar perplexo.
    É perfeitamente normal o construtor apresentar soluções diferentes desde que tragam b€n€fício ao DO construtor.
    O DO avalia se compensar siga pa frente.


    Corrigi o texto... 🙄
  14.  # 15

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Corrigi o texto... 🙄


    Toda a gente sabe que ambos os lados têm que ganhar no negócio se não deixa de ser negócio.
    É lógico que o construtor ao apresentar uma solução diferente está também a ganhar com isso mas se isso também trouxer benefícios ao DO qual o mal?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  15.  # 16

    O que eu queria dizer é que o normal é o empreiteiro/construtor apresentar alterações se estas lhe trouxerem beneficio a ele, e muitas vezes também ao DO, ao contrário não acho que seja normal, isto é, o empreiteiro apresentar soluções para beneficio do DO (entenda-se apenas ao DO).
  16.  # 17

    alguns construtores gostam de trabalhar com este sistema, porque muitas vezes a altura do desvão não permite ir lá retirar a cofragem, pelo que fica tudo perdido. assim perdido por perdido colocam este sistema ondem até gastam menos tempo do que estar a fazer uma cofragem em madeira.

    se calhar os custos ficam ela por ela, os iglos custam mas dinheiro do que a madeira, mas tambem se montam mais rapido.


    no entanto se o construtor pondera este sistema é porque o desvão é baixo. a ser assim discuta a possibilidade de anular o desvão e encher tudo com brita.

    no entanto estas mudanças deveriam ser sempre articuladas com os projetistas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 18

    Colocado por: Vítor MagalhãesO que eu queria dizer é que o normal é o empreiteiro/construtor apresentar alterações se estas lhe trouxerem beneficio a ele, e muitas vezes também ao DO, ao contrário não acho que seja normal, isto é, o empreiteiro apresentar soluções para beneficio do DO (entenda-se apenas ao DO).


    Sim isso concordo
  18.  # 19

    Colocado por: TelhadoÉ perfeitamente normal o construtor apresentar soluções diferentes
    não , não é.
 
0.0223 seg. NEW