Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Já sei que existem vários tópicos acesos acerca de projectos de casas e contratações de arquitectos.

O projecto seguinte é de minha autoria e vou entregá-lo a um arquitecto para, baseado neste me apresente soluções, principalmente para os alçados. Posso não ter a licenciatura em arq. mas considero ter algumas bases para iniciar o 1º esboço do projecto que vai ser a minha casa.

Quanto à disposição e número de divisões, penso que me "chegam".

Claro que há coisas que posso não estar a ver e por isso é que quero que mais olhos o vejam antes de apresentar ao arquitecto.

Fico aberto a sugestões e criticas

notas:
    - Orientação N-S, logo entrada da casa a S e Cozinha N
    - Não existem janelas a Nascente pois ai está o terreno do vizinho logo para abrir janela preciso de um espaçamento minimo, certo?
    - Paredes exteriores: 38cm e interiores: 15 cm

e para já não me lembro de mais nada.
  2.  # 2

Olá, de uma forma geral gosto da planta. Os quartos ficam virados para a frente da casa? talvez no quarto (minha vista à esquerda) podia ter a janela para a frente também, não ficava mal...mas também, nao sei se esta casa será estilo tradicional ou moderno.Vai pensar em ter anexos ou garagem?
    As áreas estão muito boas e bem aproveitadas.

Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Relopes
    • SL
    • 2 fevereiro 2010

# 3

Boa tarde,

À primeira vista, eu colocaria a dispensa com acesso directo da cozinha, trocando a posição com a casa de banho.
    Não aprecio muito a disposição das divisões, penso que não é muito funcional. Mas isso é o meu ponto de vista!

Cpts
    SL
  3.  # 4

Colocado por: almanacatOlá, de uma forma geral gosto da planta. Os quartos ficam virados para a frente da casa? talvez no quarto (minha vista à esquerda) podia ter a janela para a frente também, não ficava mal...mas também, nao sei se esta casa será estilo tradicional ou moderno.Vai pensar em ter anexos ou garagem?
    As áreas estão muito boas e bem aproveitadas.

Cumprimentos,

Agradeço o comentário.

A casa vai ficar inserida num terreno com 2400m2, logo vou poderei ter anexos e garagens.

Deverá ser mais para o tradicional com apontamentos modernos.

A frente, em principio, será ajardinada e com uma barreira visual para a estrada.
  4.  # 5

Colocado por: SLBoa tarde,

À primeira vista, eu colocaria a dispensa com acesso directo da cozinha, trocando a posição com a casa de banho.
    Não aprecio muito a disposição das divisões, penso que não é muito funcional. Mas isso é o meu ponto de vista!

Cpts
    SL

Agradeço o comentário.

Inicialmente a solução foi essa. Depois tentámos colocar a porta para a cozinha mas depois não tinha espaço para a mesa.
    Por outro lado, essa dispensa será mais para arrumos pois contamos ter espaço sufuciente na cozinha para os géneros alimentares.

Quanto à disposição não ser funcional, pode ser mais especifico?
    Repare que muitas vezes idealizamos as coisas mas uma perspectiva diferente vê coisas que não vemos. É por isso que coloquei aqui o projecto. :)
  5.  # 6

Relopes

vou repetir uma ideia já aqui exposta várias vezes: está no ponto ideal para ir ter com um arquitecto precisamente para afinar isso que já tem que é um excelente ponto de partida.
    agora repare o porquê, é que por exemplo a suite pode perfeitamente ser, dentro do esquema que tem, ser melhorada assim como a relação da cozinha com a sala etc etc
    Repare que quando digo para ir falar com um arquitecto é porque apartir do que tem pode por si melhorar mais aqui ou um pouco mais ali mas terá que ir sempre pagar a alguêm para fazer a instrução do processo na camara e não julgue que irá pagar muito menos por já levar um projecto feito a essa pessoa. Ou seja no fundo está daqui para a frente a fazer por si um trabalho que irá ter sempre que o pagar.
  6.  # 7

Colocado por: marco1Relopes

vou repetir uma ideia já aqui exposta várias vezes: está no ponto ideal para ir ter com um arquitecto precisamente para afinar isso que já tem que é um excelente ponto de partida.
    agora repare o porquê, é que por exemplo a suite pode perfeitamente ser, dentro do esquema que tem, ser melhorada assim como a relação da cozinha com a sala etc etc
    Repare que quando digo para ir falar com um arquitecto é porque apartir do que tem pode por si melhorar mais aqui ou um pouco mais ali mas terá que ir sempre pagar a alguêm para fazer a instrução do processo na camara e não julgue que irá pagar muito menos por já levar um projecto feito a essa pessoa. Ou seja no fundo está daqui para a frente a fazer por si um trabalho que irá ter sempre que o pagar.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Relopes

Eu estou na fase da espera :) Enquanto isso vou tentando afinar a planta.
  7.  # 8

Gostei do esboço que mais parece um final.
    É uma disposição diferente dos espaços, não é muito comum ver-se mas só você sabe se lhe é prático assim !
    boa sorte
  8.  # 9

os compartimentos estão todos muito fechados tem de abrir mais o espaço, senão torna-se um espaço tipo escritórios, um corredor e portas apenas de um lado e de outro, tem de abrir espaços pelo menos a sala e a cozinha pode abrir"" interagir com outros espaços como corredores escadas etc.

e tire isso de censurado do tópico...
  9.  # 10

pois Relopes mas em vez de ir tentando afinar a planta podia ir vendo é espaços que lhe agradem, formas de usufruir as divisões, relação com o exterior, vivências e suas formas de viver esse exterior em relação com o interior, enfim tem uma panóplia de imagens gratuitas na net para afinar os seus gostos que certamente serão bem precisos depois na parte de dar rigor ao desenho da casa.
    •  
      Mk Pt
    • 2 fevereiro 2010

# 11

Na minha opinião a disposição está um bocado estranha, a despensa longe da cozinha, a entrada na sala ser na zona da mesa de refeições, podia haver abertura da cozinha para a sala, a entrada para a sala ser apenas por uma porta 'normal' ao fundo de pequeno corredor ....

O melhor é mesmo falar com um técnico...
  10.  # 12

Aqui vão os meus comentários:

1. a WC social (acessibilidades) não sei se cumpre a legislação (circunfrência de 1,5m)
    2. o quarto individual (?) com 21,65m^2 parece-me muito comprido (5,77m^2)
    3. Prever janelas nas WCs com parede exterior
    4. Se a despensa é para arrumos (roupa?) poderia ser menos comprida e dar essa área à WC da suite
    5. No desenho as janelas são de correr, atenção que elas são menos eficientes a nível térmico e acústico
    6. As WCs parecem-me pequenas em relação às outra divisões, tente aumenta-los um pouco (as da suite)
    7. Se o terreno tem 2400m^2, não pode afastar um pouco a casa do vizinho e assim ter janelas a nascente?
    8. Uma sala grande e só uma janela?
    9. Preveja uma despensa (onve vai colocar a saca de batatas, cebolas, alhos, caixas da fruta, detergentes.....)? - troque a despensa com a WC comun, por ex.
    10. a sanita parece-me muito junto ao bidé.....
    11. falta uma separação da zona privada da social
  11.  # 13

A DESPENSA - trocar a posição da despensa com a IS da suite... e claro abrir uma porta para a cozinha
    Também considero o espaço muito compartimentado e a IS, parece não cumprir as acessibilidades.
    Faltam zonas exteriores cobertas...nem que seja para protecção solar.
    Se é para encostar ao vizinho.. pode faze-lo? Esse projecto cumpre com as condicionates para o terreno...?
    Penso que é um pouco irrelevante andar a comentar muito mais, uma planta onde só tem em consideração as premissas unilaterais do dono de obra.
    Contacte um técnico para lhe fazer uma proposta.
  12.  # 14

Tem uma base de trabalho tradicional mas "com pernas para andar".
    Reúna com o arquitecto porque a planta pode/deve ser melhorada. Nomeadamente:
    Zona de entrada demasiado estreita e fechada. Configuração da sala e sua relação com a cozinha. WC da suite demasiado pequeno...
    Por outro lado, uma casa ou o projecto de uma casa não é só uma planta, mas um todo, que engloba um estudo volumétrico, da relação da casa com a envolvente, de orientação solar, de iluminação dos espaços, de escolha de materiais... E é nesse aspecto que um arquitecto o pode ajudar e transformar esse desenho no projecto da sua casa.
    Faça como o marco1 sugeriu e vá consultando revistas ou pesquisando na net imagens de casas , de interiores e exteriores, materiais do seu agrado para ir definindo as suas escolhas.
    • SL
    • 4 fevereiro 2010

# 15

Bom dia,

Para ser mais especifica:
    - Aproveitaria a area da cozinha + sala jantar + sala de estar + dispensa + IS e faria algo diferente....apague tudo o que tem nessa area e tente colocar de forma diferente. Use portas de correr para não roubar tanto espaço. No meu ponto de vista a sala de jantar tem que ficar junto da cozinha.
    - Umas das portas que dá acesso a casa junto dos quartos???? Penso que não é muito funcional também.
    Cpts
    SL
  13.  # 16

Aconselho a todos a lerem esta brochura, para perceberem de uma vez por todas que um arquitecto não é, nunca foi, nem será uma personagem que serve para formalizar ou "afinar" esboços/desenhos feitos por leigos.

cumprimentos
  14.  # 17

Colocado por: ruimacAconselho a todos a lerem esta brochura, para perceberem de uma vez por todas que um arquitecto não é, nunca foi, nem será uma personagem que serve para formalizar ou "afinar" esboços/desenhos feitos por leigos.

cumprimentos

Ruimac, e isso impede quem quer fazer casa de "brincar"? Eu vou construir, eu vou a um arquitecto, mas acredite que o vou bombardear com ideias, desenhos feitos mim, uma leiga, fotografias e tudo o mais que me ajude a transmitir o que EU quero.
    Um arquitecto não é uma personagem secundária na construção de uma casa mas também não é o "realizador" do filme. É o cliente que dá as direcções e ao arquitecto cabe-lhe "interpretar" o papel da melhor forma. è para isso que é pago.
    Desculpe o desabafo, mas todos podemos brincar, pesquisar, quando queremos fazer uma casa. Porque uma coisa é dizer ao arquitecto "quero uma casa com x quartos, x casa de banho, etc e tal" e outra é dizer "quero x quartos mas quero que incorpore uma solução deste género (e levar uma foto, uma imagem, um desenho, seja o que for)".

Mas ATENÇÃO, quando digo isto não estou a minimizar o papel do arquitecto. Não concordo é com o "rebaixamento" do sonho de quem vai construir. Já aqui alguém disse: podemos fazer mil e um desenhos. O mais provável é o arquitecto apresentar uma solução muito mais prática e bonita e pagamos o mesmo. Por isso, qual o mal de fazer uns rabiscos e colocá-los aqui? Através da experiência de outras pessoas o Relopes até pode considerar outras coisas e ir com a cabeça muito mais limpa, quem sabe com ideias novas, quando for falar com o arquitecto...

Desculpem o testamento.
  15.  # 18

Não tem de pedir desculpa. Organizar um espaço é um direito inalienável de todas as pessoas. E fazer rabiscos também. E um cliente muito chato dá sempre um bom projecto.
  16.  # 19

Lido com clientes no meu local de trabalho (que nada em a ver com arquitectura e construção :). Prefiro um cliente chato a um indeciso... E então aqueles que depois de verem o trabalho dizem "Não era isto que eu queria"....
  17.  # 20

por vezes quando estou a projectar, vejo-me á nora porque não me puseram questões para resolver...

0.0244 seg. NEW