Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Vinha pedir ajuda/opiniões, pois neste momento estou muito indeciso quanto ao sistema de aquecimento a instalar e gostava de opiniões em relação ao orçamento/equipamentos que me foram apresentados principalmente para a instalação de uma bomba de calor.
    É uma moradia geminada que está em construção, com preço chave na mão e em que está incluído no valor, sendo que nos foi dada liberdade para retirar algum deles se quisermos optar por outro tipo de equipamentos:
    1 Recuperador de calor a lenha na sala/cozinha
    1 AC na sala/cozinha 18000 BTUS
    2 painéis + um depósito AQS
    Primeiro pensámos em complementar isto com a instalação de radiadores para aproveitar a lareira e aquecer toda a casa, o que iria servir, pois neste momento é o sistema que temos e estamos satisfeitos. (não tenho problemas com o trabalho que a lenha dá e tenho garagem onde a guardar).

    Planta:



    Mas acontece que não gostamos nada de AC, e depois de pesquisar um pouco sobre o assunto, entendo que um arrefecimento com uma bomba de calor + piso radiante seria o ideal, sendo que aqui a esperança seria de tentar ficar com um sistema apenas para aquecimento e arrefecimento, e retirar a lareira, o ac e os painéis (poderia prescindir dos painéis para AQS com a bomba certo?), nisto poderiam ser retirados uns 3000€-4000€, isto se fosse possível retirar tudo isto devido à certificação energética?
    Como disse percebo muito pouco do assunto, e tenho receio de não tomar a decisão correta pois neste momento penso em várias possibilidades:
    1º opção: manter o que está e colocar radiadores ligados a um recuperador a lenha.
    2ª opção: instalar bomba de calor + PRH e tentar retirar o que não vou necessitar para tentar reduzir o orçamento desta instalação?
    3ª opção: instalar já PRH em vez dos radiadores e manter o recuperador a lenha ligado ao mesmo para já, e aqui será que ficava com a possibilidade de um dia colocar uma bomba de calor para aquecer/arrefecer, seria assim tão simples? quem sabe aproveitar um dia o fundo ambiental para isso? Terá lógica esta opção?


    Orçamento Radiadores: 5000€ com IVA

    Orçamento para a BC + PRH = 13.580€ com IVA:


    Agradeço desde já qualquer opinião, sobre as opções que estou a considerar, material e máquina no orçamento da BC + PRH, o que acham do orçamento e se é o ideal para aquilo que pretendo a nível de aquecimento/arrefecimento, sendo que nem gosto de arrefecer demasiado nem aquecer demasiado, gosto de ter uma temperatura minimamente confortável, esta bomba de calor cumpriria com isso e com consumos baixos?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Ainda tem altura para instalar o isolamento e os tubos e a betonilha por cima, mais o piso acabado?

    Esse orçamento contempla lâmina de desacoplamento e/ou o custo do autonivelante?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrejoao
  3.  # 3

    começa mal pois uma bomba de calor com 10Kw para 132m2 de PRH esta exageradissimo e cuidado com o arrefeciemtno com essa solução pois não é habitual esses equipamentos fazer arrefeciemtno pelo PRH.

    no entanto se a solução for convenientemenete desenhada, instalada e configurada pode e deve usar PRH+BC com produção de AQS que vai ter pouca diferença de valor em relação ao inicila mas com custos de exploração muito menores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrejoao
  4.  # 4

    Colocado por: ricardo.rodriguesEsse orçamento contempla lâmina de desacoplamento e/ou o custo do autonivelante?
    acha que isso é imprtante é que não se costuma ver em obra, autonivelantes não se usam correntemente em Portugal.
  5.  # 5

    Colocado por: ricardo.rodriguesAinda tem altura para instalar o isolamento e os tubos e a betonilha por cima, mais o piso acabado?

    Esse orçamento contempla lâmina de desacoplamento e/ou o custo do autonivelante?


    Penso que terá, mas vou confirmar o pé direito que tem, normalmente quantos cms são necessários para instalar tudo isso?

    Em relação ao orçamento, a única coisa que o técnico me disse inicialmente, ainda antes de me entregar o orçamento, foi que nos 34.90€ por m2, já estava tudo incluído, não sei se, se referia a algo disso ou não...
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvescomeça mal pois uma bomba de calor com 10Kw para 132m2 de PRH esta exageradissimo e cuidado com o arrefeciemtno com essa solução pois não é habitual esses equipamentos fazer arrefeciemtno pelo PRH.

    no entanto se a solução for convenientemenete desenhada, instalada e configurada pode e deve usar PRH+BC com produção de AQS que vai ter pouca diferença de valor em relação ao inicila mas com custos de exploração muito menores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:andrejoao


    Pelas minhas contas até são apenas 120m2, excluindo as áreas de roupeiros/escadas. Então acha que posso pedir uma bomba mais fraca para esta area? E dentro do orçamento que tenho em termos de valores, deveria conseguir uma bomba melhor? (Nas pesquisas encontrei por aqui muitas referências às dalkin) são muito melhores do que esta que me colocaram no orçamento?


    E a solução da lareira com prh, faria sentido? Ou depois nem daria para um dia colocar então a bomba facilmente?

    Obrigado!
  7.  # 7

    aconselho a analisar isso com quem vai depois emitir o certificado energetico.
    pode-se dar o caso dessa alteração depois se traduzir numa descida da classe energetica, e dependendo do ano em que o projeto entrou na camara, as + actuais não podem ter classe Abaixo de A.
  8.  # 8

    Colocado por: andrejoao

    Pelas minhas contas até são apenas 120m2, excluindo as áreas de roupeiros/escadas. Então acha que posso pedir uma bomba mais fraca para esta area? E dentro do orçamento que tenho em termos de valores, deveria conseguir uma bomba melhor? (Nas pesquisas encontrei por aqui muitas referências às dalkin) são muito melhores do que esta que me colocaram no orçamento?


    E a solução da lareira com prh, faria sentido? Ou depois nem daria para um dia colocar então a bomba facilmente?

    Obrigado!


    Quanto ao PRH estou exactamente na mesma situação, a minha casa terá 123m2 úteis e fico na dúvida qual a potência ideal para a bomba fazer também AQS.
  9.  # 9

    Depende das necessidades, mas acabo de receber um orçamento com BC de 16kw para 160m2 e nao faz AQS 😂
  10.  # 10

    Colocado por: DR1982Depende das necessidades, mas acabo de receber um orçamento com BC de 16kw para 160m2 e nao faz AQS
    é no que dá os fabricantes na gama domestica não fazerem com mais potencia senão de certeza que se vendiam
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesé no que dá os fabricantes na gama domestica não fazerem com mais potencia senão de certeza que se vendiam
    como não são eles que pagam, bota sobredimensionar a coisa
  12.  # 12

    Colocado por: DR1982Depende das necessidades, mas acabo de receber um orçamento com BC de 16kw para 160m2 e nao faz AQS 😂
    Possa estavam com medo que você passasse frio 😂
  13.  # 13

    Jorge Alves, para si qual a potência adequada para uma bomba fazer PRH e AQS em 123m2?
  14.  # 14

    Colocado por: LX_2509para si qual a potência adequada para uma bomba fazer PRH e AQS em 123m2?
    para aquecimento e AQS cumprindo os minimos regulamentares da termica, zona climatica I1 é 4 a 6Kw, zona climatica I2 ou I3 é 8Kw.
  15.  # 15

    Colocado por: jorgealvespara aquecimento e AQS cumprindo os minimos regulamentares da termica, zona climatica I1 é 4 a 6Kw, zona climatica I2 ou I3 é 8Kw.


    Se for para fazer arrefecimento também a potência deve ser diferente?
    • SrR
    • 4 maio 2023

     # 16

    Colocado por: LX_2509

    Se for para fazer arrefecimento também a potência deve ser diferente?
    nao
  16.  # 17

    Com PRH a potência é muito inferior
  17.  # 18

    Colocado por: jorgealvesCom PRH a potência é muito inferior

    Para uma moradia nova no minho, com uma área de 220m2, com piso radiante (Aquecimento e Arrefecimento) etics 8cm+bloco termisobel, cobertura 8cm de Xps+ 5cm Lm e pavimento 4cm Xps+1.2cm (placa piso radiante) , qual a potência indicada para a bomba de calor (climatização+AQS)?
  18.  # 19

    Na faixa litoral 8kw
    No interior 10kw
    • J.V
    • 4 maio 2023

     # 20

    Colocado por: DR1982Depende das necessidades, mas acabo de receber um orçamento com BC de 16kw para 160m2 e nao faz AQS 😂

    eu tenho uma 16 kw para 350 m2 de prh e ventiloconvectores.
 
0.0213 seg. NEW