Iniciar sessão ou registar-se
    • ndbro
    • 3 maio 2023 editado

     # 1

    Boas.

    Vou substituir o piso de madeira entre o 1ºandar e o sótão da minha moradia.

    De momento o piso encontra-se apoiado em vigas de +- 8cmX8cm encastradas nas paredes laterais da moradia (marcada na imagem como linhas pretas) e apoiadas numa parede +- central que percorre o comprimento da casa.

    O sótão de momento apenas serve de arrumação, mas vou fazer aproveitamento do sótão (quarto, sala e arrumação).

    Tenho já uma ideia como iria ser substituindo o piso por madeira, mas substituindo por LSF, visto que a moradia é pequena e que o sótão nunca irá ter grandes cargas, quais as dimensões dos perfis e com que espaçamentos seriam necessários?
    Vejo perfis de 10/15/20cm..

    Obrigado
      medidas_2.jpg
  1.  # 2

    E contactar um eng. civil, para verificação das condições do local, e se estas apresentarem condições, efectuar o devido dimensionamento dessa laje.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • ndbro
    • 3 maio 2023 editado

     # 3

    A resposta correcta é essa e possivelmente algures no futuro passará por um engenheiro, mas se abri uma discussão aqui no fórum, é porque pretendo aprender mais sobre isto e ter opiniões diversas, por isso agrdeco qualquer opinião! :)

    Obrigado.
  2.  # 4

    como sabe que a parede central tem capacidade para receber cargas? qual a espessura e a constituição desta?
    qual a espessura e constituição das paredes perimetrais?

    Depois é o modo como sera fixado a estrtura LSF. como vai ancorar isso? , não pode ser por simples encastramento, como agora tem esses barrotes, etc...
    etc...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, nunogouveia
  3.  # 5

    olá Pedro,

    por mera curiosidade, porque razão não pode o LSF ser encastrado à semelhança dos barrotes?
    os barrotes em madeira não estariam mais sujeitos a se estragar devido a humidades da parede, por exemplo, do que os perfis em LSF?
  4.  # 6

    Colocado por: ndbroquais as dimensões dos perfis e com que espaçamentos seriam necessários?
    tem de perguntar ao projectista visto que necessita de licenciar isso.
  5.  # 7

    Colocado por: ndbroO sótão de momento apenas serve de arrumação, mas vou fazer aproveitamento do sótão (quarto, sala e arrumação).

    Tenho já uma ideia como iria ser substituindo o piso por madeira, mas substituindo por LSF, visto que a moradia é pequena e que o sótão nunca irá ter grandes cargas(...)

    Esse piso certamente estava dimensionado para uma carga inferior aquela que lhe quer colocar, uma vez que pretende colocar mobília + o peso dinâmico das pessoas, terá que ter isso em mente na hora de prever essa alteração, não apenas no tipo de estrutura mas também no local onde a mesma será fixa conforme referido pelo Pedro Barradas. Uma coisa é um teto em madeira com alguma resistência para cargas pontuais e/ou ligeiras, outra coisa é uma laje para levar carga permanente. Eu não arriscava sem perceber efetivamente o que é que essas paredes podem ou não aguentar.
  6.  # 8

    Colocado por: Freitas84os barrotes em madeira não estariam mais sujeitos a se estragar devido a humidades da parede, por exemplo, do que os perfis em LSF?

    Se proteger os topos e a secção encastrada dos barrotes de madeira, não sofrem... se não proteger e houver humidades ( que não deveria) com o tempo sim irão apodrecer.
    O mesmo se passa com os metais.
  7.  # 9

    Colocado por: antonylemostem de perguntar ao projectista visto que necessita de licenciar isso.

    Agradeço a dica.

    Colocado por: Pedro Barradascomo sabe que a parede central tem capacidade para receber cargas? qual a espessura e a constituição desta?
    qual a espessura e constituição das paredes perimetrais?

    Depois é o modo como sera fixado a estrtura LSF. como vai ancorar isso? , não pode ser por simples encastramento, como agora tem esses barrotes, etc...
    etc...
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Não tenho conhecimento técnico (mas com vontade de aprender), essa parede central sobe até ao sótão, servindo de apoio às madres do telhado.

    É uma casa geminada dos anos 70, em que as paredes laterais tem 15cm e da fachada 20cm. A constituição das paredes, não sei lhe dizer ao certo, mas deverá ser cimento/blocos.

    O encastramento é uma dúvida que tinha, mas garantidamente que não será no lugar da madeira, pois a ideia é aproveitar já que é para substituir o piso, irei descer 20/30cm (no 1º piso tenho um pé direito de 2.70cm) para ganhar mais alguns cms de altura no sótão.

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Esse piso certamente estava dimensionado para uma carga inferior aquela que lhe quer colocar, uma vez que pretende colocar mobília + o peso dinâmico das pessoas, terá que ter isso em mente na hora de prever essa alteração, não apenas no tipo de estrutura mas também no local onde a mesma será fixa conforme referido pelo Pedro Barradas. Uma coisa é um teto em madeira com alguma resistência para cargas pontuais e/ou ligeiras, outra coisa é uma laje para levar carga permanente. Eu não arriscava sem perceber efetivamente o que é que essas paredes podem ou não aguentar.


    Sempre tive a ideia de fazer apenas aproveitamento, mas não um piso de grande uso, mesmo o pé alto não o permite, deverei ter dos 37m2, uns 10m2 com pé direito no mínimo de 1.8m. Por isso nunca será um piso principal como o RCH e 1º andar, mas sim um piso secundário.
    A minha moradia pertence a um conjunto de 4 iguais, as restantes 3 fazem praticamente do sótão um piso principal (ex: sala comum), mesmo com aquelas vigazitas de madeira com 8cm, isto à mais de 40 anos. As casas mantem-se.
 
0.0151 seg. NEW