Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, sabem dizer-me a altura que devem ficar as tomadas? Onde é que posso consultar a altura legislada? Obrigada
  2.  # 2

    podem-me por tomadas no piso, podem-se por tomadas no tecto, etc. não conheço qualquer lei que obrigue tomadas a determinada altura


    ponha entre 30 e 40cm que ficam "normais"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  3.  # 3

    Não cheguei a referir, mas referia-me a tomadas de parede de uma habitação e sei que existe uma altura mínima. Alguém consegue confirmar-me se são 30cm do chão? Obrigada
  4.  # 4

    Colocado por: Minimale sei que existe uma altura mínima.

    O mínimo são 7cm, para poder aplicar o rodapé.
    O normal é entre 30 e 40cm
    Concordam com este comentário: SMBS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  5.  # 5

    Não lhe sei dizer legislação mas posso dizer-lhe o que mais ou menos é o habitual.. na parede habitualmente a 30 a 40 cm do chao, mas por exemplo se for a tomada dedicada para uma maquina de lavar , convém colocar a tomada mais alta do que a altura da torneira da agua e do tubo de esgoto, elimina assim alguns problemas elétricos caso haja algum problemas nestas tubagens. se for para colocar tv nas paredes coloque tomadas altas ai aos 160cm a 180cm, para depois não andar com fios á mostra nas paredes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  6.  # 6

    Colocado por: PickaxeO normal é entre 30 e 40cm

    Isto para as tomadas de uso geral, na cozinha é tudo diferente, depois as tomadas para certos equipamentos também tem que ser adaptadas ao respetivo equipamento.
    Concordam com este comentário: RaphaelRico-const.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  7.  # 7

    Geralmente tomadas sao -

    30/40cms do chão. Hoje em dia prefere-se aos 40 pois custa menos baixar-se, e confere alguma protecao de humidades ascendentes.
    Tomadas de bancada a 1.25 (0,35 da bancada)
    Tomadas altas (tv pendurada por ex entre 1.80 2m)

    Maquinas lavar debaixo da bancada minimo 60 maximo 70/80 abaixo da bancada acima do nivel de agua.

    Casa de banho 1.50 1.70
    E por ai fora. Pode consultar um topico bastante elucidativo
    https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=10516

    Se nao for permitido link a outro forum desculpem desde ja e eliminem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  8.  # 8

    Colocado por: RaphaelRico-const.Tomadas de bancada a 1.25 (0,35 da bancada)

    Isso é horrivel, gosto de deixar os alveolos a 10cm (no máximo a 15cm) da bancada, por forma ficarem ocultos por alguma maquina ou decoração...
    Concordam com este comentário: RaphaelRico-const.
  9.  # 9

    Colocado por: RaphaelRico-const.Casa de banho 1.50 1.70

    Pela legislação de acessibilidades não deverá ter nada acima dos 1.20m. Nem entnedo pouqe desta idiotice... Tanto pode levar com projecção de agua a 1.20m, Como a 1.50.... O que interessa é verificar onde estará face o volume de proteção e cumprir as regras para o mesmo.

    As coisas aparecem fetas, sem critica, porque, é assim que sempre se fez.
    Concordam com este comentário: RaphaelRico-const.
  10.  # 10

    Já agora, até pode ter as tomadas a 50mm do pavimento (eixo do alveolos), para tomadas de até 32A e os 100mm para Tomadas >32A.

    Consultar as RTIEBT
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    Isso é horrivel, gosto de deixar os alveolos a 10cm (no máximo a 15cm) da bancada, por forma ficarem ocultos por alguma maquina ou decoração...
    Concordam com este comentário:RaphaelRico-const.


    Nao tinha visto as coisas dessa forma. mas esse pormenor até tem algum fundamento . Mas acho que é uma questao de gosto/funcionalidade. No meu caso como so tenho 3 tomadas de bancada. 2 - pa micro torradeira/cafe por exemplo. Se quiser intercalar o uso entre uma ou outra terei que afastar a maquina pa ligar outro mas compreendo perfeitamente o que diz.



    Colocado por: Pedro Barradas
    Pela legislação de acessibilidades não deverá ter nada acima dos 1.20m. Nem entnedo pouqe desta idiotice... Tanto pode levar com projecção de agua a 1.20m, Como a 1.50.... O que interessa é verificar onde estará face o volume de proteção e cumprir as regras para o mesmo.

    As coisas aparecem fetas, sem critica, porque, é assim que sempre se fez.
    Concordam com este comentário:RaphaelRico-const.


    Foi so uma sugestao. Nao numa questao de legislacao. Numa questao de acessibilidade. A 1.50m torna se mais pratico para mulher secar o cabelo/ esticar etc. E pa eu fazer a barba igual. E no meu caso pus na parede lateral ao lavatorio para nao estar tao perto do lavatorio.
  12.  # 12

    Colocado por: RaphaelRico-const.E pa eu fazer a barba igual.

    Sem fios... ;)

    1.50m, acho altissimo. qq cabo desses equipamentos tem comprimento suficiente para fazer o que quiser se ficar a 1.20m.
    Se tiver cadeira de rodas, consegue aceder. Se tiver dificuldade de mobilidade, por artroses ou similar é muito mais fácil, se a tomada estiver ao alcance.

    Mas é como diz, pode ser à vontade do freguês... O freguês manda.
    Concordam com este comentário: RaphaelRico-const.
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas

    Mas é como diz, pode ser à vontade do freguês... O freguês manda.
    Concordam com este comentário:RaphaelRico-const.


    É mais ao menos isso 😅
    Concordam com este comentário: kintas
  14.  # 14

    Pretendo colocar uma tomada nova numa parede, vou buscar a energia a outra tomada a uns 3 metros. Vou passar os condutores em tubo de 16mm. Numa porta os fios vão passar pelo chão. Tirando as boas práticas, há algum problema técnico em não colocar tubo nesse troço no chão e deixar os fios embebidos na argamassa?
  15.  # 15

    Há o problema de ser contra as normas e é bastante provável que mais cedo ou mais tarde (provavelmente mais cedo do que mais tarde) danifique o isolamento dos condutores. Nessa altura vai ter problemas.
  16.  # 16

    Colocado por: rjmsilvaá algum problema técnico em não colocar tubo nesse troço no chão e deixar os fios embebidos na argamassa?
    se necessitar substituir um condutor, já foi, imagine que parte, ou outra coisa qq.
    Concordam com este comentário: elfo106
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradasse necessitar substituir um condutor, já foi, imagine que parte, ou outra coisa qq.
    Concordam com este comentário:elfo106


    Eu percebo isso. Mas na prática quem é que já precisou de trocar um condutor e quando precisou de o fazer, é fácil de fazer, mesmo estando dentro do tubo?
    Em vez de argamassa também posso colocar espuma, depois por cima vai levar flutuante.
  18.  # 18

    Colocado por: rjmsilvaMas na prática quem é que já precisou de trocar um condutor e quando precisou de o fazer, é fácil de fazer, mesmo estando dentro do tubo?


    Eu, sim é fácil. Se estiver colado na massa é impossível.

    Qual é o problema de por o tubo no chão? Em vez de fazer um roço com 1cm, faz com 2...
  19.  # 19

    Colocado por: rjmsilvaPretendo colocar uma tomada nova numa parede, vou buscar a energia a outra tomada a uns 3 metros. Vou passar os condutores em tubo de 16mm. Numa porta os fios vão passar pelo chão. Tirando as boas práticas, há algum problema técnico em não colocar tubo nesse troço no chão e deixar os fios embebidos na argamassa?

    E porque não deixa o tubo embebido na argamassa e passa os condutores pelo interior?
  20.  # 20

    Colocado por: Vítor Magalhães
    E porque não deixa o tubo embebido na argamassa e passa os condutores pelo interior?


    A ideia era essa, a quantidade de pó é que está a conspirar contra.
 
0.0179 seg. NEW