Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Tenho uma dúvida sobre as áreas de proteção eléctrica num WC moderno, em que não há propriamente uma linha clara que delimita a zona da banheira ou chuveiro. Toda a informação que li sobre o assunto parte de uma banheira ou base de chuveiro definida. O meu WC vai ter uma configuração igual à da foto em baixo:

https://www.pinterest.pt/pin/520869513167377875/

Queria colocar um toalheiro eléctrico onde está o toalheiro nessa foto. Esse local é uma zona de protecção 1, 2 ou 3? o WC terá 2 metros de largura, e podemos assumir que a cabeça do chuveiro estará a uns 40 cm de uma das paredes, pelo que estará a uns 1.6m da parede do toalheiro. A dúvida aqui é o que é que se considera a base do duche, num WC em que não há divisórias claras.

Arranjo toalheiros IP44, que podem ser instalados em zona 2, com ligação electrica em zona 3. Será que me safo?

Obrigado pela ajuda!
  2.  # 2

Colocado por: pemidesO meu WC vai ter uma configuração igual à da foto em baixo:

eu acho que é bonito, mas um pesadelo, com o chão molhado.
    Tem a certeza deste tipo de solução? ( estas coisas são giras para a fotografia... ou para quem tenha criadagem/ ou esteja num alojamento pago. Não é prático para uso corrente, para o comum dos mortais, no dia a dia.
  3.  # 3

Distâncias mínimas de instalação
    Respeite as distâncias mínimas de instalação (ver imagem):

0. O volume 0 não deve conter nenhum aparelho elétrico.

1. O volume 1 corresponde ao volume na vertical da banheira ou base de duche.
    Proibída a fixação de qualquer aparelho de aquecimento elétrico a uma altura de 2,25 m.

2. O volume 2 corresponde à circunferência da banheira (raio de 0,6 m e altura de 3 m).
    Aqui o aquecedor usado deve ser duplo isolamento elétrico e protegido contra salpicos de água.

3. O volume 3 situa-se acima do volume 2. De uma altura de 2,25 m até uma distância de 2,40 m, o aquecedor elétrico deve ter o radiador com ligação à terra e estar protegido das quedas de água verticais.

Daqui:
    https://www.leroymerlin.pt/pt/ideias-e-projetos/faca-voce-mesmo/aquecimento-e-climatizacao/saiba-mais-sobre-aquecimento-eletrico-para-casa-de-banho
  4.  # 4

considere o perimetro afecto à base de duche como sendo o limite entre Z1 e Z2. Tal como está representado para aquela banheira.
    ( penso que a cota 80 e 50cm, estão incorrectas e é 60cm)
  5.  # 5

6.  # 6

.
      Screenshot_2023-05-05-10-16-53-420_com.miui.gallery-edit.jpg
      Screenshot_2023-05-05-10-18-18-955_com.miui.gallery-edit.jpg
      Screenshot_2023-05-05-10-18-32-715_com.miui.gallery-edit.jpg
  7.  # 7

.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pemides
      Screenshot_2023-05-05-10-21-46-835_com.miui.gallery-edit.jpg
  8.  # 8

Muito obrigado aos 2!

Como vou ter um chuveiro fixo e outro móvel, tanto a última imagem do bigmouse (chuveiros móveis sem bacia de recepção) como uma imagem que está no link do fórum da casa que o Pedro Barradas indicou (chuveiros fixos sem bacia de recepção) respondem perfeitamente à minha questão.

Ou seja, estando a parede com o toalheiro a mais de 1.8 metros da parede do chuveiro (e desde que a mais de 1.2m da cabeça fixa), já estamos no volume 3, e não tenho nenhum problema.

@Pedro Barradas: em relação à sua questão sobre o uso real deste tipo de casa de banho, provavelmente farei um pequeno desnível no pavimento só para garantir que a água não flui da zona de banhos para a zona do lavatório.

Muito obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas

0.0147 seg. NEW