Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho uma casa em construção e pedi ao empreiteiro que fizesse um corte térmico nos peitoris das janelas já que estavam a pensar instalar peitoril com pedra completa. Hoje enviaram-me a foto do peitoril instalado e fiquei com dúvidas que as pedras assim instaladas garantam verdadeiramente o corte térmico. Não levam mais nada? É só deixar um espaço entre as duas pedras do peitoril?
    Não encontro na net informação suficientemente clara e acessível para alguém leigo como eu. Grata pela vossa opinião.
      WhatsApp Image 2023-05-04 at 17.59.20.jpeg
  2.  # 2

    Deve levar um material isolante.
    Fez a impermeabilização da base de assento dessa pedra exterior.
    Isso é mais importante que o corte térmico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DoraRibeiro
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaDeve levar um material isolante.
    Fez a impermeabilização da base de assento dessa pedra exterior.
    Isso é mais importante que o corte térmico
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DoraRibeiro


    E que impermeabilização de base será de utilizar?
  4.  # 4

    Colocado por: DoraRibeiro

    E que impermeabilização de base será de utilizar?

    Neste momento já tem a pedra aplicada já não dá
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilva
    Neste momento já tem a pedra aplicada já não dá


    Pedi para suspenderem a aplicação dos peitoris até esclarecer este aspecto. E francamente, estou com vontade de pedir para corrigirem as que já estão aplicadas.
  6.  # 6

    A impermeabilização da base pode ser feita de várias formas.
    Se não existe nada definido nos projetos talvez a melhor forma seja com uma argamassa bicomponente para que o custo seja menor
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    O isolamento térmico é uma solução de parede dupla?
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilvaA impermeabilização da base pode ser feita de várias formas.
    Se não existe nada definido nos projetos talvez a melhor forma seja com uma argamassa bicomponente para que o custo seja menor


    Pode dar exemplo para essa impermeabilização?
  9.  # 9

    Colocado por: rpmmsantos

    Pode dar exemplo para essa impermeabilização?


    Pode por exemplo seguir uma das formas que nós apresentamos:
    https://eurobuild.pt/faz-sentido-a-impermeabilizacao-de-uma-soleira/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DoraRibeiro
  10.  # 10

    Impermeabilização é uma coisa, corte térmico outra.
    Ambas devem andar a par(!)

    Corte térmico:

    de notar que aquele "caixilho" não tem continuidade de corte térmico (não é o melhor exemplo).

    Impermeabilização pode ser a solução da Atlas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DoraRibeiro, sousa80
  11.  # 11

    Porque não é?, trata-se de um caixilho de PVC, e a pedra está afastada uma da outra em quase toda a construção do caixilho.

    Poderemos dizer que nessa fotografia, faltam as fitas de selagem quer exterior quer interior. E claro falta a impermeabilização.

    Quanto ao corte térmico, creio estar perfeitamente tratado.
  12.  # 12

    Colocado por: Atlas EurobuildQuanto ao corte térmico, creio estar perfeitamente tratado.
    Onde é que o isolamento vai ter continuidade naquela solução?
    Resultado... Ponte Térmica e patologias subsequentes a aparecer na zona de menor resistência...
  13.  # 13

    Gil
    penso que o proprio perfil da caixilharia e até sendo em PVC tem ali o corte termico assegurado
    a ponte termica seria pedra com pedra e essa está "cortada" penso eu.
  14.  # 14

    Colocado por: marco1Gil
    penso que o proprio perfil da caixilharia e até sendo em PVC tem ali o corte termico assegurado
    a ponte termica seria pedra com pedra e essa está "cortada" penso eu.

    Não chega não…
    Aquela separação sem amarração a um perfil, mesmo que com corte térmico, não evita ali uma ponte térmica.
    A pedra e o espaço vazio não tendo resistência térmica nem continuidade com o resto do isolamento ficas ali com um diferencial que vai dar mau resultado…
    Talvez com alguma atenuante mas não é solução.
  15.  # 15

    oh Gil, isso já é psicose com essa ponte térmica...
  16.  # 16

    Colocado por: Nostradamusoh Gil, isso já é psicose com essa ponte térmica...

    Ao fazermos casas cada vez mais “herméticas” estes pontos tornam-se mais críticos porque quaisquer “pequenas” falhas é onde vão aparecer os problemas.
    E discordo de si neste caso. não acho que seja preciosismo nesta situação.
  17.  # 17

    Colocado por: Atlas EurobuildPorque não é?, trata-se de um caixilho de PVC, e a pedra está afastada uma da outra em quase toda a construção do caixilho.


    Colocado por: Atlas EurobuildQuanto ao corte térmico, creio estar perfeitamente tratado.

    Corte térmico da pedra sem qualquer dúvida mas isso não faz de todo com eficiência o corte térmico da pedra. Não são esses 10mm (!!) que vão garantir a descontinuidade na pedra, a não ser que tivesse por exemplo uma das vossas soleiras térmicas. Nesse caso não existiria mesmo qualquer transferência de energia por condução.
  18.  # 18

    Colocado por: SEEING


    Corte térmico da pedra sem qualquer dúvida mas isso não faz de todo com eficiência o corte térmico da pedra. Não são esses 10mm (!!) que vão garantir a descontinuidade na pedra, a não ser que tivesse por exemplo uma das vossas soleiras térmicas. Nesse caso não existiria mesmo qualquer transferência de energia por condução.


    10mm onde?
  19.  # 19

    Gil e SEEING

    não se arranja por ai um corte com isso devidamente correto na vossa otica? era mais fácil perceber.
  20.  # 20

    Colocado por: marco1Gil e SEEING, não se arranja por ai um corte com isso devidamente correto na vossa otica? era mais fácil perceber.

    Num optica de instalação em túnel.

    onde em vez da chapa metálica (traço negrito da esquerda) leva a pedra ornamental.

    Depois pode haver mais ou menos barreiras a dobrar no tosco.
 
0.0223 seg. NEW