Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a desenvolver o projecto de arquitectura para a construção da minha futura casa. Estive em algumas reuniões com os arquitectos e eventualmente chegámos a um resultado satisfatório.

De seguida os arquitectos começaram o trabalho de instrução. Passado sensivelmente 1 mês enviaram-me todos os documentos necessários para o pedido dar entrada na Camara.

Fui verificar todos os documentos e constatei que a implantação da casa tinha sido alterada sem o meu conhecimento.

Caso tivesse entregue os ficheiros na Camara, iria estar a licenciar um projecto que não teve a minha aprovação. Pergunto se este é um comportamento tipico entre arquitectos.

Agradeço qualquer feedback
  2.  # 2

Já os questionou sobre esse facto?

É obvio que os projetos a entregar tem de ter a aprovação do requerente. Alterações dessa monta, carecem de eclarecimentos por parte destes ao DO, Qual foi o motivo que presidiu a alteração da implantação? foi erro da versão entegue/ desenvolvida, ou por imposição legal para cumprimento de parametros?
  3.  # 3

Independentemente do motivo que levou a essa alteração, a mesma não deveria ter sido feita sem prévio conhecimento do Dono de obra.
    Um dos técnicos desse projeto está certamente a assumir a coordenação do mesmo, peça a esse técnico não só a justificação do motivo que levou à alteração mas acima de tudo a justificação para o facto de não ter sido informado de tal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rubenp3
  4.  # 4

O motivo foi-me explicado depois de eu questionar.

A implantação da casa não cumpria com o afastamento a uma linha de água. Os arquitectos assumiram que o distanciamento seria de 5m, mas na verdade são 10m. É lamentavel que após tantos meses, só agoram tenham reparado, foi um erro, até ai eu compreendo.

Achei muito pouco profissional não terem assumido o erro e terem feito a alteração da implantação sem me avisarem.
  5.  # 5

Colocado por: rubenp3Achei muito pouco profissional não terem assumido o erro e terem feito a alteração da implantação sem me avisarem.
    Era a ver se passava sem ninguém dar conta :).

Provavelmente o técnico que deveria coordenar a troca de informações consigo, falhou na sua missão, e por algum mal entendido, assumiram que o assunto já tinha sido discutido.
  6.  # 6

Certo, mas se tinha mesmo que ser. Dito ou não dito, "ganhava" as mesmas.
    Mas entendo, não foi lá muito ético não o terem informado antecipadamente do "problema".
  7.  # 7

Colocado por: rubenp3Achei muito pouco profissional não terem assumido o erro e terem feito a alteração da implantação sem me avisarem

Erros e falhas só não acontecem a quem não faz nada.
    Ainda que apenas tivessem detetado essa falha já na reta final do projeto, seria um sinal de responsabilidade profissional terem-lhe dado de imediato nota dessa falha e discutido consigo a proposta para a resolver.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zemvpferreira
  8.  # 8

Existe uma quebra bastante significativa da minha confiança perante os arquitectos. Não quero nem tenho capacidade para andar a fiscalizar o trabalho deles.

Como proceder daqui para a frente?
  9.  # 9

Colocado por: rubenp3Não quero nem tenho capacidade para andar a fiscalizar o trabalho deles.

Como proceder daqui para a frente?

Se tiver margem orçamental, contrate desde já uma equipa de fiscalização que tenha serviços de assessoria técnica.
    O técnico que assumir essa assessoria será o seu braço direito na gestão de todo o processo até ao final da obra.
    Tipos de assessoria que podem fazer a diferença no sucesso do projeto
    Assessoria técnica na coordenação e otimização dos projetos
    Assessoria técnica e administrativa na consignação da empreitada
    Assessoria técnica e administrativa na gestão da empreitada
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  10.  # 10

Afastamentos inferiores a 10m de linhas de água, carecem de aprovação da APA.

Se os arquitectos fizeram o pedido de consulta à APA, certamente devem ter recebido um parecer negativo desta entidade e por esse motivo viram-se obrigados a alterar a implantação, no entanto o facto de não terem informado o DO dessa alteração, é uma falha profissional muito grande.
    Se os arquitectos implantaram a construção a menos de 10m sem consultar a APA, então foi pura incompetência dos mesmos e quando se aperceberam do erro, não tiveram coragem de explicar a situação ao DO, alterando assim a implantação sem informarem o mesmo.

Só vejo estas duas probabilidades para explicar tal acontecimento.
    Mas uma explicação do sucedido é o mínimo que se pedia a esses "profissionais" e perguntar se foi feita a devida consulta à APA!
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  11.  # 11

Perante uma falha dessas? Passava-me da marmita, não pagava mais um tusto que fosse. Conforme o trabalho despachado até agora, pedia ou não o reembolso dos pagamentos já feitos. Queixa na Ordem e toca a encontrar outro atelier para começar do zero ou continuar o projecto.

A incompetência tem remédio, a desonestidade é doença incurável. Não trabalhe com pessoas em quem não pode confiar.
    Concordam com este comentário: master_chief
  12.  # 12

Já agora aproveito também para o informar que é possível alterar o traçado natural de curso de água existente, com a devida aprovação da APA.

Se a nova implantação da moradia não for do seu agrado e se a linha de água for de reduzidas dimensões (algo que não envolva grandes custos), pode sempre propor à APA a alteração do seu traçado natural, cumprido com as devidas regras que a APA impõe para este efeito como é óbvio.

Em terrenos pequenos/estreitos muitas vezes tem de se recorrer a este método para conseguir implantar a construção no mesmo, ou dentro da área urbana.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira, rubenp3
  13.  # 13

Colocado por: zedasilva

Se tiver margem orçamental, contrate desde já uma equipa de fiscalização que tenha serviços de assessoria técnica.
    O técnico que assumir essa assessoria será o seu braço direito na gestão de todo o processo até ao final da obra.
    Tipos de assessoria que podem fazer a diferença no sucesso do projeto
    Assessoria técnica na coordenação e otimização dos projetos
    Assessoria técnica e administrativa na consignação da empreitada
    Assessoria técnica e administrativa na gestão da empreitada
    Concordam com este comentário:zemvpferreira

A margem não é muita infelizmente. Quais são os valores expectáveis?
  14.  # 14

Colocado por: PauloSuJá agora aproveito também para o informar que é possível alterar o traçado natural de curso de água existente, com a devida aprovação da APA.

Se a nova implantação da moradia não for do seu agrado e se a linha de água for de reduzidas dimensões (algo que não envolva grandes custos), pode sempre propor à APA a alteração do seu traçado natural, cumprido com as devidas regras que a APA impõe para este efeito como é óbvio.

Em terrenos pequenos/estreitos muitas vezes tem de se recorrer a este método para conseguir implantar a construção no mesmo, ou dentro da área urbana.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zemvpferreira,rubenp3

O terreno é grande temos alguma margem de manobra. O principal problema é que é muito inclinado. Quanto mais me afastar da zona originalmente pensada, maior vai ser o muro de contenção necessário.
  15.  # 15

Colocado por: zemvpferreiraPerante uma falha dessas? Passava-me da marmita, não pagava mais um tusto que fosse. Conforme o trabalho despachado até agora, pedia ou não o reembolso dos pagamentos já feitos. Queixa na Ordem e toca a encontrar outro atelier para começar do zero ou continuar o projecto.

A incompetência tem remédio, a desonestidade é doença incurável. Não trabalhe com pessoas em quem não pode confiar.

Quais as consequências para os arquitectos em caso de queixa na ordem?
  16.  # 16

Colocado por: rubenp3A margem não é muita infelizmente. Quais são os valores expectáveis?

Por norma este tipo de serviços acabam por se pagar a eles proprios.

Colocado por: rubenp3O principal problema é que é muito inclinado.

Só aqui, uma boa assessoria pode pagar-se a ela própria e ainda o fazer poupar em obra umas boas dezenas de milhares.

Colocado por: rubenp3Quais as consequências para os arquitectos em caso de queixa na ordem?

Só com este tipo de falha, eu diria que nenhumas.
    Ainda que seja uma falha grave ao nível da ética profissional, não é relevante ao nível de prejuízos causados ao Dono de obra
  17.  # 17

rubenp3
    Antes de iniciar o projeto de arquitetura alguém lhe disse que tratando-se de um terreno na proximidade de uma ribeira era fundamental ter um estudo do solo?
    Sendo um terreno em declive, a que cota está o firme?
    Será que não tem ai zonas de aluvião?
    Qual o histórico de cheias nessa ribeira?
    Qual o nível freático do terreno?
  18.  # 18

Colocado por: rubenp3

Quais as consequências para os arquitectos em caso de queixa na ordem?

Nada demais, mas que fique registado com a autoridade que os regula. É um bom princípio. De qualquer modo diria que é essencial rever o trabalho que foi feito, caso tenham omitido/feito **** com mais alguma coisa.
  19.  # 19

Colocado por: zedasilvarubenp3
    Antes de iniciar o projeto de arquitetura alguém lhe disse que tratando-se de um terreno na proximidade de uma ribeira era fundamental ter um estudo do solo?
    Sendo um terreno em declive, a que cota está o firme?
    Será que não tem ai zonas de aluvião?
    Qual o histórico de cheias nessa ribeira?
    Qual o nível freático do terreno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rubenp3

Fiz uma escavação de teste, 1m de profundidade e encontrei solo duro. Ainda assim vou fazer um estudo geotécnico para melhor compreender os níveis da água.

O risco de cheias naquela zona é mesmo muito reduzido, a linha de água ainda desce 60m até encontrar o rio.
  20.  # 20

Colocado por: rubenp3Fiz uma escavação de teste, 1m de profundidade e encontrei solo duro. Ainda assim vou fazer um estudo geotécnico para melhor compreender os níveis da água

Excelente.
    Este estudo deve ser a base para todo o projeto, se necessário a arquitetura até deve ser reformulada para se adaptar a ele.
    O coordenador de projeto deve ser um técnico bastante interventivo no sentido de acuatelar que todos os projetistas estão a trabalhar em equipa e não cada um na sua quinta

0.0242 seg. NEW