Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia ,
    Gostaria informem se é aceitável que após colocar acão de registo serventia a um terreno o advogado mensalmente debite custos de chamadas telefónicas a 140 euros hora acrescer o IVA .
    O processo ja dura á cerca de um ano e se durar 4 ou 5 vai ser incomportável.
    Agradeço opiniões, sugestões e eventuais experiencias semelhantes
    Muito obrigado
  2.  # 2

Boa tarde,

Advogados e como restaurantes têm bom e barato ou caro.
    Sendo o meu irmão advogado e ser telefonicamente acho caro.
    Mas pode ter contratado o supra sumos dos advogados da sua zona.
    Ps: atenção que os advogados gostam de arrastar processos, faz parte🤑
  3.  # 3

Que chamadas telefónicas são essas?
    Ele envia a descriminação da duração das chamadas?
  4.  # 4

Colocado por: henriquesdasilvase é aceitável que após colocar acão de registo serventia a um terreno o advogado mensalmente debite custos de chamadas telefónicas a 140 euros hora acrescer o IVA .
    Se ele debita e você paga sem reclamar, é aceitável.
  5.  # 5

Qué diz o contrato?
    • RCF
    • 7 maio 2023

# 6

Colocado por: henriquesdasilvaGostaria informem se é aceitável que após colocar acão de registo serventia a um terreno o advogado mensalmente debite custos de chamadas telefónicas a 140 euros hora acrescer o IVA .
    O processo ja dura á cerca de um ano e se durar 4 ou 5 vai ser incomportável.

Será incomportável se continuar a fazer-lhe chamadas... contacte com ele apenas quando for necessário e indispensável e saiba que, se houver alguma novidade, terá ele a iniciativa de o contactar (ou, pelo menos, estabeleça isso assim com ele).
    A verdade é que, por regra, os advogados cobram cada chamada que recebem do cliente, mesmo que seja apenas para responder que não há novidades.
    Concordam com este comentário: bettencourt
  6.  # 7

Colocado por: RCFA verdade é que, por regra, os advogados cobram cada chamada que recebem do cliente, mesmo que seja apenas para responder que não há novidades.

Há uns anos um colega Arq. foi com o cliente e um Advogado a uma Câmara (fazer não sei o quê). No final, o cliente vira-se para o advogado e pergunta "quanto é que é?"... E o Arq. vira-se pó homem: "então e eu?"... Sendo que o Advogado basicamente só foi fazer figura de corpo presente, e quem resolveu a situação foi o Arq. No final, o cliente ainda sentiu que a brincadeira lhe saiu cara e meio "lixado" como o bitaite do Arq., pois teve que pagar aos dois, quando só contava com um pagamento.

Interessantíssimo o modo de como são as coisas. Os Artistas do sector da construção deviam começar a andar de gravata, ou a cobrar pelos telefonemas. Boa dica...

Até os agentes imobiliários são mais r€sp€itados. Não desfazendo advogados ou imobiliários... mas é de facto curioso. Talvez não haja tanto autodidata a defender-se em tribunal ou a escrever cartas pomposas. Se calhar é disso.

Quanto ao user autor do tópico, se faz parte do contrato, pague. Senão, negoceie.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • RCF
    • 9 maio 2023

# 8

Colocado por: N Miguel Oliveira

Há uns anos um colega Arq. foi com o cliente e um Advogado a uma Câmara (fazer não sei o quê). No final, o cliente vira-se para o advogado e pergunta "quanto é que é?"... E o Arq. vira-se pó homem: "então e eu?"... Sendo que o Advogado basicamente só foi fazer figura de corpo presente, e quem resolveu a situação foi o Arq. No final, o cliente ainda sentiu que a brincadeira lhe saiu cara e meio "lixado" como o bitaite do Arq., pois teve que pagar aos dois, quando só contava com um pagamento.

Interessantíssimo o modo de como são as coisas. Os Artistas do sector da construção deviam começar a andar de gravata, ou a cobrar pelos telefonemas. Boa dica...

Até os agentes imobiliários são mais r€sp€itados. Não desfazendo advogados ou imobiliários... mas é de facto curioso. Talvez não haja tanto autodidata a defender-se em tribunal ou a escrever cartas pomposas. Se calhar é disso.

Quanto ao user autor do tópico, se faz parte do contrato, pague. Senão, negoceie.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

São coisas diferentes. Ambas atividades respeitáveis, mas praticadas de forma diferente.
    Por regra, com o arquiteto, paga-se o projeto, no todo. É estabelecido, previamente, o valor para a realização de todo o projeto, até à sua aprovação. Naturalmente, esse valor, total, inclui os necessário contactos para a realização e aprovação do projeto.
    Por regra, com o advogado não é assim, não sendo estabelecido, previamente, um valor para todo o processo. O cliente pagará por cada ação do advogado, sendo que este não lhe consegue dizer, previamente, qual o custo total do processo. A imprevisibilidade é substancialmente maior.
  7.  # 9

.
  8.  # 10

Colocado por: RCFA imprevisibilidade é substancialmente maior.

Infelizmente... na área dos estudos e projecto a coisa não é assim tão previsível quanto se gostaria.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  9.  # 11

Colocado por: Pedro BarradasInfelizmente... na área dos estudos e projecto a coisa não é assim tão previsível quanto se gostaria.

Imprevisibilidade é a essência da arte de projectar. Não fosse assim, não era preciso planear, prever, evitar, etc... Era só executar.

Não censuro os Advogados, até aplaudo.
  10.  # 12

Colocado por: N Miguel OliveiraNão censuro os Advogados, até aplaudo.
    Por outro lado dá-lhes imenso jeito arrastar os processos...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 13

Colocado por: HAL_9000Por outro lado dá-lhes imenso jeito arrastar os processos...

Como aos trabalhadores que cobram à hora.
  12.  # 14

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Como aos trabalhadores que cobram à hora.
    Exacto. Daí que enquanto consumidor de um serviço, acho mais transparente a modalidade de orçamento.
    Mas dependendo das situações, há lugar a ambos.
    Agora os advogados é um facto, nunca há orçamentos. Uma pessoa se precisa e recorrer à justiça, na verdade nunca sabe quanto vai gastar.
  13.  # 15

Colocado por: HAL_9000Exacto. Daí que enquanto consumidor de um serviço, acho mais transparente a modalidade de orçamento.
    Mas dependendo das situações, há lugar a ambos.
    Agora os advogados é um facto, nunca há orçamentos. Uma pessoa se precisa e recorrer à justiça, na verdade nunca sabe quanto vai gastar.

Há advogados que oferecem um orçamento aproximado de todo o processo, mas é como os empreiteiros, podem haver sempre derrapagens inesperadas.
  14.  # 16

Colocado por: PickaxeQue chamadas telefónicas são essas?

talvez a questão mais pertinente.... imaginemos que o caro henriquesdasilva é daquelas pessoas que está constantemente e insistentemente a telefonar por tudo e por nada... talvez seja uma dica do advogado para o parar de fazer.
  15.  # 17

Há clientes que não tem noção.. tenho uma cliente que tive de cortar... era mails tipo "Chat", para tudo e por nada... O pior é que ia rebuscar assuntos já abordados e resolvidos.. se fosse cobrado cada "esclarecimento", cada minuto gasto nisso. Já não abusavam.
    Os técnicos tem mais coisas em mão e não podem estar sempre neste registo, é depois, não se faz nada, pulando de assunto em assunto.

Em tempos também tive, de refrear chamadas de outros, era a qq hora da semana / fim de semana ou da noite. As pessoas também tem a sua vida pessoal e necessitam desse espaço. eu pelo menos necessito. Há que compartimentar as actividades.

eu tento não enviar nem mails, nem mensagens fora de horas ( a menos que seja mesmo um assunto de grande interesse e urgência). Também agradeço que tenham a mesma delicadeza comigo.
    (Desabafo)
    Concordam com este comentário: HAL_9000, sisu, ADROatelier
  16.  # 18

Colocado por: Pedro BarradasHá clientes que não tem noção.. tenho uma cliente que tive de cortar... era mails tipo "Chat", para tudo e por nada... O pior é que ia rebuscar assuntos já abordados e resolvidos.. se fosse cobrado cada "esclarecimento", cada minuto gasto nisso. Já não abusavam.
    Os técnicos tem mais coisas em mão e não podem estar sempre neste registo, é depois, não se faz nada, pulando de assunto em assunto.

Em tempos também tive, de refrear chamadas de outros, era a qq hora da semana / fim de semana ou da noite. As pessoas também tem a sua vida pessoal e necessitam desse espaço. eu pelo menos necessito. Há que compartimentar as actividades.

eu tento não enviar nem mails, nem mensagens fora de horas ( a menos que seja mesmo um assunto de grande interesse e urgência). Também agradeço que tenham a mesma delicadeza comigo.
    (Desabafo)

Sem dúvida alguma que tem razão há clientes que abusam e muito.
    Até acho que saiu uma lei qualquer ou pelo menos ouvi falar que o patrão não pode incomodar o Funcionario fora de hora nem por email nem por chamada.
    Um dos meus filhos trabalha numa multinacional em que a partir das 18:30h todos os emails enviados e recebidos ficam suspensos até as 7:00h do dia útil a seguir.
    Acho bem o pessoal também precisa de horas de descanso.
    Por isso da jeito ter número pessoal e empresarial sendo este último só ligado durante o horário laboral assim acabavam os abusos.
  17.  # 19

Colocado por: PickaxeQue chamadas telefónicas são essas?
    Ele envia a descriminação da duração das chamadas?

Sim com duração e destino . E são chamadas feitas por ele ,não de mim para ele .
  18.  # 20

Colocado por: Pedro BarradasHá clientes que não tem noção.. tenho uma cliente que tive de cortar... era mails tipo "Chat", para tudo e por nada... O pior é que ia rebuscar assuntos já abordados e resolvidos.. se fosse cobrado cada "esclarecimento", cada minuto gasto nisso. Já não abusavam.

(Desabafo)
    Meu caro ,já por isso e sabendo o preço minuto ,nem quero conversas .

0.0212 seg. NEW