Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estão a preparar o terreno para depois levar cubo granito 11x11 com 6cm de altura (cortado) para acesso à garagem. Ao lado desta calçada levará, em grande parte do trajeto, 50cm de relva junto aos muros.

    1. Qual deverá ser a base para levar este cubo de forma a não ter deformações, uma vez que os carros vão passar todos os dias?

    2. Para fazer esta separação entre o cubo e relva será preciso cinta de betão/suporte) em todo o desenho a volta do cubo?

    3. A rampa de descida tem contacto de terra com o capoto, qual a melhor forma de fazer esta separação? o capoto já esta terminado com primário e a fundação com asfalto e tela pitonada, qual a melhor forma de proteger a parede da casa da humidade?

    Obrigado
      IMG_3369.jpeg
      IMG_3370.jpeg
      IMG_3368.jpeg
    • snob
    • 7 maio 2023 editado

     # 2

    Colocado por: reator221. Qual deverá ser a base para levar este cubo de forma a não ter deformações, uma vez que os carros vão passar todos os dias?


    Os calceteiros que tenho visto a trabalhar usam pedra brita 0. E depois as juntas devem ser bem feitas. Ainda tem aí muito lixo que poderá ter de sair. Contudo, a questão tem mais a ver com a capacidade técnica do calceteiro. Se for bom, saberá como executar o trabalho de forma a não ter problemas.
    Se necessitar tenho o contacto de um bom calceteiro, com muitos anos de experiência, que trabalha na zona de Braga, Guimarães e Barcelos.

    Colocado por: reator222. Para fazer esta separação entre o cubo e relva será preciso cinta de betão/suporte) em todo o desenho a volta do cubo?


    Na minha opinião, sim. Por exemplo uma guia em cimento, há umas finas específicas para jardim, veja na cimenteira do Louro. Ou então, uma guia em granito, ou aço corten. Há muitas opções, isto tem mais a ver com o gosto de cada um.

    A 3. questão não sei ;)

    Continuação de boa obra
  2.  # 3

    Colocado por: snob

    Os calceteiros que tenho visto a trabalhar usam pedra brita 0. E depois as juntas devem ser bem feitas. Ainda tem aí muito lixo que poderá ter de sair. Contudo, a questão tem mais a ver com a capacidade técnica do calceteiro. Se for bom, saberá como executar o trabalho de forma a não ter problemas.
    Se necessitar tenho o contacto de um bom calceteiro, com muitos anos de experiência, que trabalha na zona de Braga, Guimarães e Barcelos.



    Na minha opinião, sim. Por exemplo uma guia em cimento, há umas finas específicas para jardim, veja na cimenteira do Louro. Ou então, uma guia em granito, ou aço corten. Há muitas opções, isto tem mais a ver com o gosto de cada um.

    A 3. questão não sei ;)

    Continuação de boa obra


    O calceteiro será contratado pela empresa que me está a fazer a construção e por isso não tenho grande controlo. O eng da empresa antes de ir de férias pediu aos trolhas para fazer uma cinta em ferro e betão feito em obra em todo o desenho que separa a terra/relva da calçada. Depois foi lá o calceteiro e disse que não era preciso pois da forma como eles trabalhavam ficaria com bom suporte e não precisava dessa cinta.

    O lixo foi quase todo removido. É quase só terra e restos de tijolo e cimento, mas penso que vai levar brita é uma mistura de cimento/areia por cima antes de levar com po de pedra e cubo com juntas de cimento. O caimento das águas estão para a terra que tem dreno por baixo e no fim do caimento tem caixa de água pluviais e mais dois drenos, um na esquina final e outro na entrada toda da garagem.

    O que quero fazer é igual a imagem:
    Concordam com este comentário: snob
      IMG_3374.jpeg
    • RCF
    • 7 maio 2023

     # 4

    Colocado por: reator22Estão a preparar o terreno para depois levar cubo granito 11x11 com 6cm de altura (cortado) para acesso à garagem. Ao lado desta calçada levará, em grande parte do trajeto, 50cm de relva junto aos muros.

    1. Qual deverá ser a base para levar este cubo de forma a não ter deformações, uma vez que os carros vão passar todos os dias?

    calçada apenas com 6cm de espessura e para levar com carros em cima, será conveniente que tenha uma base em betão armado (8 a 10 cm de betão com malha sol), de modo a evitar deformação.
    Se aplicar essa calçada diretamente sobre o solo, é muito provável que haja deformações, levando com carros em cima.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 5

    Colocado por: RCF
    calçada apenas com 6cm de espessura e para levar com carros em cima, será conveniente que tenha uma base em betão armado (8 a 10 cm de betão com malha sol), de modo a evitar deformação.
    Se aplicar essa calçada diretamente sobre o solo, é muito provável que haja deformações, levando com carros em cima.


    Penso que levará mas vou confirmar..
  4.  # 6

    Colocado por: reator22

    Penso que levará mas vou confirmar..


    Por cima da camada de terra e pedra da imagem afinal vai levar tout venant que será humedecido e compactado com máquina vibratória. Depois levará po de pedra para acentar o cubo com cimento.

    É o procedimento normal?
    • RCF
    • 8 maio 2023

     # 7

    Colocado por: reator22

    Por cima da camada de terra e pedra da imagem afinal vai levar tout venant que será humedecido e compactado com máquina vibratória. Depois levará po de pedra para acentar o cubo com cimento.

    É o procedimento normal?

    para levar com carros por cima, poderá ser pouco... e a calçada poderá deformar
  5.  # 8

    Boa tarde, tenho a certeza que vai deformar, com esse procedimento.
  6.  # 9

    Também depende do que está por baixo do tour-venant.

    Se a camada por baixo do tout-venant é solo saibroso original (sem aterro) isso deverá ser suficiente se você impedir que entre água por baixo dos paralelos.

    Se o tout-venant foi aplicado em cima de camada de aterro (menos de 4 anos) ou em cima de solo arenoso (preto) o melhor é fazer como indica o RCF.
  7.  # 10

    Colocado por: Na_mouchTambém depende do que está por baixo do tour-venant.

    Se a camada por baixo do tout-venant é solo saibroso original (sem aterro) isso deverá ser suficiente se você impedir que entre água por baixo dos paralelos.

    Se o tout-venant foi aplicado em cima de camada de aterro (menos de 4 anos) ou em cima de solo arenoso (preto) o melhor é fazer como indica o RCF.


    Por baixo tem muito entulho de cimento e pedra misturado com alguma terra.. mas grande parte é sólido, entulho (tijolo, cimento, pedra)..

    Levará tout venant misturado com brita.. camada de 5 a 12cm.. o bloco vai ser acente em cima de pó de pedra mas junto com cimento. Pode entrar alguma alguma água não não será muita pois ficará selado pelo cimento.
  8.  # 11

    O que acham que fica melhor? Acabamento como está na foto com beira de granito ou usar apenas um guia de ferro de 4mm?

    O arquiteto diz que fica melhor só com guia de ferro.. até fica mais barato, mas consigo visualizar!
      IMG_3312.jpeg
    • RCF
    • 8 maio 2023

     # 12

    Colocado por: reator22Por baixo tem muito entulho de cimento e pedra misturado com alguma terra.. mas grande parte é sólido, entulho (tijolo, cimento, pedra)..

    Portanto, não é uma matéria uniforme... o que quer dizer que é expectável que não resista de forma uniforme às cargas, tendo como resultado a possível deformação.
  9.  # 13

    Colocado por: reator22O que acham que fica melhor? Acabamento como está na foto com beira de granito ou usar apenas um guia de ferro de 4mm?

    O arquiteto diz que fica melhor só com guia de ferro.. até fica mais barato, mas consigo visualizar!
      IMG_3312.jpeg


    Eu até que gosto mais da guia em ferro, mas é uma questão de gostos.
  10.  # 14

    Eu acho mais graça à guia em ferro.
    Quanto ao assentamento, se assumir desde já que pode vir a deformar e viver bem com isso é uma possibilidade.
    Se deformar muito em 1 ou 2 pontos apenas sempre pode levantar a pedra, encher e voltar a pôr. Tem é que ter noção que isso pode acontecer
  11.  # 15

    Colocado por: LrLisboaEu acho mais graça à guia em ferro.
    Quanto ao assentamento, se assumir desde já que pode vir a deformar e viver bem com isso é uma possibilidade.
    Se deformar muito em 1 ou 2 pontos apenas sempre pode levantar a pedra, encher e voltar a pôr. Tem é que ter noção que isso pode acontecer


    O arquitecto acha o mesmo.. achei que com granito ficaria mais “requintado” mas confesso que estou aberto a algo mais moderno..
  12.  # 16

    Colocado por: LrLisboaEu acho mais graça à guia em ferro.
    Quanto ao assentamento, se assumir desde já que pode vir a deformar e viver bem com isso é uma possibilidade.
    Se deformar muito em 1 ou 2 pontos apenas sempre pode levantar a pedra, encher e voltar a pôr. Tem é que ter noção que isso pode acontecer


    Ainda tem um descida na primeira parte onde está o carro .. colocar betão seria uma fortuna. Os empreiteiros é aos milhares sempre que peço alteração, sinto que até lhes dá jeito para me cobrarem ..
  13.  # 17

    já agora, no projeto para a camara foi alguma solução?
  14.  # 18

    Se não levar pelo menos 10cm de concreto armado, tenho a certeza que com o passar dos anos, o piso irá ceder, é uma certeza.
  15.  # 19

    Colocado por: marco1já agora, no projeto para a camara foi alguma solução?


    A solução para as câmeras passa sempre por levar cubo com areia só. As camera obriga a levar cubo de forma a ser absorvido pela própria superfície. Portanto para a câmera deverá ter ido igual como se faz nas estradas, mas não sei!
  16.  # 20

    Colocado por: bonecSe não levar pelo menos 10cm de concreto armado, tenho a certeza que com o passar dos anos, o piso irá ceder, é uma certeza.


    Penso que esta solução do tout venant é a mais usada cá na zona. Todos dizem aguentar bem… mas sabemos que nem sempre é assim.

    O que posso controlar neste momento é a aplicação tout venant .. mais menos quantidade e tentar exigir um cilindro em vez de máquina vibratória. Fará muita diferença entre uma máquina e a outra?
 
0.0238 seg. NEW