Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a estudar a construção de uma casa de até 100m2, um open space com mezanine, em princípio.

    Neste momento, ao avaliar o espaço que preciso para arrumação vs espaço de habitação, quero quantificar a diferença de custo de uma lage para assentar uma casa de madeira (cerca de 90-100m2) ou uma meia cave (talvez 1m acima do solo e 1,5m abaixo) com menor área, de 70m2, onde assentaria uma casa de madeira.

    A ideia é reduzir o tamanho final da casa, deslocando para a cave o espaço necessário para arrumação e "oficina", aproveitando para garagem, arrumação de lenha etc.

    Falaram-me em preços de 80-100€ para a lage ( o que daria para 100m2 entre 8.000€ e 10.000€), mas não tenho noção de quando poderá ficar uma meia-cave sem acabamentos em especial, com 70m2 e 1,5m abaixo da cota / 1m acima da cota.

    Agradeço ajuda quanto aos preços actuais para este tipo de estrutura.
  2.  # 2

    Ninguém contribui com uma ideia de preços de lage vs cave ou vs meia cave, nem assim por alto?
  3.  # 3

    Que tipo de terreno tem? Ate pode ser “obrigado” a fazer cave ou ser duro como tudo…
    Deve começar por ai…
    A laje tera sempre de fazer, é o chao da casa, e o chão da cave pode ser uma coisa mais simples…
    Quer dizer se for para assuntar daquelas barraquinhas de madeira costumam fazer um maciçozito as tres pancadas e pronto
  4.  # 4

    depende do projecto. e de todas as condicionantes. tem de avaliar isso com o autor do projecto de arquitectura, ponderar os pros e contras das soluções aplicáveis.
    Ponderar todas a valias... e assim decidir, pela opção de projecto que acharem ser a mais vantajosa.
  5.  # 5

    Obrigado a ambos, não tenho terreno nem projecto, ainda.

    Teria de ser sempre um terreno que permitisse essa opção.

    A minha ideia para já centra-se em comparar a opção de ter uma laje maior, por exemplo de 100 m2, com uma casa em cima que custe 1400€/m2, com uma solução de menor implantação, por ex. 70m2, onde "pouparia" 30 m2 x 1400€ da casa, investindo esse valor na tal cave ou meia cave.

    A questão é se menos 30m2 de laje e casa, digamos 30 x 1500€ ou seja 45.000€, dão para a tal cave ou meia cave de 70m2, se é que as contas fazem sentido, obviamente serão sempre contas por alto.

    Obrigado.
  6.  # 6

    esqueça. como quer comparar uma casa de 70m2 com uma de 100m2.
    Ainda se for uma casa com 100m2, no qual tem uma semi cave com 30m2 contra uma casa de 100m2+30m2 de garagem tudo térreo...

    Um terreno plano é sempre mais barato construir. Comece por aqui.
  7.  # 7

    Não tem o terreno e já está a pensar onde consegue poupar para construir uma cave/ meia cave? Qual é a logica disso. Só se for um sonho seu em ter uma cave, fora isso não estou a ver porque é que alguém faria isso.
  8.  # 8

    Uma cave pode ser bom negócio num terreno inclinado ou num terreno mole, num terreno plano e firme não me parece…
    Mas se ainda nao tem terreno acho que mais vale pensar no tipo de casa que quer e arranjar um terreno nesse sentido…
  9.  # 9

    Obrigado a todos pelas respostas.
  10.  # 10

    Caríssimos,

    Encontro-me em situação semelhante.

    Tenho terreno com declive praticamente nulo, e pretendo construir moradia térrea com cerca de 200m2 de área bruta.

    Encontro-me em fase inicial do projeto a trocar ideias sobre áreas e disposição dos espaços com o arquiteto.

    Idealmente pretendo cave subterrânea para garagem de 2/3 carros, arrumos, pequena zona de oficina e zona tecnica dos equipamentos da moradia.

    Peço a vossa ajuda sobre o valor espectável entre cave, ou meia cave, ou nenhuma cave.

    Parto dos seguintes pressupostos:

    A cave será para ficar praticamente em bruto, paredes e chão em betão.

    Cave ampla, apenas com divisão para a zona técnica.

    Tenho acesso a máquina giratória, pelo que não considerem o valor do desaterro.

    Obviamente que não preciso de 200m2 de cave. Mas atendendo à necessidade de sapatas e desvão. Qual é o custo aspectável de cave com a mesma área do piso térreo, ou de apenas (100m2) meia cave.

    Cumprimentos.
  11.  # 11

    Colocado por: NalotilQual é o custo aspectável de cave com a mesma área do piso térreo, ou de apenas (100m2) meia cave.
    A diferença entre uma e outra solução são uns trocos.
 
0.0084 seg. NEW