Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Peço desde já desculpa no caso de a pergunta ser estupida mas se me conseguirem ajudar a tirar macaquinhos do sotão agradeço.

    Bom, ontem apanhei um susto. O meu termoacumulador rachou por baixo e começou a verter água. Felizmente estava em casa e apercebi-me a tempo. Ja substitui por um novo (Vulcano 80L) que foi instalado por um técnico.

    Contudo em conversa com um amigo ele disse-me que tive sorte porque o termo acumulador poderia ter explodido e mostrou-me umas noticias de duas famílias que ficaram desalojadas devido é explosão de um equipamento destes.

    A minha questão é, quais os cuidados que devo ter para garantir que isto não acontece?

    Pelo que fui lendo devo chamar cá um técnico de 2 em 2 anso para fazer a manutenção e uma vez por mês abrir a valvcula de segurança por uns segundos.

    Existe mais alguma coisa que seja aconselhável. Desculpem as perguntas mas não percebo nada disto e fiquei bastante preocupado.

    PS: Trata-se de um termo acumulador elétrico.
  2.  # 2

    Imaginando que o termoacomulador apenas tem água a 70-80°C, não terá nenhuma explosão significativa.
    Para ter uma explosão dessa magnitude a água teria que estar muito perto do ponto de ebulição e o reservatório com alguma pressão, a água quando passa do estado líquido para o estado gasoso expande cerca de 1600 vezes.

    Para prevenir problemas graves, existem grupos de segurança que devem ser instalados e mantidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao71
  3.  # 3

    Colocado por: Joao71

    Pelo que fui lendo devo chamar cá um técnico de 2 em 2 anso para fazer a manutenção e uma vez por mês abrir a valvcula de segurança por uns segundos.




    Sim, passará por isso...

    Tudo depende de uma boa válvula de segurança e sua manutenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao71
  4.  # 4

    Colocado por: Joao71Pelo que fui lendo devo chamar cá um técnico de 2 em 2 anso para fazer a manutenção e uma vez por mês abrir a valvcula de segurança por uns segundos.

    Existe mais alguma coisa que seja aconselhável

    Estava eu bem lixado ( depenado da carteira), se fosse fazer isso!.
    Caro João, partindo do pressuposto que o equipamento está devidamente instalado. so tem de fazer as acções de manutenção constantes do manual do seu equipamento.
    é realmente importante verificar a operacionalidade da válvula de segurança e verificar o aspecto geral da instalação, pelo menos 1x /Mês.

    Boa sorte e não faça disto um drama... Pois não o é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao71
  5.  # 5

    Colocado por: rjmpiresImaginando que o termoacomulador apenas tem água a 70-80°C, não terá nenhuma explosão significativa.
    Para ter uma explosão dessa magnitude a água teria que estar muito perto do ponto de ebulição e o reservatório com alguma pressão, a água quando passa do estado líquido para o estado gasoso expande cerca de 1600 vezes.

    Para prevenir problemas graves, existem grupos de segurança que devem ser instalados e mantidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao71


    Tem alguma sugestão sobre formas de melhorar a segurança do equipamento ou pode-me indicar algum sitio onde possa ler mais sobre o assunto?

    O termoacumulador tem uma temperatura máaxima de 65ºC. Neste momento está no nivel 4 de 6 pelo que assumo que esteja a rondar os 50º +-. Eu fiquei logo preocupado sobretudo quando não percebo absolutamente nada do assunnto.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    Estava eu bem lixado ( depenado da carteira), se fosse fazer isso!.
    Caro João, partindo do pressuposto que o equipamento está devidamente instalado. so tem de fazer as acções de manutenção constantes do manual do seu equipamento.
    é realmente importante verificar a operacionalidade da válvula de segurança e verificar o aspecto geral da instalação, pelo menos 1x /Mês.

    Boa sorte e não faça disto um drama... Pois não o é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao71


    Obrigado, eu e as minhas paranoias :) !
  7.  # 7

    Colocado por: Joao71Tem alguma sugestão sobre formas de melhorar a segurança do equipamento ou pode-me indicar algum sitio onde possa ler mais sobre o assunto?

    Ouça, se está bem instalado, não há nada mais a fazer.
    Se a valvula de segurança abrir muitas vezes, pode ser devido a pressão excessiva na rede. pode eventualmente considerar instalar um redutor de pressão, regulado para os 2BAR

    em 25 anos de uso de TE, em diversas casas, com diversos modelos, nunca tive qq tipo de preocupações de maior, a não ser a substituição dos mesmos por corrosão, ao fim de 8 anos. em parte por não ter efectuado a substituição do ânodo de sacrifício.
    Concordam com este comentário: Joao71
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao71
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Se a valvula de segurança abrir muitas vezes, pode ser devido a pressão excessiva na rede. pode eventualmente considerar instalar um redutor de pressão, regulado para os 2BAR
    Concordam com este comentário:Joao71
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao71


    Mais uma vez muito obrigado. Sim penso que terei de fazer isso. A válvula de segurança pinga entre 10 a 20 min após banhos.

    Mais uma vez obrigado pela ajuda !
    • SrR
    • 9 maio 2023

     # 9

    Colocado por: Joao71Contudo em conversa com um amigo ele disse-me que tive sorte porque o termo acumulador poderia ter explodido e mostrou-me umas noticias de duas famílias que ficaram desalojadas devido é explosão de um equipamento destes.
    o seu amigo é um incendiário.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao71
  9.  # 10

    Colocado por: SrRo seu amigo é um incendiário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao71


    O que é certo é que as noticias eram reais. Claro que nunca sabemos muito bem as condições em que estavam os equipamentos.

    De qualquer forma já vi que estou a fazer filmes :)
  10.  # 11

    deve ser visto em sites tipo isto: www.noticias.br
  11.  # 12

    Colocado por: Joao71

    Tem alguma sugestão sobre formas de melhorar a segurança do equipamento ou pode-me indicar algum sitio onde possa ler mais sobre o assunto?

    O termoacumulador tem uma temperatura máaxima de 65ºC. Neste momento está no nivel 4 de 6 pelo que assumo que esteja a rondar os 50º +-. Eu fiquei logo preocupado sobretudo quando não percebo absolutamente nada do assunnto.

    Melhorar a segurança é sempre possível, mas o normal é esses sistemas já virem equipados com o grupo de segurança.
    Não pense em demasia sobre isso.
  12.  # 13

    Esclareçam me so mais uma coisa, existe algum sinal ao qual deva estar atento para verificar se o termoacumulador está em risco de explosão?

    Fiquei sismado com isto ao ponto de estar a ponderar mudar para outro sistema mais seguro, tem alguma sugestão?

    Peço desde já desculpa mas a minha compulsão obsessiva resolveu virar se para isto....
  13.  # 14

    Se ouvir um "tic tac, tic tac", fuja. 😅

    Falando um pouco a sério, se o TE for instalado por alguém que saiba o que está a fazer e se respeitar as normas de segurança, o risco será praticamente nulo.
    Concordam com este comentário: Joao71
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao71
  14.  # 15

    Colocado por: Vítor MagalhãesSe ouvir um "tic tac, tic tac", fuja. 😅

    Falando um pouco a sério, se o TE for instalado por alguém que saiba o que está a fazer e se respeitar as normas de segurança, o risco será praticamente nulo.


    Ahahaha 😊. Pois a questão é que eu não faço ideia se foi ou não bem instalado, veio cá uma pessoa por indicação de um amigo. aparentemente sim. Pelo menos a válvula de segurança funciona corretamente.
  15.  # 16

    Colocado por: Joao71

    Ahahaha 😊. Pois a questão é que eu não faço ideia se foi ou não bem instalado, veio cá uma pessoa por indicação de um amigo. aparentemente sim. Pelo menos a válvula de segurança funciona corretamente.

    Pode comprar um sensor de temperatura e pressão para o avisar se estiver demasiado alto algum dos valores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao71
  16.  # 17

    Para acontecer uma expansão catrastofica de um termiacumulador eléctrico tem que acontecer 3 avarias graves simultâneas e cumulativamente não haver água.

    O termostato tem que "colar" e deixar de desarmar por temperatura, o termostato de segurança igualmente não atuar e a válvula de segurança não abrir em simultâneo com inexistência de água, somente com todas as situações anteriores é que poderá existir risco de explosão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao71
  17.  # 18

    Colocado por: jorgealvesPara acontecer uma expansão catrastofica de um termiacumulador eléctrico tem que acontecer 3 avarias graves simultâneas e cumulativamente não haver água.

    O termostato tem que "colar" e deixar de desarmar por temperatura, o termostato de segurança igualmente não atuar e a válvula de segurança não abrir em simultâneo com inexistência de água, somente com todas as situações anteriores é que poderá existir risco de explosão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao71


    Pois isso parece me altamente improvável de acontecer. Muito obrigado pela explicação, hoje já devo dormir melhor.

    Muito muito obrigado !
  18.  # 19

    Aconteceu comigo algo semelhante, 17 jan 2023, 3 adultos na cozinha e ouvi um barulho muito estranho, de repente vi água a escorrer do topo do termoacumulador. Imediatamente desliguei a ficha e foi uma festa o resto do dia a esvaziá-lo e a vedar a entrada de mais água, penso que se ninguém o tivesse desligado, teria explodido...No dia seguinte foi a saga de procurar outro que coubesse no mesmo sítio e conseguir que o canalizador viesse acudir ao caso. Por enquanto tudo bem...
  19.  # 20

    Colocado por: mcc7Aconteceu comigo algo semelhante, 17 jan 2023, 3 adultos na cozinha e ouvi um barulho muito estranho, de repente vi água a escorrer do topo do termoacumulador. Imediatamente desliguei a ficha e foi uma festa o resto do dia a esvaziá-lo e a vedar a entrada de mais água, penso que se ninguém o tivesse desligado, teria explodido...No dia seguinte foi a saga de procurar outro que coubesse no mesmo sítio e conseguir que o canalizador viesse acudir ao caso. Por enquanto tudo bem...

    Para a próxima feche a entrada de água fria e abra uma torneira de água quente, facilita o processo.
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0219 seg. NEW