Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora viva a todos.
    Estou aqui com um pequeno "problema" que pode ter uma solução agradável ou menos agradável.
    Na futura suite existe dois elementos de caixilharia que fazem canto. 2.03m x 0.94m para ser mais preciso. Acontece que sendo zona de dormir e "outras coisas", os estores são algo essencial.
    Está claro que têm de ser 2 unidades independentes, guias fixas em um perfil quadrado um pouco mais largo que a caixilharia que vai ficar na junção dos dois elementos ou seja ao canto.
    A minha duvida é, qual a medida minima de apoio para a caixa de estores? Eu vou ter de fixar na laje de todas as formas, mas uma delas não tem qualquer hipotese de apoio visto estar contra um pilar.
    Aceito sugestões de melhoria para esta dor de cabeça...
      estores de canto.jpg
  2.  # 2

E agora que a malta ja acordou, uns conselhos...
  3.  # 3

que eles existem existem

estores de canto

penso que o melhor é ir falar com alguma casa especializada em estores e colocar a equipa tecnica a matar a cabeça. afinal foi para isso que lhes pagou.
  4.  # 4

Colocado por: pauloagsantosque eles existem existem

estores de canto

penso que o melhor é ir falar com alguma casa especializada em estores e colocar a equipa tecnica a matar a cabeça. afinal foi para isso que lhes pagou.

Que os há sei eu.
    Mas há ali meia duzia de detalhes que podem complicar a coisa. E queria deixar aquilo de forma a não me encherem a cabeça na hora de montar estores
  5.  # 5

Colocado por: pauloagsantose colocar a equipa tecnica a matar a cabeça. afinal foi para isso que lhes pagou.
    talvez, mas por norma não.. se pagou apenas o licenciamento nao lhes pagou para desenvolver projecto de execução e tratar destes detalhes. isso ficou a cargo dele e do construtor
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 6

Colocado por: antonylemostalvez, mas por norma não.. se pagou apenas o licenciamento nao lhes pagou para desenvolver projecto de execução e tratar destes detalhes. isso ficou a cargo dele e do construtor

Paguei a uns e outros quase para nada...não andasse eu de olho aberto e atento que já tinha lá tinha umas boas aberrações... mas pronto faz parte. Acho eu...
  7.  # 7

Olá, há alguma possibilidade de mudar aquele pilar de sitio? Ou encurtar o vão menor?

Já agora, assumindo que o vão maior seja o grande, não deveria ser esse a ir fazer o canto?

Serão eletricos?
  8.  # 8

Colocado por: BrunoS87Paguei a uns e outros quase para nada

Mas pagou alguma coisa pelo detalhe desse estore?
  9.  # 9

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá, há alguma possibilidade de mudar aquele pilar de sitio? Ou encurtar o vão menor?

Já agora, assumindo que o vão maior seja o grande, não deveria ser esse a ir fazer o canto?

Serão eletricos?

Olá. Mudar o pilar de sitio é impossivel pois acabei de fechar a casa ontem. Encurtar o vão menor só mesmo em ultimo caso.
    Somente fiz o desenho dessa forma pois o vão menor, uma vez que tem o pilar não vai ter margem para instalação de motor nesse lado, então achei que seria mais prudente a caixa de estores do vão mais pequeno sobrepor a do vão maior. Isto é ainda só mesmo desenho e ideias pois ainda não avancei com a instalação de nenhuma caixa, mas está para breve.
    Sim serão eletricos.
    Pagar, paguei a eng. e arquiteto. como toda a gente por projeto em geral. mas há detalhes que pelos vistos tenho de ser eu a pensar na solução pois de outra forma a obra pára indefinidamente.
  10.  # 10

isso bem estudado as caixas de estores ficam com a largura das janelas formando um canto aberto apenas com um pilarete no canto em material da propria caixilharia.
  11.  # 11

Colocado por: marco1isso bem estudado as caixas de estores ficam com a largura das janelas formando um canto aberto apenas com um pilarete no canto em material da propria caixilharia.

pois a ideia passa mesmo por aí. mas ao contrario dos restantes estores, estes vão ter de abrir de forma invertida para ficarem o mais próximos possivel da caixilharia, enquanto que a restante moradia vão ficar distanciados da caixilharia em cerca de 20cm.
  12.  # 12

Colocado por: BrunoS87achei que seria mais prudente a caixa de estores do vão mais pequeno sobrepor a do vão maior.

Depende do que quiser fazer. Se assume ombreiras em ambos os vãos é indiferente, mas se minimiza o canto com um perfil para as guias lateral o mais elegante possível, pois nesse caso, iria ter a parte maior (mais tapada) do lado do vão maior, o que poderia ficar feio.

Colocado por: BrunoS87Pagar, paguei a eng. e arquiteto. como toda a gente por projeto em geral. mas há detalhes que pelos vistos tenho de ser eu a pensar na solução

Ou seja, pagou um licenciamento, não pediu nem pagou nenhum detalhe de execução disso. Porque razão deveriam eles oferecer-lhe isso?
    Estas coisas eram bem mais simples de solucionar com antecedência, antes mesmo de contruir a sapata desse pilar. Agora não teria estas condicionantes, pois já construiu o pilar sem pensar neste pormenor.

Eu no seu lugar, se já escolheu quais serão os estores e caixilharias, falava com os técnicos e pedia um desenho de pormenor desse canto. Quanto mais tarde pior.
  13.  # 13

Colocado por: BrunoS87pois a ideia passa mesmo por aí. mas ao contrario dos restantes estores, estes vão ter de abrir de forma invertida para ficarem o mais próximos possivel da caixilharia, enquanto que a restante moradia vão ficar distanciados da caixilharia em cerca de 20cm.

Na minha opinião, preferia ter um canto com ombreiras (pilarete de 20x20) que inverter o sentido do funcionamento dos estores. Acho que nota-se mais essa diferença quando comparado com as outras janelas, que um canto mais "trambolho"...
    Concordam com este comentário: BrunoS87
  14.  # 14

Colocado por: pauloagsantosque eles existem existem

Tem alguma fotografia desse canto visto pelo exterior?

Colocado por: pauloagsantospenso que o melhor é ir falar com alguma casa especializada em estores e colocar a equipa tecnica a matar a cabeça. afinal foi para isso que lhes pagou.

Vai daí e parece que pagou "como toda a gente por um projecto geral"... Pelo que não espere que matem a cabeça num pormenor que não foi pago.

Colocado por: BrunoS87Pagar, paguei a eng. e arquiteto. como toda a gente por projeto em geral.
  15.  # 15

Dependendo do caso, podia puxar a caixilharia mais para fora, ou a caixa de estores mais para dentro... resultando num "perfil" ou "pilar" bastante mais esbelto. Soluções não faltam.
  16.  # 16

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Tem alguma fotografia desse canto visto pelo exterior?

Vai daí e parece que pagou "como toda a gente por um projecto geral"... Pelo que não espere que matem a cabeça por algo que não foi pago.

Posso estar errado, mas se sempre pedi estores nesse vão, e me disseram que era possivel, acho que devia ter pensado numa solução viavel antes de projetar janelas de canto. Mas pronto nada de grave. A coisa vai-se resolver de uma forma ou de outra.
  17.  # 17

Colocado por: N Miguel OliveiraDependendo do caso, podia puxar a caixilharia mais para fora, ou a caixa de estores mais para dentro... resultando num "perfil" ou "pilar" bastante mais esbelto. Soluções não faltam.

puxar a caixilharia mais para fora, estando todas as outras á face interior também não ia ser propriamente agradavel para os olhos.
  18.  # 18

Colocado por: BrunoS87Posso estar errado, mas se sempre pedi estores nesse vão, e me disseram que era possivel,

E estão certos... Possível é e soluções não faltam.
    Não pode é estar a queixar-se por não ter detalhe ou solução duma coisa não incluída no que pagou.

Colocado por: BrunoS87puxar a caixilharia mais para fora, estando todas as outras á face interior também não ia ser propriamente agradavel para os olhos.

As caixilharias já estão montadas? E só agora é que se pôs a pensar nos estores?
  19.  # 19

Colocado por: N Miguel Oliveira
    E estão certos... Possível é e soluções não faltam.
    Não pode é estar a queixar-se por não ter detalhe ou solução duma coisa não incluída no que pagou.

As caixilharias já estão montadas? E só agora é que se pôs a pensar nos estores?

Não companheiro, as caixilharias não estão montadas nem tão pouco aas caixas de estores. Ainda só existem os muros das fachadas e pouco mais. Pensar nos estores e nesse ainda em particular já ando a pensar há dois anos, so resolvi agora tentar ver se encontrava uma solução diferente ou melhor.
  20.  # 20

Eu tenho uma situação semelhante. Foi feito um pilar metálico galvanizado de 15x15. Os restantes são pilares de 20x20

0.0198 seg. NEW