Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Ainda não tive oportunidade de estudar o assunto. Mas pelas recomendações dos fabricantes e fichas técnicas dos equipamentos tenho a ideia de que este tipo de equipamentos não suportam muito bem o ligar e desligar de lâmpadas led.

Por exemplo, já nos foi passada a recomendação para até os contactores terem um calibre pelo menos 5 vez superior a corrente do circuito de lâmpadas led.

Ainda à pouco tempo, tivemos estive a fazer um caderno de encargos para substituição de uma luminárias de uns campos desportivos e na ficha técnica da luminária indicava me por exemplo que só podia ligar uma luminária led de 400W a um disjuntor de 10A curva C. Se fosse necessários ligar mais no mesmo circuito tinha de aumentar o calibre do disjuntor.

Em relação ao interruptor horário que normalmente utilizo, tens a indicação para a potência máxima de lâmpadas led. da imagem em anexo.

Colocado por: hangas

Estou curioso :) e gostaria de saber o porquê.

A meu ver, e em principio o relógio usará um contacto seco, pelo que o tipo de carga não terá muita influência sobre o mesmo. Só se que a carga seja bastante indutiva que possa potenciar um arco, ai percebo. Mas neste caso com luzes LED não acredito que mexa o ponteiro.

Dito isto, também tenho um Shelly para as luzes de jardim. Até porque tenho programações com base no por e nascer do Sol, e não horas fixas. Mas até é um Shelly 1PM cuja comutação é eletrónica e não tem contacto seco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, hangas
      Screenshot_2023-05-10-15-43-24-843_com.google.android.apps.docs-edit.jpg
  2.  # 22

Colocado por: ClioIIMeta lá a foto do contactor e eu faço-lhe um boneco.
  3.  # 23

4.  # 24

Contator

Aqui vai
  5.  # 25

Colocado por: Telhado

Contator

Aqui vai

https://ibb.co/8jkC3VB
  6.  # 26

O problema das lâmpadas LED não é serem indutivas, é exatamente o contrário, são altamente capacitivas, pelo menos no arranque. (*)

Contudo, existe na mesma um "derrating" da carga máxima: os valores máximos apresentados são para cargas puramente resistivas ou lá perto, como as lâmpadas de incandescência obsoletas.

(*) Nota para quem tiver curiosidade: o driver LED, seja ele interno ou externo à lâmpada, é antes de mais nada uma fonte de alimentação comutada. Isso significa que a primeira coisa que está ligada à alimentação é uma ponte retificadora seguida de um condensador generoso. Os contactos dos interruptores/relés/contactores sofrem com elevada sobrecorrente no momento em que o contacto fecha (por contraste, cargas indutivas põem mais degradação no momento do corte).
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, Bigmouse
  7.  # 27

Colocado por: Telhado

https://ibb.co/8jkC3VB

Fixe, mas meta a foto a apanhar o topo e o fundo de forma a ver os parafusos e as suas designações.
  8.  # 28

Colocado por: ClioII

Fixe, mas meta a foto a apanhar o topo e o fundo de forma a ver os parafusos e as suas designações.

Aqui vai julgo ser assim que quer
    https://ibb.co/jHSf073
  9.  # 29

Aqui vai:
      Relogio_e_contactor.png
  10.  # 30

Colocado por: ClioIIAqui vai:
      Relogio_e_contactor.png

Muito obrigado.
    Amanhã já vou experimentar e dou feedback.
    Espero não ficar chamuscado 😁
  11.  # 31

deixo a titulo de exemplo:

Afinal a luminária era de 1400W.

Colocado por: BigmouseAinda não tive oportunidade de estudar o assunto. Mas pelas recomendações dos fabricantes e fichas técnicas dos equipamentos tenho a ideia de que este tipo de equipamentos não suportam muito bem o ligar e desligar de lâmpadas led.

Por exemplo, já nos foi passada a recomendação para até os contactores terem um calibre pelo menos 5 vez superior a corrente do circuito de lâmpadas led.

Ainda à pouco tempo, tivemos estive a fazer um caderno de encargos para substituição de uma luminárias de uns campos desportivos e na ficha técnica da luminária indicava me por exemplo que só podia ligar uma luminária led de 400W a um disjuntor de 10A curva C. Se fosse necessários ligar mais no mesmo circuito tinha de aumentar o calibre do disjuntor.

Em relação ao interruptor horário que normalmente utilizo, tens a indicação para a potência máxima de lâmpadas led. da imagem em anexo.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,hangas
      Screenshot_2023-05-10-15-43-24-843_com.google.android.apps.docs-edit.jpg
      Captura de ecrã 2023-05-10 182226.png
    • eu
    • 10 maio 2023

# 32

Colocado por: hangas600W com cargas tendencialmente

Estamos a falar de LED, logo a potência é muito, muito inferior a isso.
  12.  # 33

Colocado por: ClioIIAqui vai:
      Relogio_e_contactor.png

Clioll mais uma vez obrigado está tudo a funcionar 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  13.  # 34

Obrigado pelo feedback. Tudo de bom.
  14.  # 35

Ainda relativamente à limitação dos contactores em relação à iluminação LED, deixo um link com informação técnica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, ClioII
  15.  # 36

Colocado por: BigmouseAinda relativamente à limitação dos contactores em relação à iluminação LED, deixo um link com informação técnica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII

Isto é exatamente o que eu indiquei no comentário #26 acima (https://forumdacasa.com/?CommentID=2053510).
    Claro que este PDF tem mais detalhe.

0.0223 seg. NEW