Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Ando aqui em bricolages e preciso da vossa ajuda para para me ajudar a instalar estes aparelhos
    Tenho um disjuntor de 16A e quero aplicar um Contactor 1P 20A da Efapel e um relógio da Efapel para ligar uns candeeiros exteriores.
    Podem me explicar o esquema de ligação?
  2.  # 2

Alguém que consiga ajudar?
  3.  # 3

Qual é a dúvida exatamente?
  4.  # 4

Colocado por: Telhadoum relógio da Efapel

Acho que o relogio da Efapel comanda 16A. Para umas luzes não precisa do contactor para nada..

Qualquer um destes comanda 16A
    https://www.efapel.pt/pt/produtos/modus-55/interruptores-hor-rios

É escolher um e ver o esquema de ligação na ficha técnica.
    https://www.efapel.pt/pt/informacoes-tecnicas/modus-55
  5.  # 5

Colocado por: ClioIIQual é a dúvida exatamente?

O disjuntor nas está instalado tinha reserva.
    Agora só preciso de saber como ligar o contactor e o relógio.
    Se calhar é a coisa mais simples mas não sou da área mas gosto de bricolages e queria ver se fazia isto.
    Se me puder fazer um esquema ou dizer o de ligo cada fio agradeço.
    Obrigado.
  6.  # 6

Colocado por: hangas

Acho que o relogio da Efapel comanda 16A. Para umas luzes não precisa do contactor para nada..

Qualquer um destes comanda 16A
    https://www.efapel.pt/pt/produtos/modus-55/interruptores-hor-rios

É escolher um e ver o esquema de ligação na ficha técnica.
    https://www.efapel.pt/pt/informacoes-tecnicas/modus-55

Na loja aconselharam me a colocar o contactor para não subcarregar o relógio.
    • eu
    • 10 maio 2023

# 7

Colocado por: TelhadoNa loja aconselharam me a colocar o contactor para não subcarregar o relógio.

Assim fizeram mais uma venda... ;)
    Concordam com este comentário: hangas
  7.  # 8

dependendo do tipo de carga também sou a favor de ter um contactor, principalmente se forem led's.

mas se no local tivesse ligação wifi, substituía o interruptor horário por um shelly.
  8.  # 9

Colocado por: TelhadoNa loja aconselharam me a colocar o contactor para não subcarregar o relógio.

Tenho um relogio a comandar um motor de uma piscina (700W)m faz mais de 25 anos, nunca berrou, não precisa do contactor para nada.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 10

Colocado por: Bigmousemas se no local tivesse ligação wifi, substituía o interruptor horário por um shelly.

concordo!
  10.  # 11

Colocado por: Bigmousedependendo do tipo de carga também sou a favor de ter um contactor, principalmente se forem led's.

mas se no local tivesse ligação wifi, substituía o interruptor horário por um shelly.

Colocado por: Bigmousedependendo do tipo de carga também sou a favor de ter um contactor, principalmente se forem led's.

Sim são leds.
  11.  # 12

Colocado por: Pedro Barradas
    Tenho um relogio a comandar um motor de uma piscina (700W)m faz mais de 25 anos, nunca berrou, não precisa do contactor para nada.

Pois acredito que sim mas como não percebo la comprei
  12.  # 13

Estou curioso :) e gostaria de saber o porquê.

A meu ver, e em principio o relógio usará um contacto seco, pelo que o tipo de carga não terá muita influência sobre o mesmo. Só se que a carga seja bastante indutiva que possa potenciar um arco, ai percebo. Mas neste caso com luzes LED não acredito que mexa o ponteiro.

Dito isto, também tenho um Shelly para as luzes de jardim. Até porque tenho programações com base no por e nascer do Sol, e não horas fixas. Mas até é um Shelly 1PM cuja comutação é eletrónica e não tem contacto seco.
  13.  # 14

Meta lá fotos os links das folhas técnicas para o podermos ajudar com as ligações.
  14.  # 15

Colocado por: ClioIIMeta lá fotos os links das folhas técnicas para o podermos ajudar com as ligações.

Clioll
    Obrigado envio os dados que pediu.

Contator 55020 2 NA da Efapel
    Do contactor não tem no site o link

Interruptor Horário 55501 ANL da Efapel
    https://www.efapel.pt/media/Interruptor-Hora-rio-de-1-Canal-Dia-rio-Semanal-Digital---55501-DIG---35-2018-291191-5fd0eff675f7f.pdf
  15.  # 16

No que toca ao relógio, pode seguir o esquema que está nessa folha, com a ressalva que quem colocou lá a imagem no documento devia levar um par de chapadas por ter deixado de fora uma ligação.

a) A fase que sai do disjuntor de protecção vai ao terminal L e também ao terminal 2;

b) O neutro da instalação vai ao terminal N;

c) O retângulo simboliza a carga, que pode ser o conjunto das lâmpadas em paralelo (não ultrapassar 600W em lâmpadas LED segundo o manual). Se preferir usar o contactor, o retângulo simboliza a bobina do contactor.
  16.  # 17

Colocado por: ClioIINo que toca ao relógio, pode seguir o esquema que está nessa folha, com a ressalva que quem colocou lá a imagem no documento devia levar um par de chapadas por ter deixado de fora uma ligação.

a) A fase que sai do disjuntor de protecção vai ao terminal L e também ao terminal 2;

b) O neutro da instalação vai ao terminal N;

c) O retângulo simboliza a carga, que pode ser o conjunto das lâmpadas em paralelo (não ultrapassar 600W em lâmpadas LED segundo o manual). Se preferir usar o contactor, o retângulo simboliza a bobina do contactor.

Sim vou usar o contactor se me poder explicar melhor agradeço pois ainda não percebi.
    Obrigado
  17.  # 18

Quanto ao contactor, a ficha técnica é escassa e não diz tudo. As imagens do contactor que se apanham na internet são muito más, o que é pena: na parte frontal do próprio contactor tem lá impresso o esquema de ligação. Eu tenho quase a certeza de que sei qual é, mas antes que induza alguém em erro, meta aí uma foto bem tirada do frontal do contactor.

Nota: o contactor é bipolar e pode interromper fase e neutro em simultâneo; isto é vantajoso para evitar o efeito de LED a cintilar e/ou com brilho reduzido. Já o relógio apenas corta fase, o que pode dar azo aos efeitos indesejáveis que mencionei.
  18.  # 19

Meta lá a foto do contactor e eu faço-lhe um boneco.
  19.  # 20

Colocado por: ClioIIc) O retângulo simboliza a carga, que pode ser o conjunto das lâmpadas em paralelo (não ultrapassar 600W em lâmpadas LED segundo o manual). Se preferir usar o contactor, o retângulo simboliza a bobina do contactor.

Isto se calhar explica a preocupação do Bigmouse. 600W com cargas tendencialmente indutivas pode estar perto do limite da formação de arco. (pouca distancia no contacto aberto?)

Mas isto também pederá ser uma preocupação nos Shelly com contacto seco. Talvez ainda pior visto que o relé do shelly é minusculo.

0.0218 seg. NEW