Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    O meu sogro doou um terreno ao meu namorado para construção de casa. No entanto, pelo que estivemos a pesquisar, antes sequer de ir à câmara, está o disponibilizado no site do município o Plano Diretor Municipal do nosso conselho, onde consta a localização do nosso terreno, classificado como rústico. A minha questão é: É vinculativo apenas consultar este plano diretor municipal online e tirar daí a ideia de construção, uma vez que está marcado no documento online como rústico ou a resposta junto da câmara poderá ser outra?

    Obrigada.
  2.  # 2

    Bem vinda MVC.

    Um terreno no PDM não é considerado "Rústico" isso será uma descrição de uma caderneta predial...
    Segundo o PDM a parcela deverá estar num terreno Urbano/urbanizável ou Agrícola, ou zona de expansão... ou zona florestal... um sem número de classificações.

    Umas permitem a edificação. Outras permitem com condicionantes, outras é melhor esquecer...
    Se quiser ponha um bocado desse PDM com o local do terreno e a CM onde entrega e talvez consigamos ajudar algo mais.


    Abr.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Qual é a o enquadramento do terreno, na carta de ordenamento e na de condicionantes do PDM?
    Depois de saber isto. Leia as regras aplicáveis que estão constantes do regulamento do PDM.

    O pdm, não estipula se o prédio é rústico ou urbano.
    Na dúvida em entender o enquadramento, consulte a câmara municipal - direito à informação. Ou marque um atendimento na câmara, ou pague uma consulta particular com um arquitecto.
  4.  # 4

    Muito obrigada desde já.

    Vem descrito como espaço agrícola de produção, no PDM CM Ourém.
      344386546_6271005746252871_8054453733004763050_n.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: mvc1234567890Vem descrito como espaço agrícola de produção, no PDM CM Ourém.

    Ok, essa corresponde à planta/ Carta de Ordenamento.
    agora tem de ver na de Condicionantes ( REN, RAN, etc...) e também tem de ver a perigosidade de incendio florestal..
  6.  # 6

    Colocado por: mvc1234567890o Plano Diretor Municipal do nosso conselho, onde consta a localização do nosso terreno, classificado como rústico
    certamente que nao
  7.  # 7

    Colocado por: mvc1234567890Vem descrito como espaço agrícola de produção, no PDM CM Ourém.
    isso é muito diferente de rustico. agora procure o regulamento do PDM e veja o que diz lá.
  8.  # 8

    No Ren e Ran o terreno, parece estar dividido em duas partes. No RAN enquadra-se parte dele na reserva agrícola natural e a mesma parte no REN não tem condicionantes (área a branco). A outra parto no RAN não tem condicionantes (área a branco), mas no REN situa-se na área de elevado risco de erosão hidrica do solo. Ambas situam-se na área de risco de incendio verde.

    De destacar que a escala do mapa não permite concluir bem se estou a albergar exatamente as áreas corretas.

    O que lhe parece assim à primeira vista?
  9.  # 9

    Colocado por: mvc1234567890O que lhe parece assim à primeira vista?
    a mim parece-me à primeira vista que dificilmente constrói nesse terreno. vê-se mal na imagem mas parece-me que não tem sequer acesso direto a nenhuma via pública. Também nao parece seguir o alinhamento predominante de construção, quanto muito deixarão reabilitar/reconstruir o edificado existente. mas sem ler os regulamentos e estudar o caso melhor nao sei nada disto ao certo.

    o melhor será contratar alguém para lhe fazer isso ou marque uma reuniaõ com o deptº de urbanismo da CM e consulte isso junto ao téncico.

    Também pode fazer um pedido de informação à CM.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

    isso talvez seja o mais simples. pergunte à Câmara, formalmente, qual a viabilidade construtia desse terreno. Procure o respetivo formulário (pedido de informação ou algo do género) no site da Câmara.
  11.  # 11

    Boa tarde MVC,

    O PDM de Ourém sofreu uma alteração num passado recente, se não estou em erro 2020, pelo que nos próximos 7 anos, para além de pequenos ajustes que possam existir, não terá nenhuma revisão profunda. Certo é, e se analisar o regulamento, nesse tipo de enquadramento não está prevista a construção de habitação familiar, pelo que será praticamente impossível construir nesse terreno, para não lhe dizer mesmo, que é impossível. Á semelhança do que também já aqui lhe foi dito, pode ainda haver Reserva Agrícola Nacional sobre este tipo de enquadramento, bem como risco de incêndio, que acaba por lhe tirar qualquer de hipótese de ali construir. No entanto, parece-me haver uma construção dentro do limite que representa na imagem que anexa, se assim for poderá estar sobre outro tipo de condição, e poderá fazer a sua requalificação ou mesmo, mediante análise mais cuidada, ampliar a referida construção.

    Cumprimentos,
    Rui Rodrigues (Flash_Arquitectos)
      PDM.jpg
  12.  # 12

    Uma vez que reconheci aquela zona, por andarmos com um projecto na Zona Industrial de Vilar dos Prazeres, posso lhe dizer que no limite que apresenta e feita uma análise rápida ao enquadramento de PDM, a parcela tem Perigosidade de Risco Muito Baixo e Médio de Incêndio, Reserva Agrícola e uma Linha de Água que atravessa a parcela. Assim, não acredito que consiga construir ali.

    Cumprimentos,
    Rui Rodrigues (Flash_Arquitectos)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mvc1234567890
  13.  # 13

    Colocado por: flash_arquitectosUma vez que reconheci aquela zona, por andarmos com um projecto na Zona Industrial de Vilar dos Prazeres, posso lhe dizer que no limite que apresenta e feita uma análise rápida ao enquadramento de PDM, a parcela tem Perigosidade de Risco Muito Baixo e Médio de Incêndio, Reserva Agrícola e uma Linha de Água que atravessa a parcela. Assim, não acredito que consiga construir ali.

    Cumprimentos,
    Rui Rodrigues (Flash_Arquitectos)
  14.  # 14

    Antes de mais, muito obrigada pela sua disponibilidade.

    Revendo a imagem e tendo mais informações acerca do terreno, sabemos agora que o mesmo vai até à parte de urbanização, embora não englobando esta. Ficando deste modo:

    Faz diferença?

    Cumpts.
      WhatsApp Image 2023-05-15 at 16.37.55.jpeg
  15.  # 15

    Colocado por: mvc1234567890Faz diferença?
    não
  16.  # 16

    Boa tarde MVC,

    Esse terreno tem vários problemas, desde Reservas a Perigosidade de Incêndio e falta de confrontação com arruamento público (pelo que dá a entender na imagem), torna praticamente inviável a construção. Essa é também uma zona característica de sobreiros, se os tiver no interior da parcela, ainda mais complica.
    Mas sem grande pormenor na análise, eu diria que é melhor "partir para outro..."

    Cumprimentos,
    Rui Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mvc1234567890
 
0.0162 seg. NEW