Colocado por: marcocarEu por uma discrepância de 10 cm entre desenho e escrita veio para tras
Colocado por: N Miguel OliveiraE nem precisamos assinar. O empreiteiro entrega ele, ou o cliente.pu seja desde que esteja bem pode ser feito por qualquer um.
Colocado por: antonylemosestá a construir onde?74, perto de Annecy
Colocado por: N Miguel OliveiraPois, mas isso teria outro valor se na prática fosse mesmo assim.
São ideias.
Nisso prefiro Portugal.
Não me agrada nada a ideia da possibilidade de que qualquer um pode erguer uma estructura sem calculá-la sequer ou sem haver alguém qualificado ou certificado a vistoriar.
Na parte de pedreiro, não acho bem que possa haver autoconstrução sem alguém qualificado.
Quer dizer, compro uma casa com 10, 20 anos... e não faço a menor ideia do ferro que levou nos pilares que não vejo sequer... que secção tem a laje, ou se aquilo resiste a um sismo leve... ou se compro uma cama maior e mais pesada... ou se posso trocar o chuveiro por uma banheira sem que o piso ceda.
Colocado por: DR1982pu seja desde que esteja bem pode ser feito por qualquer um.
Colocado por: DR1982a mim me deixa sossegado.
Colocado por: marcocarNão é assim tão perigoso como querem fazer parecer.
Colocado por: N Miguel Oliveirase os calculos estiverem errados ou os projetos não forem cumpridos no fim cai na mesma.
O que não me deixa nada sossegado é pensar que vou dormir num airbnb ou visitar um amigo, ou mesmo comprar uma casa, em que os pilares, vigas e lajes foram feitos pelo senhor do talho ao fim de semana, entre umas minis e bifanas com alguns amigos dele... e nem calculos houve.
Colocado por: N Miguel Oliveira
No caso da autoconstrução fazem como querem.
E quem sabe como fica. É desses que tenho medo.
Quando são empresas é que há cálculos e projectos. Aí OK...
Colocado por: rod_2000Nota: Claro que eu não confio neles para questões estruturais, mas tudo o que é "embelezamento" já tenho um "amigo" Brasileiro para fazer tudo o que precisoisso é o mercado a funcionar. a mim nao me interessa quem faça, desde que seja competente ao fazer
Colocado por: DR1982se os calculos estiverem errados ou os projetos não forem cumpridos no fim cai na mesma.
Colocado por: N Miguel Oliveiraclaro que a probabilidade de errar não é a mesma, contudo é estranho que não haja nenhuma verificação obrigatória ao trabalho do engenheiro, até porque em caso de este errar (toda a gente se engana) as consequências são bem mais desastrosas que o falhanço do Félix.
Bem, estamos aqui a comparar o Sr. do Talho com um Engenheiro civil... como que a probabilidade de errarem fosse a mesma.
Para isso, tinha ido eu marcar o penalti em vez do João Félix... visto que ele falhou na mesma, apesar de ser especialista a dar chutos numa bola.
Colocado por: marcocarErrado.
Colocado por: DR1982É algo demasiado importante para ser encarado com a leviandade que é.
Colocado por: N Miguel OliveiraPrecisamente por isso não consigo concordar com que se permita ao Sr. do Talho fazer como lhe apetece.Eu tambem não concordo, claro que nao faz sentido nenhum.
Colocado por: N Miguel OliveiraClaro que o Eng. poderá falhar, do mesmo modo que o Eng. da câmara pode falhar ao revisar o proj.qual é a probabilidade de dois engenheiros falharem num projeto? O que faz e o que revisa? Claro que nao havendo revisão está sempre bem :)
Por isso não acho que serve de argumento, pois falhar podemos todos.
Colocado por: marcocarNão se encontram vigotas e tijoleiras a venda nas lojas como de vé cá.
Colocado por: rod_2000Leroy
Colocado por: N Miguel OliveiraAté para piscinas fazem projecto. Não vai é parar à Mairie ou ao cliente.enquanto o pessoal não meter na cabeça que o projeto é a definição daquilo que se vai fazer a coisa não sai da cepa torta.