Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

2011-2015 a malta dos projetos viu-se grega
    ou seja o dinheiro não desapareceu por milagre no entanto ninguem queria projetos
    tive até uma fase nesse entretanto que cheguei a oferecer estudos previos e a resposta foi zero.
    para mim foi muito dificil.
    fica aqui apenas este registo mas sem querer estar a julgar seja o que for de forma ressentida.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 2

Colocado por: marco12011-2015 a malta dos projetos viu-se grega

Dos projectos e não só.
    Era o "esmagar de preços" em quase todos os orçamentos. Uma tristeza... ver a prepotencia do "se não fosse eu, o Sr. ladrilhador passava fome, não é?" de quem adjudicava as empreitadas... e no final ainda via o brio do trabalhador, porque era a qualidade do serviço que lhe iria trazer mais trabalho.

Hoje, são eles que podem escolher, e pelo preço que querem... porque metade emigrou naquela altura e a nata já se reformou.

Dos projectos, chegava quase a haver "concurso"... pediam a mesma coisa a 5 ou 6 gabinetes, tinham 4 ou 5 estudos prévios por onde escolher e sem terem pago um centavo.

São ciclos. Devemos é entender o porquê de agora ser assim, e o porquê dos abusos que vamos vendo dos empreiteiros para com os donos de obra. Não que isso seja justificável... mas custa a entender quando ainda se vê alguma prepotencia mesmo sem perceberem quem é que está na mó de baixo agora.
    Concordam com este comentário: midnight_fruits
  3.  # 3

Colocado por: N Miguel OliveiraSe não querem patos bravos, tratem bem que se porta bem.

No caso dele nao e uma questao de tratar bem ou mal.
    E uma questao de nao conseguir ninguem de jeito que de sequer orcamento!!

So consegue mesmo esta malta que aparece a 'fazer tudo'
  4.  # 4

Colocado por: N Miguel OliveiraSão ciclos. Devemos é entender o porquê de agora ser assim, e o porquê dos abusos que vamos vendo dos empreiteiros para com os donos de obra. Não que isso seja justificável... mas custa a entender quando ainda se vê alguma prepotencia mesmo sem perceberem quem é que está na mó de baixo agora.

Nao e justificavel ser-se mau profissional ou enganar os clientes. O meu pai em 2013 teve que mandar quase todos os empregados embora excepto 1 e teve pela primeira vez 3 meses sem qualquer trabalho.
    Nao e por isso que agora onde ate rejeita dar orcamentos porque nao tem capacidade que passou a trabalhar mal ou ser idiota com os clientes
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  5.  # 5

Colocado por: dmanteigasNao e justificavel ser-se mau profissional ou enganar os clientes.

Obvio que não, em nenhuma circunstância.
    Apenas refiro que nos dias de hoje, estarmos na mó de baixo e ainda acharmos que fazemos um favor por adjudicar alguma obra é somente estúpido. Às vezes ainda vejo uns quantos assim, devem pensar que ainda estamos em 2011. Como um que achava que por 60k€ fazia 300m² de casa :)

Ambas as partes devem comportar-se direito. Tão simples quanto isso.
  6.  # 6

Colocado por: dmanteigasate rejeita dar orcamentos porque nao tem capacidade

Isso sim é de louvar. Deveria ser o normal. Saber dizer "não" é uma virtude. Melhor assim, que dizer que faz, que faz... e nunca faz nada. Só empatam a vida das pessoas...
    Concordam com este comentário: Ruikode, Joao Dias, Dias12
    • CZR
    • 10 julho 2024

# 7

Peço desculpa estar a usar o tópico, mas para não abrir nova conversa, alguém me pode fornecer o preço médio de fornecimento e colocação de tela armada em piscina cor bege ou azul zona de Viana do Castelo, cumprimentos para todos
    • AMG1
    • 11 julho 2024

# 8

Colocado por: N Miguel Oliveira
    São ciclos. Devemos é entender o porquê de agora ser assim, e o porquê dos abusos que vamos vendo dos empreiteiros para com os donos de obra. Não que isso seja justificável... mas custa a entender quando ainda se vê alguma prepotencia mesmo sem perceberem quem é que está na mó de baixo agora.

Se os abusos não são justificáveis, porque havemos de os compreender?

Claro que este mercado, como qualquer outro tem ciclos. O valor dos termos de troca não é sempre o mesmo, uma vez é trabalho que tem mais procura e por isso vale mais, na seguinte inverte-se essa posição.
    Em nenhuma circunstância é aceitável que qualquer das partes abuse da sua posição, o que aliás, nem sequer será bom no longo prazo, nesge caso sobretudo para o empreiteiro, porque da proxima vez que o ciclo se inverter esse deve ser dos primeiros a ter dificuldades.
    Claro que com isto não estou a defender que o DO possa, seja em que circunstância for, deixar de respeitar o trabalho e quem lho está a fazer. Isso é absolutamente inaceitável.
    Uma relação comercial deve ser profícua para as duas partes, se alguém abusa da sua posição, essa relação só pode correr mal, mas infelizmente vimos isso amiúde. Já alguém disse que os pequenos poderes tendem a ser os mais tirânicos e é bem verdade.
    Os mercados, ou melhor as relações mercantis, tambem têm mecanismos para premiar ou penalizar os comportamentos dos intervenientes, só que quando isso acontece frequentemente chamamos-lhe "sorte" ou "azar" conforme o caso, mas quantas vezes estamos só a colher o que semeamos.
  7.  # 9

Colocado por: AMG1Se os abusos não são justificáveis, porque havemos de os compreender?

A resposta está naquilo que você próprio escreveu a seguir.
    A meu ver, há vantagem em tentar perceber o porquê dos abusos, seja de que lado fôr. Eu acredito que há sim uma espécie de ressentimento. E que se tenta ganhar agora algum folgo que não houve anos antes. Basicamente houve muita estagnação, empresas a fechar. Em todos os sectores, nuns mais que noutros. Houve uma vaga brutal de emigração no sector da construção.
    Não olhar para trás, levar-nos-á ao mesmo ponto em que estamos, ciclos e mais ciclos... cada vez mais extremos.
    Hoje os empreiteiros abusam, amanhã é esse abuso que lhes trará dissabores.

Idem para os proprietários. Hoje vendem super inflacionado. Amanhã precisam de comprar e sofrerão os dissabores do mercado que ajudaram a inflacionar...

Acho que tentar entender as causas nada tem que ver com achar bem ou mal ou se os abusos são justificaveis ou não. O saber não ocupa lugar. E refletir sobre as coisas não é nada de mau.
    • AMG1
    • 11 julho 2024

# 10

Claro que reflectir sobre as causas dum problema não é mau, muito pelo contrário é o primeiro passo para evitar que ele se repita, mas é só isso mesmo: o primeiro passo, depois tem de vir a alteração de comportamento e essa só virá se houver reconhecimento de que existe comportamento errado e injustificado.
    Nada disto tem de ver com vender o trabalho ou as casas a preço "de mercado", isso é só um comportamento normal e até desejável, sobretudo se isso ocorre num quadro contratual transparente para as partes envolvidas.
    A minha questão tem a ver, como vinha lá de trás, com as espertezas saloias duns e doutros para tentarem tirar partido da sua posição, com vista a obter um resultado mais vantajoso do que o resultante do acordado entre as partes e para isso não acho que deva haver qualquer tipo de compreensão, mesmo que isso seja fruto de algum ressentimento com negócios passados.
    Se em 2011 um DO conseguiu fazer uma obra em que o resultado foi negativo para o empreteiro, isso deve fazer com que o empreteiro aprenda a fazer contas para não voltar a cair no erro, não justifica menos lisura no seu comportamento com os seus futuros clientes. O mesmo se aplica aos DOs, obviamente!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • Faja
    • 13 julho 2024

# 11

Eu percebo o que falam, em 2012 o meu melhor amigo comecou a construcao de uma "super" para ele, com cerca de 350m2, por cerca de 150.000m€, correu tudo bem praticamente ate ao final, a empresa estourou e abandonou a obra, mas ele apenas com meia duzia de milhares de euros conseguio contratar profissionais diretamente para lhe acabar a obra. Depois o outro problema foi obter os termos de responssabilidade dos tecnicos da obra dele, porque estes tambem estavam a arder da parte do empreiteiro, mas ele com alguma converssa com eles, e uns trocos na mao, conseguio resolver tambem.
    A casa ficou top, nunca deu problemas, imaginem quanto pode valer uma moradia de 4 frentes hoje na zona do Porto.
    Foi um super negocio...
  8.  # 12

Colocado por: FajaEu percebo o que falam, em 2012 o meu melhor amigo comecou a construcao de uma "super" para ele, com cerca de 350m2, por cerca de 150.000m€, correu tudo bem praticamente ate ao final, a empresa estourou e abandonou a obra, mas ele apenas com meia duzia de milhares de euros conseguio contratar profissionais diretamente para lhe acabar a obra. Depois o outro problema foi obter os termos de responssabilidade dos tecnicos da obra dele, porque estes tambem estavam a arder da parte do empreiteiro, mas ele com alguma converssa com eles, e uns trocos na mao, conseguio resolver tambem.
    A casa ficou top, nunca deu problemas, imaginem quanto pode valer uma moradia de 4 frentes hoje na zona do Porto.
    Foi um super negocio...

Pois foi, para o DO e só para o DO. Tanto que, o empreiteiro (como a grande maioria dessa altura) deu o estouro.
    O negócio só é bom, quando é bom para ambas as partes.
    E a palavra negócio, tem de ser encarada com a devida importância. Mas infelizmente, vivemos num Pais onde uma empresa ter lucro e ganhar dinheiro é encarado com imenso desdém pela maior parte das pessoas.
    Eu falo por mim, para andar a trocar dinheiro, ser forçado a baixar qualidade e consequentemente o customer care, para isso fico em casa ou vou trabalhar para algo com uma carga horária muito menor, trabalho mais leve e com MUITO menos responsabilidades/preocupações.
    Concordam com este comentário: Faja
  9.  # 13

Colocado por: Joao Dias
    Pois foi, para o DO e só para o DO. Tanto que, o empreiteiro (como a grande maioria dessa altura) deu o estouro.
    O negócio só é bom, quando é bom para ambas as partes.
    E a palavra negócio, tem de ser encarada com a devida importância. Mas infelizmente, vivemos num Pais onde uma empresa ter lucro e ganhar dinheiro é encarado com imenso desdém pela maior parte das pessoas.
    Eu falo por mim, para andar a trocar dinheiro, ser forçado a baixar qualidade e consequentemente o customer care, para isso fico em casa ou vou trabalhar para algo com uma carga horária muito menor, trabalho mais leve e com MUITO menos responsabilidades/preocupações.

o que é que o **** tem a ver com as calças?

mas ele estourou por fazer a moradia por 120k ou porque de repente ficou sem trabalho? ou queria que ele levasse meio milhão em 2012? 🤔
  10.  # 14

Colocado por: jg231

o que é que o **** tem a ver com as calças?

mas ele estourou por fazer a moradia por 120k ou porque de repente ficou sem trabalho? ou queria que ele levasse meio milhão em 2012? 🤔

Se não consegue perceber, eu certamente não terei capacidade para lhe explicar.
  11.  # 15

A meu ver, foi o próprio "espezinhamento" dos preços naquela altura, que deixou muitas empresas a sobreviver apenas, sem a menor prerspectiva de crescimento, com margens tão redudizas que ao menor contratempo entraram em default.
    Ali por 2010 talvez, cheguei a ter fornecedores que orçamentavam em função das despesas daquele mês. Lembro de cotações variarem porque estavam os seguros da frota para pagar a chegar. Coisas assim. Não digo que foi 100% má gestão. Houve quem teve que navegar à vista antes do colapso total. Claro que é fácil dizer para "que aumentassem os preços"... mas isso poderia tão simplesmente significar o encerramento da empresa pois não haveria clientes.

Isto para dizer que acho que foi esse abuso que levou à subversão da coisa e explica um pouco a situação actual.
    Não menos verdade, serão aqueles empreiteiros que abusam agora que provavelmente sofrerão as consequências disso no futuro.

Até que ponto podemos achar que certas coisas estão demasiado caras agora, quando viemos dum contexto em que a meu ver, a construção era barata para o que oferecia? Não é fácil...
    • AMG1
    • 13 julho 2024

# 16

Colocado por: N Miguel OliveiraA meu ver, foi o próprio "espezinhamento" dos preços naquela altura, que deixou muitas empresas a sobreviver apenas, sem a menor prerspectiva de crescimento, com margens tão redudizas que ao menor contratempo entraram em default.
    Ali por 2010 talvez, cheguei a ter fornecedores que orçamentavam em função das despesas daquele mês. Lembro de cotações variarem porque estavam os seguros da frota para pagar a chegar. Coisas assim. Não digo que foi 100% má gestão. Houve quem teve que navegar à vista antes do colapso total. Claro que é fácil dizer para "que aumentassem os preços"... mas isso poderia tão simplesmente significar o encerramento da empresa pois não haveria clientes.

Isto para dizer que acho que foi esse abuso que levou à subversão da coisa e explica um pouco a situação actual.
    Não menos verdade, serão aqueles empreiteiros que abusam agora que provavelmente sofrerão as consequências disso no futuro.

Até que ponto podemos achar que certas coisas estão demasiado caras agora, quando viemos dum contexto em que a meu ver, a construção era barata para o que oferecia? Não é fácil...

Mas abuso de quem?
    Se um cliente pede um orçamento e se recebe 10 orcamentos todos mais baratos do que ele estava disposto a pagar, ele estará a abusar de quem?
    Os mercados disfuncionais, por vezes, vêm-se nestas situações completamente absurdas, em que o prestador do serviço se vê forçado a prestar o serviço a um preço abaixo do custo, porque isso ainda assim é melhor do que estar parado, porque os custos fixos já estão assumidos.
    Isto é saudável?
    Claro que não. É péssimo!
    Mas inevitável se quisermos ter mercados livres. Os efeitos podem ser mitigados, mas impossiveis de evitar em momentos como o que vivemos nessa altura.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  12.  # 17

Colocado por: N Miguel Oliveirameu ver, foi o próprio "espezinhamento" dos preços naquela altura, que deixou muitas empresas a sobreviver apenas, sem a menor prerspectiva de crescimento, com margens tão redudizas que ao menor contratempo entraram em default.

Claro q a diminuição da procura face à oferta teve o seu impacto. Mas acho q o principal foram as dívidas/falências de outros setores que deixaram muitos empreiteiros e sub empreiteiros a arder... Junto com os problemas da banca, foi uma bola de neve
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  13.  # 18

Colocado por: AMG1orcamentos todos mais baratos do que ele estava disposto a pagar,

Por muito barato que seja. A malta acha sempre caro.
  14.  # 19

Colocado por: NTORIONdívidas/falências

Sim também.
    • HFSF
    • 14 julho 2024

# 20

Eu fico mais parvo com a diferença de preços dos materiais do que com a mão de obra sinceramente.

Tive orçamentos de materiais 10x mais caros que na concorrência que está a 5 kms.
    Cheguei a mandar vir material de espanha e alemanhã (principalmente material eletrico) porque era extremamente mais barato já a contar com os portes e o ajuste de IVA.

Sobre o aproveitamento dos empreiteiros, acho que cabe ao DO estar de olho aberto e fazer o trabalho dele.

Ainda que a realidade que estão aqui a comentar já não é a realidade que os empreiteiros me contavam aqui aqui na zona, agora a tratar da papelada final, o empreiteiro comentou-me que casas que começaram ao mesmo tempo da minha ainda não tinham pago 100% da estrutura.
    A minha casa começou mais cedo 2 meses porque as 2 antes pediram para atrasar por causa do aumento dos juros. Continuam com muito trabalho mas não é 2020.

0.0653 seg. NEW