Colocado por: marco12011-2015 a malta dos projetos viu-se grega
Colocado por: N Miguel OliveiraSe não querem patos bravos, tratem bem que se porta bem.
Colocado por: N Miguel OliveiraSão ciclos. Devemos é entender o porquê de agora ser assim, e o porquê dos abusos que vamos vendo dos empreiteiros para com os donos de obra. Não que isso seja justificável... mas custa a entender quando ainda se vê alguma prepotencia mesmo sem perceberem quem é que está na mó de baixo agora.
Colocado por: dmanteigasNao e justificavel ser-se mau profissional ou enganar os clientes.
Colocado por: dmanteigasate rejeita dar orcamentos porque nao tem capacidade
Colocado por: N Miguel Oliveira
São ciclos. Devemos é entender o porquê de agora ser assim, e o porquê dos abusos que vamos vendo dos empreiteiros para com os donos de obra. Não que isso seja justificável... mas custa a entender quando ainda se vê alguma prepotencia mesmo sem perceberem quem é que está na mó de baixo agora.
Colocado por: AMG1Se os abusos não são justificáveis, porque havemos de os compreender?
Colocado por: FajaEu percebo o que falam, em 2012 o meu melhor amigo comecou a construcao de uma "super" para ele, com cerca de 350m2, por cerca de 150.000m€, correu tudo bem praticamente ate ao final, a empresa estourou e abandonou a obra, mas ele apenas com meia duzia de milhares de euros conseguio contratar profissionais diretamente para lhe acabar a obra. Depois o outro problema foi obter os termos de responssabilidade dos tecnicos da obra dele, porque estes tambem estavam a arder da parte do empreiteiro, mas ele com alguma converssa com eles, e uns trocos na mao, conseguio resolver tambem.
A casa ficou top, nunca deu problemas, imaginem quanto pode valer uma moradia de 4 frentes hoje na zona do Porto.
Foi um super negocio...
Colocado por: Joao Dias
Pois foi, para o DO e só para o DO. Tanto que, o empreiteiro (como a grande maioria dessa altura) deu o estouro.
O negócio só é bom, quando é bom para ambas as partes.
E a palavra negócio, tem de ser encarada com a devida importância. Mas infelizmente, vivemos num Pais onde uma empresa ter lucro e ganhar dinheiro é encarado com imenso desdém pela maior parte das pessoas.
Eu falo por mim, para andar a trocar dinheiro, ser forçado a baixar qualidade e consequentemente o customer care, para isso fico em casa ou vou trabalhar para algo com uma carga horária muito menor, trabalho mais leve e com MUITO menos responsabilidades/preocupações.
Colocado por: jg231
o que é que o **** tem a ver com as calças?
mas ele estourou por fazer a moradia por 120k ou porque de repente ficou sem trabalho? ou queria que ele levasse meio milhão em 2012? 🤔
Colocado por: N Miguel OliveiraA meu ver, foi o próprio "espezinhamento" dos preços naquela altura, que deixou muitas empresas a sobreviver apenas, sem a menor prerspectiva de crescimento, com margens tão redudizas que ao menor contratempo entraram em default.
Ali por 2010 talvez, cheguei a ter fornecedores que orçamentavam em função das despesas daquele mês. Lembro de cotações variarem porque estavam os seguros da frota para pagar a chegar. Coisas assim. Não digo que foi 100% má gestão. Houve quem teve que navegar à vista antes do colapso total. Claro que é fácil dizer para "que aumentassem os preços"... mas isso poderia tão simplesmente significar o encerramento da empresa pois não haveria clientes.
Isto para dizer que acho que foi esse abuso que levou à subversão da coisa e explica um pouco a situação actual.
Não menos verdade, serão aqueles empreiteiros que abusam agora que provavelmente sofrerão as consequências disso no futuro.
Até que ponto podemos achar que certas coisas estão demasiado caras agora, quando viemos dum contexto em que a meu ver, a construção era barata para o que oferecia? Não é fácil...
Colocado por: N Miguel Oliveirameu ver, foi o próprio "espezinhamento" dos preços naquela altura, que deixou muitas empresas a sobreviver apenas, sem a menor prerspectiva de crescimento, com margens tão redudizas que ao menor contratempo entraram em default.
Colocado por: AMG1orcamentos todos mais baratos do que ele estava disposto a pagar,
Colocado por: NTORIONdívidas/falências