Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: DR1982Eu acredito mesmo que é por aí, fico espantado com o tempo que uma moradia leva a construir em Portugal, e falo apenas da parte de pedreiro… porque complicam muito.

Complicam muito, porque, como não têm as soluções práticas dos materiais, parece que cada casa que se constrói, é a primeira vez. É material que nunca mais acaba, para tudo e mais alguma coisa. Como à antiga.
    Talvez lá fora já tenham os materiais mais modernos e leves, com soluções inteiras e mais práticas, que, para além de reduzir os materiais de obra, também - claro que, inerentemente - permite reduzir a mão de obra necessária para a sua implementação.
    Ou seja, comparativamente, como não tivemos este progresso cá, a obra é muito mais pesada, em custos de material, em custos de mão de obra, e morosa em tempo.
  2.  # 282

Colocado por: TelhadoAqui perto de casa tenho dois prédios pequenos idênticos que começaram praticamente ao mesmo tempo e nota se a diferença só na faze de ferro/betão a diferença de um para o outro foi uns dois meses pois num estavam lá os fulanos debaixo duma chapa amarrar ferro todo o dia noutro via os camiões a descarregar o ferro todo pronto para pilares, vigas, sapatas etc era só colocar no sítio e toca a betonar.

Exacto, é isto, no fundo, que o Telhado também diz, mas à escala, que se reflecte de forma transversal na construção em Portugal, e se traduz nos custos, comparativamente, pesados.
  3.  # 283

Colocado por: N Miguel Oliveira

Imagine um constructor ao ler estes casos... se é particular perde o interesse. A sua vez já passou. Se você fosse promotor, ou uma empresa, podia despertar um interesse em coloborar consigo... porque depois dum primeiro trabalho, vem um segundo, um terceiro... pelo que as cotações que iria receber seriam mais interessantes que cotar para o Sirruper, cliente privado individual e irrepetivel. Por isso espetam a faca.
    "É melhor muitos 5 que poucos 10".
    Um cliente profissional é um 5, um privado é um 10. Leva a faca.
    exemplo, o empreiteiro que fez a minha casa, construiu uma para ele com a mesma area e desenho muito semelhante a minha pouco tempo antes, o arquiteto foi o mesmo, a ele levou menos de metade do preco que paguei, isto porque custumam fazer algumas "parcerias" e a vida... acho normal!
  4.  # 284

Imagine um constructor ao ler estes casos... se é particular perde o interesse. A sua vez já passou. Se você fosse promotor, ou uma empresa, podia despertar um interesse em coloborar consigo... porque depois dum primeiro trabalho, vem um segundo, um terceiro... pelo que as cotações que iria receber seriam mais interessantes que cotar para o Sirruper, cliente privado individual e irrepetivel. Por isso espetam a faca.
    "É melhor muitos 5 que poucos 10".
    Um cliente profissional é um 5, um privado é um 10. Leva a faca.
    exemplo, o empreiteiro que fez a minha casa, construiu uma para ele com a mesma area e desenho muito semelhante a minha pouco tempo antes, o arquiteto foi o mesmo, a ele levou menos de metade do preco que paguei, isto porque custumam fazer algumas "parcerias" e a vida... acho normal!

Eu entendo esta ideia.
    A Justiça ou falta dela é um entrave... mas que Justiça queremos ter, se nem contractos de empreitadas se assinam? Se quase tudo que é combinado é de boca e com pouco detalhe? Isso traz depois muitas hesitações e suposições, em que em obra ambas partes supõem coisas opostas.
    Quando se aceita em 95% aquilo que a outra parte propõe... sem edição do contracto? Eu até entendo que seja dificil lutar contra um contracto com a Vodafone, EDP, etc...
    Agora editar e negociar os contractos de trabalho das pessoas, de prestação de serviços, ou preços... é perfeitamente possivel negociar, corrigir, etc.
    O que vejo noutros países, como a Suíça por exemplo, é que não há nada que não fique escrito.

Tampouco podemos esperar uma boa Justiça, quando nem sequer fazemos o trabalho de casa.

Eu fiz a minha casa sem assinar 1 unico papel com o empreiteiro, e foram varios os negocios, por "fases", outros trabalhos a hora e sempre correu bem, mas percebo que e muito dificil nos dias de hoje e um grande risco trabalhar desta forma, tambem trabalho em obras e tenho experiencia em varios paises, portanto sei como funcionam.
  5.  # 285

Colocado por: Fajaexemplo, o empreiteiro que fez a minha casa, construiu uma para ele com a mesma area e desenho muito semelhante a minha pouco tempo antes, o arquiteto foi o mesmo, a ele levou menos de metade do preco que paguei, isto porque custumam fazer algumas "parcerias" e a vida... acho normal!

Claro.
    O Arquitecto fez-lhe mais barato.
    O eletricista fez-lhe mais barato, o picheleiro, o carpinteiro, o maquinista que fez o destaterro, etc etc...

Quando há negocios entre profissionais, as margens de lucro são menores, pois existe uma perspectiva de continuidade na adjudicação de serviços.

Idem quando é um gabinete a gerir uma obra.
    Além de que é muito mais productivo.
    Mesmo numa fase inicial, é facil estimar o custo de determinada empreitada, comparando com alguma obra anterior parecida em tamanho, materiais e localização que fez com dita empresa. Não é preciso pedir cotação a 20 empresas diferentes. Isso rouba tempo a 19 delas e ao dono de obra com reuniões, emails, telefonas, etc... e tempo a compará-las.
    Nem se vai buscar uma empresa que ninguém conhece a 300kms de distância. Quando trabalhas com o vizinho, é mais dificil que este abandone a obra ou abuse... porque toda a gente ali o conhece... fica rapidamente queimado.
    Falamos muitas vezes que não há Justiça porque as empresas declaram falência e passado pouco tempo abrem nova empresa para burlar mais uns quantos. Isto, num meio mais próximo, em que todos os profissionais se conhecem não resulta. Só alguém muito inocente adjudica serviço a gente desta, gente que não conhece e vem de longe.
  6.  # 286

Colocado por: marco1Dr
    descreva aqui como é isso lá lá em França, é que quanto mais se falar mais hipoteses de a coisa um dia vir a alterar.

Desengane-se quem acha que em França não há projectos para casas pequenas.
    A câmara não pede é tanta tralha.

Uma casa, mesmo pequena, tem geralmente até mais detalhe em projecto que em Portugal. Até porque há menos o "primeiro faz-se a parede e depois vem o serralheiro tirar as medidas para as janelas"...
    Muitos elementos são encomendandos ainda antes do desaterro, pelo que tudo no fim precisa dum maior rigor para que bata tudo certo ao montar. A obra é mais rápida e limpa, e isso representa uma poupança significativa.

A grande diferença com a Câmara, é que pedem pouca informação, uma planta de implantação e quadro sinotico e pouco mais. Não querem saber dos pormenores, do interior, etc...
    Pelo que, muitas vezes basta levarem alguns desenhos do próprio empreiteiro para que eles anexem ao processo.

Mas existem vistorias, denuncias, e coisas assim na mesma. Não se pense que não há papeladas nenhumas. Para a câmara é que vão só 3 ou 4 páginas, que obviamente não demoram meses e meses a serem analisadas. Para a Câmada é tudo muito mais simples.
    Assim, os gabinetes de projecto dedicam o seu tempo ao que realmente importa, a construção. E menos com burocracias como as que temos em Portugal. A nossa "luta" é com coisinhas destas (quem renovou o Cartão de Cidadão recentemente não consegue assinar os ficheiros em DWFx):
      Screenshot_20240706_055741_Instagram.jpg
  7.  # 287

Desengane-se quem acha que em França não há projectos para casas pequenas.
    A câmara não pede é tanta tralha.

Uma casa, mesmo pequena, tem geralmente até mais detalhe em projecto que em Portugal. Até porque há menos o "primeiro faz-se a parede e depois vem o serralheiro tirar as medidas para as janelas"...
    Muitos elementos são encomendandos ainda antes do desaterro, pelo que tudo no fim precisa dum maior rigor para que bata tudo certo ao montar. A obra é mais rápida e limpa, e isso representa uma poupança significativa.

A grande diferença com a Câmara, é que pedem pouca informação, uma planta de implantação e quadro sinotico e pouco mais. Não querem saber dos pormenores, do interior, etc...
    Pelo que, muitas vezes basta levarem alguns desenhos do próprio empreiteiro para que eles anexem ao processo.

Mas existem vistorias, denuncias, e coisas assim na mesma. Não se pense que não há papeladas nenhumas. Para a câmara é que vão só 3 ou 4 páginas, que obviamente não demoram meses e meses a serem analisadas. Para a Câmada é tudo muito mais simples.
    Assim, os gabinetes de projecto dedicam o seu tempo ao que realmente importa, a construção. E menos com burocracias como as que temos em Portugal. A nossa "luta" é como coisinhas destas:
      Screenshot_20240706_055741_Instagram.jpg
    um colega meu esta a construir neste momento e não recorreu a arquitetura ou gabinete nenhum de projeto.
    Foi ele que fez uns rabiscos à mão e pronto, mesmo a estabilidade é como lhe da na telha praticamente.
    Apenas no isolamento é que teve de cumprir uns minimos quaisquer, mesmo a instalação eletrica é ele que ta a fazer, nao precisa de termos, certificados e por ai fora.
  8.  # 288

Colocado por: DR1982um colega meu esta a construir neste momento e não recorreu a arquitetura ou gabinete nenhum de projeto.
    Foi ele que fez uns rabiscos à mão e pronto, mesmo a estabilidade é como lhe da na telha praticamente.
    Apenas no isolamento é que teve de cumprir uns minimos quaisquer, mesmo a instalação eletrica é ele que ta a fazer, nao precisa de termos, certificados e por ai fora.

DR, agora imagine que ele amanhã lhe vende a casa a si.
    O DR está a dormir e a laje de teto cai lhe em cima esborrachando o como uma panqueca.
    Que assume que a estabilidade não era adequada aquela situação?
  9.  # 289

Colocado por: DR1982um colega meu esta a construir neste momento e não recorreu a arquitetura ou gabinete nenhum de projeto.

Eu também fiz o meu projeto, mas não aceitam um rabisco,isso não.
    Tem que estar tudo a escala. Eu entre o desenho feita com kutch e a medida escrita, tinha 10cm de diferença e pediram para alterar.
    Não é preciso projeto estabilidades,cada um constrói da maneira que quer.
    É preciso tirar um seguro dommage/ouvrage (obrigatório quer seja empreiteiro ou auto construçao)
    De resto só querem sentidos das pendentes, rede de pluviais e esgotos (parte exterior da casa)
    O que pedem e é obrigatório desde 2012 é o estudo térmico.
    É preciso projeto, não há é obrigatoriede de ser feito por um arquiteto ou alguém especializado, até 150m2 qualquer pessoa pode fazer o seu projeto, logo que respeite todo o PLU ( PDM)
  10.  # 290

Colocado por: zedasilva
    O DR está a dormir e a laje de teto cai lhe em cima esborrachando o como uma panqueca.

A garantia decenal e o seguro dommage ouvrage que é obrigatório apresentar
  11.  # 291

Colocado por: DR1982Foi ele que fez uns rabiscos à mão e pronto

É precisamente isto que passa essa ideia, por vezes errada, de que não há projectos nenhuns.
    O empreiteiro e outros subempreiteiros terminarão por apresentar outras coisas e farão eles os desenhos que os ajudem a executar as obras. Coisas que não dizem respeito à Mairie. E concordo com isso.

Nós desenvolvemos muitos projectos para o sul de França, Paris e Corsega, e na maioria dos casos fazemos desenhos para constructoras, e muito menos para o cliente final dono de obra.

É depois o empreiteiro que apresenta na câmara o que esta lhe pede. Acredito que o cliente ache mesmo que "não precise de Arquitecto para nada"... pois na maioria das vezes, ele nem sabe ou nem viu o que fizemos. Pois o que fizemos serve sobretudo para ajudar o empreiteiro a fazer o seu trabalho.
    Muitas das vezes, nem o cliente conhecemos, nem nos deslocamos a França para nada. Depende.

Idem para os Engs. Até para piscinas fazem projecto. Não vai é parar à Mairie ou ao cliente.
  12.  # 292

Colocado por: zedasilva
    e na prática quem assume em Portugal? Mal de quem fica com o teto em cima.

Mas sim claro que faz sentido e nao lhe sei responder.
  13.  # 293

No projeto tem que ir o estudo térmico obrigatório
    E no fim de obra tem que respeitar o teste de estanquidade ao ar.
    A eletricidade também fiz tudo sozinho, não há cá iteds, logo que seja respeitado e feito como deve ser, todos podem fazer,não há cá termos de isto e daquilo
  14.  # 294

É precisamente isto que passa essa ideia, por vezes errada, de que não há projectos.
    O empreiteiro e outros subempreiteiros terminarão por apresentar outras coisas e farão eles os desenhos que os ajudem a executar as obras. Coisas que não dizem respeito à Mairie. E concordo com isso.

Nós desenvolvemos muitos projectos para o sul de França, Paris e Corsega, e na maioria dos casos fazemos desenhos para cosntructoras, e muito menos para o cliente dono de obra.

É depois o empreiteiro que apresenta na câmara o que esta lhe pede. Acredito que o cliente ache mesmo que "não precise de Arquitecto para nada"... pois na maioria das vezes, ele nem sabe ou nem viu o que fizemos. Pois o que fizemos serve sobretudo para ajudar o empreiteiro a fazer o seu trabalho.

Idem para os Engs. Até para piscinas fazem projecto. Não vai é parar à Mairie ou ao cliente.
    com empreiteiros/construtoras acredito que seja diferente, os casos de autoconstrucao que sei nao houve arquitetos envolvidos, inclusive alguns ficam espantados com isso ser obrigatório em Portugal assim como ter de ser uma empresa a construir.
    Tem sim de haver o tal rabisco, e respeitar algumas coisas como cor, e telhas e essas coisas, mas muito mais simples do que em Portugal pelo que vejo
  15.  # 295

Colocado por: DR1982mas muito mais simples do que em Portugal

Isso sem dúvida.

Boa parte do que fazem os Arquitectos e Engenheiros em Portugal não está em nada relacionado com a obra, os orçamentos, a execução... mas com burocracias que só servem para atrasar e queimar a paciência a todos os intervenientes no processo.

E agora até BIM obrigatório vamos ter...
  16.  # 296

Colocado por: DR1982Tem sim de haver o tal rabisco

Nem 8 nem 80.
    O tal rabisco leva em boa parte dos casos a problemas que depois somos nós chamados a resolver em França. Porque nem todas as câmaras têm a paciência de serem eles a recalcar o que o cliente leva.

Desde casos em que o rabisco inclui parte do terreno do vizinho... ou que vai desproporcional ou fora de escala... ou onde não se percebe nada sobre as áreas, afastamentos, area permeavel, etc... as regras existem na mesma...

Isto para dizer que somos muitas vezes chamados para desenhar os moveis, carpintarias, serralharias ao pormenor para fabricação... faz-se a obra... e só depois é que nos pedem para fazer os desenhos para a câmara porque o tal rabismo só deu asneira.
    Muitos são feitos à sorte, sem rigor e sem sequer terem lido o PDM, que acaba depois em demolição. Não é só respeitar cores e telhas...

Agora, para a Câmara, em 3 ou 4 páginas, o licenciamento está pronto... e uma memória duma folha A4 chega. E nem precisamos assinar. O empreiteiro entrega ele, ou o cliente.
    Concordam com este comentário: marcocar
  17.  # 297

Não podem dizer um rabisco isso não é verdade.
    Tem que ir a escala, com planta de massa e algumas coisas obrigatórias e certinhas.
    Eu por uma discrepância de 10 cm entre desenho e escrita veio para tras
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  18.  # 298

está a construir onde?
  19.  # 299

Colocado por: DR1982mas muito mais simples do que em Portugal pelo que vejo
    portugal é país de sismos... outros países não são terão regras diferentes.

há paises em zonas de risco sísmico com regras semelhantes à da frança.. cada qual faz o que quer.. aparecem frequentemente no jornal da noite
  20.  # 300

Colocado por: DR1982ser obrigatório em Portugal assim como ter de ser uma empresa a construir.

São ideias.
    Nisso prefiro Portugal.
    Não me agrada nada a ideia da possibilidade de que qualquer um pode erguer uma estructura sem calculá-la sequer ou sem haver alguém qualificado ou certificado a vistoriar.
    Na parte de pedreiro, não acho bem que possa haver autoconstrução sem alguém qualificado.

Quer dizer, compro uma casa com 10, 20 anos... e não faço a menor ideia do ferro que levou nos pilares que não vejo sequer... que secção tem a laje, ou se aquilo resiste a um sismo leve... ou se compro uma cama maior e mais pesada... ou se posso trocar o chuveiro por uma banheira sem que o piso ceda.

0.0345 seg. NEW