Colocado por: DR1982Eu acredito mesmo que é por aí, fico espantado com o tempo que uma moradia leva a construir em Portugal, e falo apenas da parte de pedreiro… porque complicam muito.
Colocado por: TelhadoAqui perto de casa tenho dois prédios pequenos idênticos que começaram praticamente ao mesmo tempo e nota se a diferença só na faze de ferro/betão a diferença de um para o outro foi uns dois meses pois num estavam lá os fulanos debaixo duma chapa amarrar ferro todo o dia noutro via os camiões a descarregar o ferro todo pronto para pilares, vigas, sapatas etc era só colocar no sítio e toca a betonar.
Colocado por: N Miguel Oliveiraexemplo, o empreiteiro que fez a minha casa, construiu uma para ele com a mesma area e desenho muito semelhante a minha pouco tempo antes, o arquiteto foi o mesmo, a ele levou menos de metade do preco que paguei, isto porque custumam fazer algumas "parcerias" e a vida... acho normal!
Imagine um constructor ao ler estes casos... se é particular perde o interesse. A sua vez já passou. Se você fosse promotor, ou uma empresa, podia despertar um interesse em coloborar consigo... porque depois dum primeiro trabalho, vem um segundo, um terceiro... pelo que as cotações que iria receber seriam mais interessantes que cotar para o Sirruper, cliente privado individual e irrepetivel. Por isso espetam a faca.
"É melhor muitos 5 que poucos 10".
Um cliente profissional é um 5, um privado é um 10. Leva a faca.
Colocado por: N Miguel Oliveiraexemplo, o empreiteiro que fez a minha casa, construiu uma para ele com a mesma area e desenho muito semelhante a minha pouco tempo antes, o arquiteto foi o mesmo, a ele levou menos de metade do preco que paguei, isto porque custumam fazer algumas "parcerias" e a vida... acho normal!
Imagine um constructor ao ler estes casos... se é particular perde o interesse. A sua vez já passou. Se você fosse promotor, ou uma empresa, podia despertar um interesse em coloborar consigo... porque depois dum primeiro trabalho, vem um segundo, um terceiro... pelo que as cotações que iria receber seriam mais interessantes que cotar para o Sirruper, cliente privado individual e irrepetivel. Por isso espetam a faca.
"É melhor muitos 5 que poucos 10".
Um cliente profissional é um 5, um privado é um 10. Leva a faca.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Eu entendo esta ideia.
A Justiça ou falta dela é um entrave... mas que Justiça queremos ter, se nem contractos de empreitadas se assinam? Se quase tudo que é combinado é de boca e com pouco detalhe? Isso traz depois muitas hesitações e suposições, em que em obra ambas partes supõem coisas opostas.
Quando se aceita em 95% aquilo que a outra parte propõe... sem edição do contracto? Eu até entendo que seja dificil lutar contra um contracto com a Vodafone, EDP, etc...
Agora editar e negociar os contractos de trabalho das pessoas, de prestação de serviços, ou preços... é perfeitamente possivel negociar, corrigir, etc.
O que vejo noutros países, como a Suíça por exemplo, é que não há nada que não fique escrito.
Tampouco podemos esperar uma boa Justiça, quando nem sequer fazemos o trabalho de casa.
Colocado por: Fajaexemplo, o empreiteiro que fez a minha casa, construiu uma para ele com a mesma area e desenho muito semelhante a minha pouco tempo antes, o arquiteto foi o mesmo, a ele levou menos de metade do preco que paguei, isto porque custumam fazer algumas "parcerias" e a vida... acho normal!
Colocado por: marco1Dr
descreva aqui como é isso lá lá em França, é que quanto mais se falar mais hipoteses de a coisa um dia vir a alterar.
Colocado por: N Miguel Oliveiraum colega meu esta a construir neste momento e não recorreu a arquitetura ou gabinete nenhum de projeto.
Desengane-se quem acha que em França não há projectos para casas pequenas.
A câmara não pede é tanta tralha.
Uma casa, mesmo pequena, tem geralmente até mais detalhe em projecto que em Portugal. Até porque há menos o "primeiro faz-se a parede e depois vem o serralheiro tirar as medidas para as janelas"...
Muitos elementos são encomendandos ainda antes do desaterro, pelo que tudo no fim precisa dum maior rigor para que bata tudo certo ao montar. A obra é mais rápida e limpa, e isso representa uma poupança significativa.
A grande diferença com a Câmara, é que pedem pouca informação, uma planta de implantação e quadro sinotico e pouco mais. Não querem saber dos pormenores, do interior, etc...
Pelo que, muitas vezes basta levarem alguns desenhos do próprio empreiteiro para que eles anexem ao processo.
Mas existem vistorias, denuncias, e coisas assim na mesma. Não se pense que não há papeladas nenhumas. Para a câmara é que vão só 3 ou 4 páginas, que obviamente não demoram meses e meses a serem analisadas. Para a Câmada é tudo muito mais simples.
Assim, os gabinetes de projecto dedicam o seu tempo ao que realmente importa, a construção. E menos com burocracias como as que temos em Portugal. A nossa "luta" é como coisinhas destas:
Colocado por: DR1982um colega meu esta a construir neste momento e não recorreu a arquitetura ou gabinete nenhum de projeto.
Foi ele que fez uns rabiscos à mão e pronto, mesmo a estabilidade é como lhe da na telha praticamente.
Apenas no isolamento é que teve de cumprir uns minimos quaisquer, mesmo a instalação eletrica é ele que ta a fazer, nao precisa de termos, certificados e por ai fora.
Colocado por: DR1982um colega meu esta a construir neste momento e não recorreu a arquitetura ou gabinete nenhum de projeto.
Foi ele que fez uns rabiscos à mão e pronto, mesmo a estabilidade é como lhe da na telha praticamente.
Apenas no isolamento é que teve de cumprir uns minimos quaisquer, mesmo a instalação eletrica é ele que ta a fazer, nao precisa de termos, certificados e por ai fora.
Colocado por: zedasilva
DR, agora imagine que ele amanhã lhe vende a casa a si.
O DR está a dormir e a laje de teto cai lhe em cima esborrachando o como uma panqueca.
Que assume que a estabilidade não era adequada aquela situação?
Colocado por: DR1982Foi ele que fez uns rabiscos à mão e pronto
Colocado por: zedasilvae na prática quem assume em Portugal? Mal de quem fica com o teto em cima.
DR, agora imagine que ele amanhã lhe vende a casa a si.
O DR está a dormir e a laje de teto cai lhe em cima esborrachando o como uma panqueca.
Que assume que a estabilidade não era adequada aquela situação?
Colocado por: N Miguel Oliveiracom empreiteiros/construtoras acredito que seja diferente, os casos de autoconstrucao que sei nao houve arquitetos envolvidos, inclusive alguns ficam espantados com isso ser obrigatório em Portugal assim como ter de ser uma empresa a construir.
É precisamente isto que passa essa ideia, por vezes errada, de que não há projectos.
O empreiteiro e outros subempreiteiros terminarão por apresentar outras coisas e farão eles os desenhos que os ajudem a executar as obras. Coisas que não dizem respeito à Mairie. E concordo com isso.
Nós desenvolvemos muitos projectos para o sul de França, Paris e Corsega, e na maioria dos casos fazemos desenhos para cosntructoras, e muito menos para o cliente dono de obra.
É depois o empreiteiro que apresenta na câmara o que esta lhe pede. Acredito que o cliente ache mesmo que "não precise de Arquitecto para nada"... pois na maioria das vezes, ele nem sabe ou nem viu o que fizemos. Pois o que fizemos serve sobretudo para ajudar o empreiteiro a fazer o seu trabalho.
Idem para os Engs. Até para piscinas fazem projecto. Não vai é parar à Mairie ou ao cliente.
Colocado por: DR1982mas muito mais simples do que em Portugal
Colocado por: DR1982Tem sim de haver o tal rabisco
Colocado por: DR1982um colega meu esta a construir neste momento e não recorreu a arquitetura ou gabinete nenhum de projeto.está a construir onde?
Colocado por: DR1982mas muito mais simples do que em Portugal pelo que vejoportugal é país de sismos... outros países não são terão regras diferentes.
Colocado por: DR1982ser obrigatório em Portugal assim como ter de ser uma empresa a construir.