Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: HFSFmão de obra

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/classificacao-dos-salarios-medios-europeus-portugal-surge-em-destaque-se-se-olhar-a-partir-de-baixo/

O valor da mão de obra deveria subir ainda mais... Mas esse progresso salarial também deveria vir acompanhado com uma modernização das condições de trabalho, infraestrutura, ferramentas, frota, etc...
  2.  # 362

Colocado por: Joao Dias
    Se não consegue perceber, eu certamente não terei capacidade para lhe explicar.

que inesperado
  3.  # 363

Eu acho uma piada do ɕaralho tentarem por sempre a culpa nos DO.

Em 2010 os gabinetes de projectos não tinham procura por parte dos clientes porque não havia construção e muito menos dinheiro. Os gabinetes acabaram por se canabalizarem entre si para ganhar obras.

Vender um projecto a 3000€ e ficar no final do mês com -100€ (negativos) é melhor que não vender projecto nenhum e ficar com -3000€ em saldo. Era uma questão de sobrevivência. Um balão de oxigénio, dia após dia, para garantir a sobrevivência.

Depois na construção idem. Pedreiros a canabalizarem-se entre si, todos a tentarem ganhar uma das poucas obras que se fazia. Porque novamente, seria melhor sobreviver com 0€ na conta e não fazer lucro, mas manter a empresa viva e salarios +/- em dia, do que tentar ser ambicioso e fazer lucro num contexto onde simplesmente, não havia dinheiro em circulação.

Mas a culpa é sempre do DO, do mexilhão, o único que verdadeiramente não tem dinheiro, porque precisa de ir ao banco buscar esse dinheiro, o teso tuga, esse malvado, é que espremeu os trolhas durante a crise.

E agora a confraria dos trolhas uniu-se para se "vingar" dos abusos deste opressor do passado dos tempos da troika.

Juro-vos, quase que verti uma lágrima ao ler esses "testemunhos".
  4.  # 364

Colocado por: NostradamusEu acho uma piada do ɕaralho tentarem por sempre a culpa nos DO.

Em 2010 os gabinetes de projectos não tinham procura por parte dos clientes porque não havia construção e muito menos dinheiro. Os gabinetes acabaram por se canabalizarem entre si para ganhar obras.

Vender um projecto a 3000€ e ficar no final do mês com -100€ (negativos) é melhor que não vender projecto nenhum e ficar com -3000€ em saldo. Era uma questão de sobrevivência. Um balão de oxigénio, dia após dia, para garantir a sobrevivência.

Depois na construção idem. Pedreiros a canabalizarem-se entre si, todos a tentarem ganhar uma das poucas obras que se fazia. Porque novamente, seria melhor sobreviver com 0€ na conta e não fazer lucro, mas manter a empresa viva e salarios +/- em dia, do que tentar ser ambicioso e fazer lucro num contexto onde simplesmente, não havia dinheiro em circulação.

Mas a culpa é sempre do DO, do mexilhão, o único que verdadeiramente não tem dinheiro, porque precisa de ir ao banco buscar esse dinheiro, o teso tuga, esse malvado, é que espremeu os trolhas durante a crise.

E agora aconfraria dos trolhasuniu-se para se "vingar" dos abusos deste opressor do passado dos tempos da troika.

Juro-vos, quase que verti uma lágrima ao ler esses "testemunhos".
    Concordam com este comentário:pguilherme,diouf_matos

E acha que foi fácil para os donos da casa manterem a casa? Ou acha que não pagaram mais porque não queriam?

Ainda me lembro perfeitamente que queria comer e não havia nada. Felizmente almoço/jantar nunca faltou muito mas não foram tempos fáceis, pelo menos para alguns.
  5.  # 365

Colocado por: jg231E acha que foi fácil para os donos da casa manterem a casa? Ou acha que não pagaram mais porque não queriam?

Nunca pus isso em causa, ainda por mais quando eu próprio tive fases dessas na minha vida.

Honestamente, acho que não percebeu aquilo que eu disse.
  6.  # 366

Colocado por: N Miguel OliveiraIsso sim é de louvar. Deveria ser o normal. Saber dizer "não" é uma virtude. Melhor assim, que dizer que faz, que faz... e nunca faz nada. Só empatam a vida das pessoas...

O meu pai e empreiteiro ha mais de 40 anos (comecou em Lisboa com a 'tenra' idade de 16 anos :) algo impensavel nos dias que correm). Tem este tipo de atitude desde sempre, o que por um lado tambem o prejudica por via da cautela (nunca 'cresceu' para um nivel maior porque nunca se quis comprometer com algo que poderia nao ter capacidade para fazer) mas o beneficia no sentido em que tem clientes (construtores, empreiteiros que o contratam como subempreitada) com os quais trabalha ha mais de 30 anos.

Eu acho que isto pode ser um 'vies' pois provavelmente gente honesta acaba a trabalhar com gente honesta, mas agora que tenho acompanhado este forum com alguma regularidade tenho visto historias que me deixam parvo. A maioria dos empreiteiros com quem o meu pai se da partilham da mesma forma de trabalhar. Se se comprometem com X, fazem X de por onde der. Se nao conseguem... nao assumem. Em 2021 quando aqui na zona houve um 'boom' pos pandemia devido a alguns atrasos, o meu pai e a fantastica equipa de funcionarios que tem andaram meio ano a trabalhar uma media de 10h/dia + Sabados para conseguir fazer tudo e nao ficar uma placa por encher na data prevista. Nao consigo conceber, por muito que o 'mercado' agora dite regras diferentes, que alguem se comprometam com um orcamento e depois peca X a mais, que se comprometa com uma data e acabe 6 meses mais tarde... eu sei que certamente existe muito DO mal educado, mal formado e desonesto. Mas isso nao e justificacao para ler aqui tanta falta de honestidade e profissionalismo.

Como diz, eu no meu caso prefiro 100x que me digam nao logo a partida e que sejam realistas, que tenham essa atitude pouco profissional. Estou neste momento em vias de comprar terreno e iniciar construcao la para finais de 2025/inicio de 2026... e com o que vou lendo aqui quase que fico desmotivado pois com renda de casa pra pagar, despesas, etc se apanho esse tipo de comportamentos pode ser algo muito dificil de gerir.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, N Miguel Oliveira, rpmmsantos
  7.  # 367

dmanteigas, o fórum da casa não representa todo o mundo da construção, felizmente.
    Existem pessoas sérias, há que saber escolher. Uma coisa que tenho aprendido é que os melhores contactos são feitos por via do pessoal de obras, tinha uma expectativa até ao nível orçamental pelo que lia nas internets da vida e as coisas na realidade são mais simples e podem ser (bem) mais baratas.

Óbvio que aqui aprende-se muitíssimo, especialmente o que não deve ser feito por alguns relatos mas alarguem-se horizontes e contacte-se as pessoas diretamente. Ao longo deste percurso de procurar contactos e falar com este e aquele vamos tendo algum "tato" à coisa :)
    Concordam com este comentário: Dias12, desofiapedro, N Miguel Oliveira, rpmmsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, dmanteigas
    • Faja
    • 17 julho 2024 editado

# 368

Felizmente no mundo da construcao existe sim pessoas muito boas mesmo, ja referi aqui neste forum, o empreiteiro que construiu a minha casa ficou um amigo pra vida! Ajudei-o muito em ver algumas coisas de outra forma, a ter acesso a novos materiais e tecnicas, tal como ele me ajudou muito em muitas coisas, foi serio, e muitas vezes quando ia fazer contas com ele tinha a sensaçao que ele estava a ficar a "perder".
    Algumas vezes paguei mais do que ele me pedia por trabalhos "extra".
    Vi o orgulho dele e dos seus trabalhadores quando os convidei todos e respetivas familias para a inauguraçao da casa? Quantas pessoas fizeram isso na inauguraçao da sua casa?
    Hoje em dia continuamos a comunicar, e de vez em quando la me liga a pedir, "nao podes mandar vir pra aquele produto para isolar as sapatas k usaste na tua casa? E que estou a comecar uma obra nova, ja falei com o dono e expliquei que era melhor aplicar!"
    Um homem que tem muitos anos disto, mas e humilde, e serio!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro, AMG1
    • AMG1
    • 17 julho 2024

# 369

Colocado por: FajaFelizmente no mundo da construcao existe sim pessoas muito boas mesmo, ja referi aqui neste forum, o empreiteiro que construiu a minha casa ficou um amigo pra vida! Ajudei-o muito em ver algumas coisas de outra forma, a ter acesso a novos materiais e tecnicas, tal como ele me ajudou muito em muitas coisas, foi serio, e muitas vezes quando ia fazer contas com ele tinha a sensaçao que ele estava a ficar a "perder".
    Algumas vezes paguei mais do que ele me pedia por trabalhos "extra".
    Vi o orgulho dele e dos seus trabalhadores quando os convidei todos e respetivas familias para a inauguraçao da casa? Quantas pessoas fizeram isso na inauguraçao da sua casa?
    Hoje em dia continuamos a comunicar, e de vez em quando la me liga a pedir, "nao podes mandar vir pra aquele produto para isolar as sapatas k usaste na tua casa? E que estou a comecar uma obra nova, ja falei com o dono e expliquei que era melhor aplicar!"
    Um homem que tem muitos anos disto, mas e humilde, e serio!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AMG1

PARABÉNS!
    Finalmente uma história que acabou bem e não em desastre como muitas que aqui se vêem.
    Nunca percebi porque não há mais relatos do que corre bem, nós não aprendemos apenas com o que corre mal.
    Certamente que no decurso da obra nem tudo lhe agradou a si, ou a ele, o que interessa é o resultado final e nisso parece que estão ambos satisfeitos.
    Você elogia o comportamento e a boa vontade do empreiteiro e essa atitude deve ser recíproca dele em relação a si. Nada melhor!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  8.  # 370

Colocado por: AMG1
    Nunca percebi porque não há mais relatos do que corre bem, nós não aprendemos apenas com o que corre mal.

Porque por norma as pessoas quando aqui chegam é á procura de ajuda.
    Nessa fase fazem tudo e mais um par de botas para obter essa ajuda.
    Resolvida a situação, partem para outra.
    É mais ou menos da natureza humana pelo que não devemos estranhar muito
  9.  # 371

eu hoje em dia tenho a sensação que vivemos num paradoxo, ou seja tanta informação, tanta net, mas a sensação é que as pessoas cada vez andam mais perdidas e desinformadas.
    será porque dantes bastava ir á camara e diziam-lhe simplesmente o que era preciso, olhe traga o papel x e os desenhos y e pronto?
  10.  # 372

Colocado por: marco1eu hoje em dia tenho a sensação que vivemos num paradoxo, ou seja tanta informação, tanta net, mas a sensação é que as pessoas cada vez andam mais perdidas e desinformadas.

Aí é que está, não é nenhum paradoxo. Muita informação e muita net não é sinónimo de facilidade em resolver um problema, só significa que há cada vez informação inútil ou menos verdadeira a somar ao bolo. A partir daí as pessoas minimamente inteligentes que procuram essa informação e se deparam com esses resultados, começam a duvidar de tudo, o que é o certo ou o errado.
    Concordam com este comentário: Rui_Mendes
  11.  # 373

Colocado por: marco1eu hoje em dia tenho a sensação que vivemos num paradoxo, ou seja tanta informação, tanta net, mas a sensação é que as pessoas cada vez andam mais perdidas e desinformadas.
    será porque dantes bastava ir á camara e diziam-lhe simplesmente o que era preciso, olhe traga o papel x e os desenhos y e pronto?

Eu acho que o problema é o que vejo tantas vezes aqui ser dito e não concordo, é que o dono de obra tem de estar por dentro de tudo e saber atuar minimamente em todas as áreas. De estar por dentro de todos os processos. Tem é de ter a sorte de estar rodeado por gente que sabe tratar, resolver e executar. Na boca de todos os profissionais, são todos os melhores e os mais entendidos. Mas mesmo assim tem opiniões diferentes, formas de fazer diferente. Como vai um DO saber em quem acreditar no fim do dia? É normal que fique confuso. Fazer uma casa é um processo no seu todo bem complexo e que precisa de alguma sorte para ter gente séria e competente a nossa volta.
    Uma coisa é certa. O fórum da casa, como em qualquer lado, tem gente tóxica que em nada contribui para que isto seja um local de entreajuda e de angariação de clientes para quem dá provas de competência nas suas áreas de atividade.

No final de contas devia ser apenas isso. Meia dúzia que gatos pingados como eu que gosta de vir mandar uns bitaites. E uns quantos com patente que dão respostas objetivas e com conhecimento de causa. E deviam até ter algum tipo de distintivo diferente do resto da plebe.
    Concordam com este comentário: desofiapedro

0.0605 seg. NEW