Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: AMG1Eu, p.e. se estiver em causa a escolha de uma tinta, julgo ter capacidade e mesmo vontade de opinar sobre a cor, já quanto a sua qualidade e respectiva adequação,

Acrescento apenas, AMG, que todos sabem escolher uma cor de tinta, ou um cerâmico, até um piso. Ou seja, todos sabem escolher um acabamento, de que gostam. Com mais ou menos jeito.
    Como resulta depois, dentro do desenho da casa e no conceito da arquitectura, é que nem todos sabem.
    E isto também cabe no espectro da adequabilidade, e, mais, da responsabilidade sobre o resultado, que recai sobre o profissional.
  2.  # 162

Colocado por: CMartinAcrescento apenas, AMG, que todos sabem escolher uma cor de tinta, ou um cerâmico, até um piso. Ou seja, todos sabem escolher um acabamento, de que gostam. Com mais ou menos jeito.
    Como resulta depois, dentro do desenho da casa e no conceito da arquitectura, é que nem todos sabem.
    E isto também cabe no espectro da adequabilidade, e, mais, da responsabilidade sobre o resultado, que recai sobre o profissional.

Precisamente, e não só na composição ou estética. Na parte técnica também.

Que Portugal seja um dos países onde mais se passa frio no Inverno... apesar de ter eventualmente o melhor clima da Europa, não é coincidência. É azelhice, natural do auto-didactismo dos nossos gestores Donos de Obra que acham que o trabalho do Martinez se resume apenas a meter os defesas a defender e os atacantes a atacar. Isso é o que sinto na construção lusitana ao nivel da técnica.

E isso que é algo fundamental para a performance do edificio, ao nivel energético, de conforto, qualidade do ar e manutenção.
    Nos campos mais de design interior, cores, texturas, em que o grau de conforto é ainda mais refinado... então é que é mesmo uma razia. Muitas pessoas não acham isso minimamente importante infelizmente...
    Por vezes, se nem os desenhos da Arquitectura apresentam um layout de disposição do mobiliário, quanto mais...

Às vezes, quando digo que nunca usei um pijama de Inverno durante o Inverno helvético... ou que passava o tempo todo de t-shirt dentro de casa, a malta não acredita. Porque acham que se estão -15°C fora seria normal estar de casaco dentro de casa... que por vezes é o que acontece em Portugal quando baixamos dos +5°C...
    Mas então o que muda? Num caso, as decisões são feitas com base na Matemática e na Técnica. Se são precisos Xcm de isolamento é isso que leva... ao passo que em Portugal, é o tipo que vai pagar que apenas vê um valor no Orçamento. E não é o valor U (coeficiente térmico)... mas sim o valor € no final da folha.
  3.  # 163

Colocado por: DR1982ou seja, com ou se arquiteto a dirigir a coisa quem é que fica com o menino nas mãos quando der para o torto:)
    depende dos contratos que fizerem DR. quem devia ficar a arder é quem fez a caca, mas aqui em portugal todos têm pena de quem faz caca
  4.  # 164

Colocado por: zedasilvaTudo o que por aqui de vai apregoando das equipas de projeto é algo que ainda está longe de ter aceitação por uma grande franja dos técnicos
    já trabalhei alguns anos nesses moldes e posso dizer que prefiro assim. já tentei com alguns trabalhar assim cá, mas descartam sempre pra depois.. 'quando estiver a arqª aprovada vemos isso' ... a única conclusão a que chego é que nao ganham pra ter chatices. e como a maioria dos DO não vem valor em pagar mais para ter um trabalho bem feito de raiz (porque a legislação assim não os obriga) fazem tudo pelo mínimo. e a chorar.

trabalhar corretamente não dá mais trabalho e por isso não é barato, mas é melhor para o DO. infelizmente poucos DO vêm isso assim
  5.  # 165

Colocado por: antonylemosa maioria dos DO não vem valor em pagar mais para ter um trabalho bem feito de raiz

Esta é sem duvida a raiz do problema.
    Isso associado ao facto de raramente os técnicos conseguirem (ou quererem) explicar aos DO as vantagens de trabalhar de forma diferente.
  6.  # 166

Colocado por: zedasilvaIsso associado ao facto de raramente os técnicos conseguirem (ou quererem) explicar aos DO as vantagens de trabalhar de forma diferente.
    não porque quando tentas eles perguntam o preço e ficam com a ideia que andas a tentar impingir-lhes o golpe da banha de cobra.

e porque demora bastante mais tempo.. e como por norma são uns gajos muito apressados ... mas não são sempre assim. e quando aparece alguem que entende que planear bem minimiza os riscos é como uma lufada de ar fresco, mesmo que não queiram o pacote completo. ao menos fazem perguntas e escolhem o serviço que querem e o que dispensam com decisões informadas.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 167

sou sincero quando digo que quando vim para pt trabalhar foi super difícil adaptar-me a este 'sistema'.. custou-me perceber que os DO preferiam enterrar o dinheiro de uma vida numa coisa mal feita e cheio de problemas do que tratar com calma do seu investimento para que fosse realmente um investimento e não um enterro de dinheiro.

também o 'tipo' de clientela é outra. mas na minha inocência acreditava que não fosse um obstáculo.. é triste, mas é a realidade. as pessooas ´so fazem o minimo exigido por lei. não querem saber se um projecto de licenciamento é insuficiente para a construção. e choram terem de o fazer.

é o que é.

mas na construção são iguais.. só querem saber se há quem faça por menos.. não perguntam por quem trabalha melhor e dá a melhores garantias.
    Concordam com este comentário: marcocar, zedasilva, N Miguel Oliveira
  8.  # 168

a malta não faz isso por ser burra ou ter má vontade... Este topico começou por ser 1000€/m2 por algum motivo. A questão é que há mta malta que ate tem terreno e consegue construir uma coisa humildade. O racional não é "qual o melhor isolamento para o nosso clima", mas sim "qual o melhor isolamento que eu posso comprar".

Esta ideia de "não querem saber" subentende uma ignorância e uma soberba que parece-me lamentável. Pelo mesmo custo, é melhor viver num T3 humilde, ou construir uma pequena moradia numa zona T3 mais afastada, onde não haja reuniões de condomínio e os filhos possam brincar à vontade mas que os pais tenham de usar pijama de inverno? É esta a pergunta que muitos se fazem.
    Concordam com este comentário: powerPT
  9.  # 169

Colocado por: Sarrapilheiroa malta não faz isso por ser burra ou ter má vontade... Este topico começou por ser 1000€/m2 por algum motivo.
    não é burrice, é uma questão de cultura.. é a diferença entre ver o que se vai gastar como uma despesa e não como um investimento.

só isso faz uma diferença abismal no resultado final. e possivelmente uma das razões pelo qual existem por aí tantas casas 'novas' à venda que ninguém as quer nem dadas.
  10.  # 170

Colocado por: antonylemossou sincero quando digo que quando vim para pt trabalhar foi super difícil adaptar-me a este 'sistema'.. custou-me perceber que os DO preferiam enterrar o dinheiro de uma vida numa coisa mal feita e cheio de problemas do que tratar com calma do seu investimento para que fosse realmente um investimento e não um enterro de dinheiro.

também o 'tipo' de clientela é outra. mas na minha inocência acreditava que não fosse um obstáculo.. é triste, mas é a realidade. as pessooas ´so fazem o minimo exigido por lei. não querem saber se um projecto de licenciamento é insuficiente para a construção. e choram terem de o fazer.

é o que é.

mas na construção são iguais.. só querem saber se há quem faça por menos.. não perguntam por quem trabalha melhor e dá a melhores garantias.
    Concordam com este comentário:marcocar,zedasilva
    nao atribua a culpa apenas ao DO, porque construir dessa forma esta enraizado e é difícil fazer diferente…
    E como digo é preciso haver carteira a acompanhar tudo o resto, haver e querer, porque um projeto XPTO obriga a empresas XPTO desde o empreiteiro e ao serralheiro ou carpinteiro, e isso fica por preços XPTO.
    Depois de feitas e pintadas são todas iguais, é difícil encontre quem valorize o investimento no que não se vê.
  11.  # 171

Colocado por: Sarrapilheiroa malta não faz isso por ser burra ou ter má vontade... Este topico começou por ser 1000€/m2 por algum motivo. A questão é que há mta malta que ate tem terreno e consegue construir uma coisa humildade. O racional não é "qual o melhor isolamento para o nosso clima", mas sim "qual o melhor isolamento que eu posso comprar".

Esta ideia de "não querem saber" subentende uma ignorância e uma soberba que parece-me lamentável. Pelo mesmo custo, é melhor viver num T3 humilde, ou construir uma pequena moradia numa zona T3 mais afastada, onde não haja reuniões de condomínio e os filhos possam brincar à vontade mas que os pais tenham de usar pijama de inverno? É esta a pergunta que muitos se fazem.
    Concordam com este comentário:powerPT
    so consigo concordar com isso naqueles casos em que o DO poupou em tudo quanto havia, o que nao faltam por ai sao casas em que se precisa do casaco de inverno mas nem por isso são todas pintarolas para quem passa ver.
  12.  # 172

Colocado por: DR1982e isso fica por preços XPTO.
    não concordo com essa análise.. nao se trata em fazer coisas XPTO. projectar e construir bem não devia ser uma exceção mas sim a regra. hoje pagas valores XPTO para construir mal e ter projectos de merd###. e por construir bem não falo de projectos XPTO capa de revista, mas mesmo as casas mais simples e básicas. algumas ainda nem estão fechadas e já estão com remendo aqui e ali porque nada cabe. é cortar vigas, é pés direitos insuficientes.. é pisos onde não cabem as infraestruturas.. toca a subir e cortar nas portas.. enfim.. e pagas o mesmo como para uma coisa bem feita

Colocado por: DR1982Depois de feitas e pintadas são todas iguais, é difícil encontre quem valorize o investimento no que não se vê.
    nao , depois de viver lá sente-se a diferença. e vê-se quando uns dão problemas a torto e direito e outras não. basta ver os postes que nascem aqui no forum na altura do inverno. mal começa a chover
  13.  # 173

Colocado por: antonylemosnão concordo com essa análise.. nao se trata em fazer coisas XPTO. projectar e construir bem não devia ser uma exceção mas sim a regra. hoje pagas valores XPTO para construir mal e ter projectos de merd###. e por construir bem não falo de projectos XPTO capa de revista, mas mesmo as casas mais simples e básicas. algumas ainda nem estão fechadas e já estão com remendo aqui e ali porque nada cabe. é cortar vigas, é pés direitos insuficientes.. é pisos onde não cabem as infraestruturas.. toca a subir e cortar nas portas.. enfim..
    por XPTO nao falo em projetos para casa de revista, falo em projetos detalhados. Chegas com um projeto detalhado e levas logo com a ripa. Os que conheço que constroi a melhor preço e falamos de menos de 1000€ m2 ainda orcamentam a m2 de cobertura.
    Nem precisam de projetos de especialidades pra nada.
  14.  # 174

Colocado por: antonylemosnao , depois de viver lá sente-se a diferença. e vê-se quando uns dão problemas a torto e direito e outras não. basta ver os postes que nascem aqui no forum na altura do inverno. mal começa a chover
    isso sim, mas no dia da venda, valem todas o mesmo.
  15.  # 175

Colocado por: DR1982falo em projetos detalhados.

Para construir bem não necessito de projetos detalhados. Necessito apenas de projetos bem feitos, bem pensados e com 3 ou 4 pormenores.

Colocado por: DR1982isso sim, mas no dia da venda, valem todas o mesmo.

Pois valem porque infelizmente os DO mandam fazer casas ou compram apenas pela estética.
    A grande maioria dos DO são conduzidos a serem uns ca..gões
    São conduzidos pelos técnicos e empreiteiros quando constroem com os "já agora"
    São conduzidos pelas imobiliárias e promotores quando compram com os cerâmicos xpto e a sanita que até dá um bafo quentinho nas partes pudibundicas.
  16.  # 176

Colocado por: zedasilvaPara construir bem não necessito de projetos detalhados. Necessito apenas de projetos bem feitos, bem pensados e com 3 ou 4 pormenores.
    depende, até as especialidades precisam de meia duzia de pormenores para ser bem feito, por exemplo uma estabilidade sem pormenores fica à consciência de cada um quase. E para outras especialidades idem
  17.  # 177

Colocado por: DR1982depende, até as especialidades precisam de meia duzia de pormenores para ser bem feito,

Que estão ao alcance de um click pois o CYPE tem-nos para todos os gostos
    Se for um técnico com um bocadinho de brio, demora 10 minutos a readapta-los e faz um figurão
  18.  # 178

Colocado por: DR1982depende, até as especialidades precisam de meia duzia de pormenores para ser bem feito, por exemplo uma estabilidade sem pormenores fica à consciência de cada um quase. E para outras especialidades idem

O DR1982 só nao faz bem feito senao quiser. Tem gabinete de arquitectura que já disse aqui que fazia. Está à espera de quê?
  19.  # 179

Colocado por: zedasilva
    Que estão ao alcance de um click pois o CYPE tem-nos para todos os gostos
    Se for um técnico com um bocadinho de brio, demora 10 minutos a readapta-los e faz um figurão
    na realidade é isso que vê?
  20.  # 180

Colocado por: Sirruper
    O DR1982 só nao faz bem feito senao quiser. Tem gabinete de arquitectura que já disse aqui que fazia. Está à espera de quê?
    Não percebi nem sei se vale a pena perceber.
    O que eu comento não uer dizer que seja o meu caso em específico, o meu caso tá resolvido.

0.0467 seg. NEW