Colocado por: N Miguel OliveiraOlá,
Contacte um advogado.
Você tem elementos a favor e contra.
O limite entre os dois terrenos está vedado?
Ele tem mesmo algum papel desse segundo terreno ou é só de boca?
Para todos efeitos, considere o que está na certidão da conservatória. Não ligue às cadernetas. É mais dificil apanhar uma com tudo direito que o Sporting ser campeão.
Quando comprou, não veio com um levantamento topográfico? Projecto da casa, etc?
Colocado por: N Miguel OliveiraEle pode ter feito um destaque depois de ter construído a casa. E você ter essa informação descatualizada.
Ainda assim, você comprou o que viu, pelo que também não sei se conseguirá alguma coisa com isto.
Convém verificar se os papeis dele são verdadeiros também. Quem sabe se simplesmente ergueu um muro e ficou calado durante a venda.
É preciso mais informação, contacte um profissional. Seja ele Advogado, Solicitador, Arquitecto, etc.
Que disse o Sr. quando lhe comentou a diferença de áreas?
Caramba, e você também compra a casa, e não vê que o levantamento e projecto não bate certo com a realidade? Idem para as áreas, não verificou isso?
Como é que os papeis de base da escritura têm um erro desses?
Colocado por: ml21como é que eu que não percebo nada disso
Colocado por: ml21Como é que vejo se são
Colocado por: ml21
Como é que vejo se são verdadeiros os papéis?
Colocado por: ml21no Google Maps e em sites próprios, em todos não passa disso.
Colocado por: Paramonte
Que sites são esses?
Colocado por: ADROatelierNo portal das finanças, pode aceder à caderneta.
No registo predial, pode pedir a certidão predial permanente.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Pela terceira vez, leve toda a documentação que tiver a uma reunião com um profissional que lhe trate do caso.
Algo está mal contado aí.
Como mediu agora pelo google maps e de fita métrica, podia tê-lo feito antes também.
Podem ter prestado falsas declarações aquando da escritura por exemplo.
Colocado por: marco1quando comprou o terreno já estava delimitado pelos muros?
esse seu vizinho se calhar não pode estar a vender 250 m2 sem que faça um destaque que tem de entrar na camara, portanto tire tudo a limpo.
Colocado por: sizeAlgo de irregular existe...
Como é que pode ser possível que esse terreno tenha passado por um processo de licenciamento e construção de uma habitação, com base nas áreas dos 1.000 m2, constantes na matriz e no registo da Conservatória e escrituras e agora vem o vendedor a pretender vender uma parcela lateral de 250 m2 , constatado-se que essa área de 250 m2 está, precisamente a reduzir nos 1.000 m2, constantes nos registos legais.
Terá, a dado momento, bastado fazer um muro a dividir ?
Para todos os efeitos, o vendedor ludibriou a venda, perante os documentos que apresentou dos registos da propriedade . Vendeu gato por lebre.
É muito possível que o vendedor tenha recorrido a uma habilidade.
Como já foi referido, assunto para um advogado conferir através de que expediente é que essa parcela surgiu.
Colocado por: ml21Boas
Comprei uma vivenda nova há dois anos (...)
Acontece que quem me vendeu a casa (...)
Como é que eu vejo no portal das finanças uma caderneta de uma propriedade que não é minha? E o registo predial tenho que o pagar...
Colocado por: ADROatelierEntão, se comprou já é sua... tem a caderneta no site das finanças.
Veja se o que está registado corresponde às areas que refere.
O registo predial tem sempre que pagar.
Uma certidão predial permanente custa 15 euros. Os registos são públicos. Pode pedir do seu prédio ou de qualquer outro prédio.
Pode também pedir cópia não certificada por metade deste valor.
Atenção que, às vezes, se podem estar a tirar conclusões precipitadas, com base em pouca ou mesmo nenhuma informação exposta aqui no fórum.
Consulte também o processo camarário, junto do arquivo municipal.
O que diz a sua licença de utilização?
Colocado por: ml21Estava a falar dos documentos do terreno de 250m2, que eu também tenho mas que me foram dados por quem o está a vende
Colocado por: ml21posso pedir a certidão mas tenho que a pagar.
Estava a falar dos documentos do terreno de 250m2, que eu também tenho mas que me foram dados por quem o está a vender, esses não consigo obter no meu portal das Finanças para comprovar se são legítimos ou não, posso pedir a certidão mas tenho que a pagar.