Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá grupo.

    Fiz um pedido de isenção de Imi (hpp) no dia 27/03/23, o pedido ainda não foi deferido e temos o mês de maio para pagá-lo. No documento diz por tratar e “O pedido de isenção só pode ser validado/despachado a partir de Julho de 2023.” Ora, em julho já passou a data para pagar o Imi. Tenho quase certeza que será aprovado porque cumpre todos os requisitos. Devo ligar às finanças?

    Desde já, obrigada pela vossa atenção.
  2.  # 2

    O imi é referente ao ano anterior.
    Portanto o pedido de isenção a se aplicar é para o ano de 2023.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lxptrider, Alexandra_123
  3.  # 3

    A acompanhar esta thread 👍
    Esta questão também me interessa: comprei a 10/04/2023, contactei via e-Balcão, submeti pedido de isenção hoje.

    Aproveito para questionar outra coisa relacionada.

    Quem vendeu a casa este ano (no meu caso, em Abril) tem que pagar ainda as duas parcelas do IMI, mesmo que já não seja proprietário do imóvel?
    Questionei as Finanças e recebi apenas uma resposta lacónica: "O imi é devido pelo proprietário do prédio a 31 de dezembro de cada ano."
  4.  # 4

    Para o IMI o que conta é a posse a 31/12/ano transacto à apresentação da Modelo 3 de IRS.

    Se era proprietário do imóvel a 31/12/2022 paga IMI agora em 2023 mesmo que já não seja o atual proprietário.
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lxptrider
  5.  # 5

    Boas, estou a tentar fazer online o pedido de isenção de imi. Estamos dentro dos valores indicados para pedir isenção, no entanto, não estou a conseguir introduzir a data facto e a data de inicio de habitação. Alguém sabe que datas são estas? Tenho data de licenças de utilização 07-07-2023 e data de entrega da mesma junto com o modelo 1 do imi nas finanças a 19-07-2023. A data de fim de construção foi de 12-12-2022. Nenhuma destas datas é aceite em nenhum dos quadros e a mensagem que aparece é "O Prédio indicado não existe em "2023-10-29" mesmo colocando a data de hoje. Já tenho no site das finanças a nota para pagar. Obrigado a quem me puder ajudar.
 
0.0121 seg. NEW