Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho 2 creditos habitaçao, crédito n°1 no valor de 125 mil (140 mil valor do imovel na altura da compra ) e crédito n°2 no valor de 150 mil ( 175 mil valor do imovel na altura da compra ) e neste momento falta liquidar 115 mil do crédito 1 e 135 mil do credito 2 para um total de 250 mil que faltam para amortizar.

    Residencia principal é o imovel do crédito 2 e secundaria do credito 1.

    Estou prestes a concluir venda da residencia secundaria pelo valor de 280 mil e queria saber se com o valor recebido poderia pagar ambos os creditos e se teria direito a isençao sobre as mais valias, sei que entrou em vigor um decreto lei recentemente sobre isso mas nao estou certo do que realmente significa.

    Obrigado e bom dia
  2.  # 2

    Segundo a lei atual não é possível reeinvestir valores de habitações secundárias, logo seria tributado sobre 50% da mais-valia obtida.
    No entanto, está em proposta uma Lei que PODERÁ prever isenção de mais valias de habitações secundárias caso se destine a amortizar financiamentos de HPP. Contudo, não poderemos fazer futurologia sobre Lei's cuja redação não foi aprovada nem entrou em vigor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zepisco83
  3.  # 3

    Colocado por: zepisco83vigor um decreto lei recentemente sobre isso mas nao estou certo do que realmente significa.

    Procure pelo que foi aprovado neste CM e verifique se já está em vigor, é que às vezes são apenas anúncios.

    https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2023/02/16/56781-isencao-de-mais-valias-para-quem-vender-casa-para-amortizar-credito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zepisco83
  4.  # 4

    Obrigado pelas respostas
  5.  # 5

    Foi aprovado em Conselho de Ministros mas ainda não passou a Lei... cuidado com as alterações ao inicialmente previsto!
 
0.0119 seg. NEW