Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O termo pela coordenação dos projetos é entregue na fase de projeto de arquitetura.
    Em boa verdade não passa disso mesmo, um papel que alguém assina pois na realidade não fazem coordenação nenhuma.
    Para coordenar um projeto é preciso tempo e saber.
    O tempo paga se já o saber ...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 2

    Colocado por: zedasilvaO termo pela coordenação dos projetos é entregue na fase de projeto de arquitetura.
    Em boa verdade não passa disso mesmo, um papel que alguém assina pois na realidade não fazem coordenação nenhuma.
    Para coordenar um projeto é preciso tempo e saber.
    O tempo paga se já o saber ...


    Quer dizer que agora tenho de gramar com o arquiteto até á fase final? porque é o coordenador de projetos? Então talvez não possa entregar as especialidades a outro....hhoo meu Deus!!!
      13.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: Cris.pereira

    Quer dizer que agora tenho de gramar com o arquiteto ? porque provavelmente é o coordenador de projetos?

    Não!
    Para coordenar as especialidades contrata um técnico que saiba o que está a fazer.
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    Não!
    Para coordenar as especialidades contrata um técnico que saiba o que está a fazer.


    Quer dizer que depois do projeto de arquitetura aprovado (com um coordenador de projetos) posso contratar as especialidades a outro gabinete assim como a coordenação de projetos? essa coordenação é obrigatoria ou é uma escolha?
    Obrigada mais uma vez pela ajuda!
  5.  # 5

    Colocado por: Cris.pereira

    Quer dizer que depois do projeto de arquitetura aprovado (com um coordenador de projetos) posso contratar as especialidades a outro gabinete assim como a coordenação de projetos? essa coordenação é obrigatoria ou é uma escolha?
    Obrigada mais uma vez pela ajuda!

    Depois do projeto de arquitetura aprovado não necessita do arquiteto para mais nada.
    Contrata uma equipa para fazer as especialidades e alguém para as coordenar.
    A coordenação é sempre obrigatória mas o arquiteto até já subscreveu esse termo, ou seja a sua obrigação está cumprida.
    Agora contrata alguém para efetivamente fazer esse trabalho
  6.  # 6

    Colocado por: Cris.pereiraRESPOSTA -6000€+ iva (apenas arquitetura) 150m2+40m2 de garagem, casa simples de um piso, modular, com fachadas simples , sem rococos para a construção ser igualmente simples e mais em conta


    Sendo apenas licenciamento de ARQ sem mais nada, parece-me um valor alto para ser tratado assim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaO termo pela coordenação dos projetos é entregue na fase de projeto de arquitetura.
    Em boa verdade não passa disso mesmo, um papel que alguém assina pois na realidade não fazem coordenação nenhuma.
    Para coordenar um projeto é preciso tempo e saber.
    O tempo paga se já o saber ...


    Infelizmente parece ser relativamente comum isso.

    Eu até diria que dá tanta chatice e preocupação assinar esse simples papel, que fazer tudo o resto no projecto de Arquitectura.

    Pela natureza da sua profissão faz certo sentido que este seja o coordenador de projectos como o de uma residência unifamiliar... porém nem sempre isso é assim e pode valer a pena que seja um dos Eng. a coordenar.

    Ainda assim, penso que é mesmo triste alguém assinar um termo com a importância que esse tem e não fazer caso nenhum da obrigação que se tem. Enfim.

    Se se sente mal serviço, participe.
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilvaDepois do projeto de arquitetura aprovado não necessita do arquiteto para mais nada.


    Depende.
    As engenharias deveriam entrar em jogo ainda na fase de estudo prévio, sendo a Arq. a arte que concilia tudo. Mas nem sempre isso acontece.

    Aqui parece ter sido mais um daqueles casos típicos do: primeiro Arquitectuta e depois Especialidades. Ora, mesmo nesses casos, as Engenharias não deverão ser vistas como meras subservientes da Arquitectura.
    Não raras vezes, deve ser a Arquitectura a adaptar-se às Engenharias e não o contrário. Ou seja, depende. Pelo que afirmar que não precisará do Arquitecto para nada mais nesta fase poderá ser inapropriado.

    Por outro lado, já tendo tido azar com o Arquitecto, o meu conselho é que procure acompanhar-se de uma boa equipa de Engenheiros e Fiscal a sério durante a obra (em vez dos que apenas assinam uns papeis de vez enquando).

    Aliás, o seu fiscal já deveria estar encontrado e dentro do barco. Ele poderá ter um papel importante a desempenhar ainda na fase de procurar gabinete para as especialidades. Quanto o mais cedo o contratar melhor.
  9.  # 9

    Miguel
    eu que eu acho engraçado é por aqui no forum dar tanto foco ao fiscal, como se a maioria dos fiscais tivessem o nivel do zedasilva e de poucos mais. Arrisco-me a dizer que tambem podem ser €s gastos e não vai adiantar grande coisa, olham para o ferro e veem se está como no projeto, marcam presença no enchimento do betão e siga.
    o que os DO tem a fazer, sim , ter um fiscal claro, mas fundamentalmente começar é a pagar mais aos projetistas mas exigir muito mais e inclusive forçar reuniões com o empreiteiro, mesmo antes de iniciar a obra.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 10

    A primeira coisa até diria que é: quem quiser construir tem de perceber que as coisas levam tempo, e esse tempo custa dinheiro. Não há milagres.

    Claro que casos como este aqui relatado leva muito boa gente a pensar, "afinal para quê?"... com esse dinheiro faço mais um WC na casa.

    As pessoas raramente sabem os direitos que têm na construção ou como se estruturam as coisas... mas mesmo quando sabem, têm a percepção de que em caso de problema, o sistema judicial não as protege de modo algum, a começar pela burocracia e lentidão.

    Mas não menos vezes, é o rabiar/patinar dos próprios Donos de Obra e projectistas que levam aos problemas por não fazerem as coisas bem desde o início.

    Quanto ao fiscal é como qualquer outro, se for mau fica queimado na praça num instante também. Haverá de tudo.
  11.  # 11

    Colocado por: N Miguel OliveiraSendo apenas licenciamento de ARQ sem mais nada, parece-me um valor alto para ser tratado assim.

    Não é alto.. é ´mesmo caríssimo.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  12.  # 12

    O processo foi colocado á pressa pelo arquiteto e deu asneira, então pediram vários documentos em falta, isto na apreciação limiar. Depois o arquiteto não colocou tuda na junção de elementos, quando o alertri que faltava elementos, e exactamente o quê, a resposta foi que não se "lembrou" de ver a conclusão (abaixo foto).
    A minha pergunta é o que acontece agora? A camara recusa e o processo começa do inicio, ou a camara pede mais esse elemento novamente?

    Abordei o arquiteto e ele disse que não estava a perceber o que a camara queria exactamente. ISTO É DE RIR OU CHORAR....
    Contatei outro gabinete de arquitetura que me falou que eu poderia fazer um "averbamento"... mas não me explicou o que isso pode implicar, me disse para pedir uma reunião com o técnico ARQ. da camara. Será que alguem me podia esclarecer?
      AL.jpg
  13.  # 13

    que situação chata, tá aí escrito o que falta acho eu(envolvente opaca e não opaca na memória descritiva e peças desenhadas).

    Se ele não consegue perceber isso mais vale trocar de arquitecto pois se nem o pedido consegue submeter com todos os requisitos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
    • MDM
    • 15 julho 2023 editado

     # 14

    Ui falta a térmica. Esse é justamente o elemento que deve ser coordenado com as especialidades ou os pormenores construtivos ficam para cozer com batatas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
  14.  # 15

    Colocado por: Cris.pereiraAbordei o arquiteto e ele disse que não estava a perceber o que a camara queria exactamente. ISTO É DE RIR OU CHORAR....
    Contatei outro gabinete de arquitetura que me falou que eu poderia fazer um "averbamento"... mas não me explicou o que isso pode implicar, me disse para pedir uma reunião com o técnico ARQ. da camara. Será que alguem me podia esclarecer?

    Desde Julho de 2021 que tem de meter a caracterização térmica da envolvente opaca e envidraçados. eu é que não estou a perceber!?

    É simples a resolção do problema, tem desde o inicio de se socorrer do projectista de termica, ou fazer o Arqutiecto os calculos necessários.
    Agor aé dentro do prazo previsto sanear e substituir os elementos entregues. Peça mais tempo para responder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
  15.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas
    Desde Julho de 2021 que tem de meter a caracterização térmica da envolvente opaca e envidraçados. eu é que não estou a perceber!?

    É simples a resolção do problema, tem desde o inicio de se socorrer do projectista de termica, ou fazer o Arqutiecto os calculos necessários.
    Agor aé dentro do prazo previsto sanear e substituir os elementos entregues. Peça mais tempo para responder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cris.pereira



    Com a sua resposta percebi perfeitamente que o arquiteto não colocou os elementos porque não sabe, deve ter tudo preparado para casas de alvenaria e como a casa é em woodframe, não soube fazer e não perguntou. Até o pormenor fui eu que lhe enviei, isto é no minimo ridiculo.
    Além do mais agora quer mais dinheiro para referidas alterações do projeto que foi "puxar" a casa mais para baixo porque a cartografia estaria mal executada. Mas a meu ver também é culpa do arquiteto que deveria ter previsto isso e casar a cartografia da direcção geral do territorio com o levantamento topografico do topografo (que foi arranjado também por ele).

    Já agora acha que será da responsabilidade do arquiteto? ou não?
    O limite do terreno é a linha rosa.

    Agradeço toda a ajuda!
  16.  # 17

    Se o erro é inequívoco do arquitecto e dos elementos tratados por este, não tem nada a pagar. É exigir as retificações necessárias.
    Quanto à caracterização térmicas, isso é facil, agora com o projectista da termica, tem de calcular a envolvente e completa a arquitectura. não é nada de transcendente. Substitui os elementos em falta.
  17.  # 18

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá, não tenha pena, denúncie isso à ordem, à PSP, à CMTV, não se fique.


    Esqueça isso. Só serve para a impunidade dos arquitectos.
    Leve isso a um advogado que ele trata da saúde ao arquitecto em dois tempos.

    E não se esqueça, contrate outro arquitecto, assim que puder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
  18.  # 19

    Colocado por: Cris.pereiraRESPOSTA -6000€+ iva (apenas arquitetura) 150m2+40m2 de garagem, casa simples de um piso, modular, com fachadas simples , sem rococos para a construção ser igualmente simples e mais em conta

    xiça...
  19.  # 20

    Eu disse que a entrada era assim, e o arquiteto e o topografo fizeram assim. Na altura não tinha conhecimento sobre o assunto, e não pensei que fosse de outra forma, pois quem me vendeu o terreno disse que a entrada seria ali, já o era á mais de 50anos. Só depois da arq. da camara pedir a retificação dos pontos ´1 e ´2 é que percebemos que não era.
    No entanto não entendo como se fazem levantamentos de topografia sem se ver o cadastro da Direcção geral do território.
    Portanto não sei se a culpa é minha ou não.
      foto.jpg
 
0.0243 seg. NEW