Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Cris.pereiradeve ter tudo preparado para casas de alvenaria e como a casa é em woodframe, não soube fazer e não perguntou
    tanto vale alvenaria como woodframe.. ele nao deve é ter ninguém que lhe faça isso (engº da térmica) ou então é mesmo novo e nao sabe o que há a fazer nem a quem pedir. ainda existem muitos bananas por aí a dar má fama à classe.
  2.  # 2

    Colocado por: Cris.pereiraNo entanto não entendo como se fazem levantamentos de topografia sem se ver o cadastro da Direcção geral do território.
    já essa parte é da sua responsabilidade. vc é que deu e deve dar as indicações corretas sobre os limites do terreno e entradas, servidões e outros pormenores.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
  3.  # 3

    Colocado por: antonylemosou então é mesmo novo e nao sabe o que há a fazer nem a quem pedir.

    Já apanhei colegas mais velhos, na mesma situação aqui descrita... nem sequer sabiam o conceito do envelope ´termico, ainda prescrevia isolamento na cobertura com 30mm.... etc...
    Isto da idade e/ou do tempo de inscrição na OA, não é indicador de nada...
  4.  # 4

    Desde Julho de 2021 que tem de meter a caracterização térmica da envolvente opaca e envidraçados. eu é que não estou a perceber!?


    É fácil perceber Pedro Barradas, quer dizer que esse arquitecto não mete projectos na (em nenhuma) Câmara desde essa altura, desde 2021...!
    Portanto, é um profissional "tenrinho" ;)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradasainda prescrevia isolamento na cobertura com 30mm.... etc...

    Neste caso, desde 2008... não!?

    Colocado por: econom.pedroquer dizer que esse arquitecto não mete projectos na (em nenhuma) Câmara desde
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosjá essa parte é da sua responsabilidade. vc é que deu e deve dar as indicações corretas sobre os limites do terreno e entradas, servidões e outros pormenores.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cris.pereira


    Ok, obrigada, fiquei esclarecida. Mas a meu ver está incorreto e não devia ser assim, pois eu compro um terreno não tenho informação exacta de onde é a entrada ou onde começa, acho que um arquiteto deveria saber ler cartografia rustica e pelos vistos não foi o caso. Eu agora já sei interpretar o cadastro....com o meu processo aprendi.


    Mas ok, nesse ponto desculpo então o arquiteto.
  7.  # 7

    Colocado por: Cris.pereiraNo entanto não entendo como se fazem levantamentos de topografia sem se ver o cadastro da Direcção geral do território.

    Ir analisar todos esses dados ( se existirem, pois nem sempre existem), é um passo fundamental. Aliás é ao topografo que deve ser dado instruções claras sobre a demarcação do terreno, e se assim for, comparar com o cadastro geométrico (nem sempre existe) e neste tipo de situação a margem de erro chega facilmente a 2m....
    Precisamente em Sintra tive uma situação que andámos a rectificar o perimetro do predio rustico.. 50cm para ali e para aqui. Das 4 faces do limite, só uma estava consolidada. Retificamos o limite, mantendo a coerencia de area total, até ao ponto de conseguir não haver lugar a áreas de cedência para o arruamento e todas as complicações inerentes.
  8.  # 8

    Colocado por: Cris.pereiraMas a meu ver está incorreto e não devia ser assim
    um topógrafo nao sabe, nem tem de saber os limites dos terrenos. quem tem de saber é o dono do dito terreno e quando este nao sabe tem de reunir-se com os confinantes e esclarecer os limites existentes ou para colocação de novos marcos.

    Colocado por: Cris.pereiraacho que um arquiteto deveria saber ler cartografia rustica e pelos vistos não foi o caso
    se existir.. e quando nao existe? de qq das formas também nao cabe ao arqº saber isso. ele confia no trabalho do topógrafo que por sua vez confia que o dono deu as indicações corretas.

    Colocado por: Pedro Barradase neste tipo de situação a margem de erro chega facilmente a 2m...
    fizemos um levantamento recentemente com quase 2000m de diferença com o que estava no registo, passou a ter 900m, a nova cadastração vai trazer melhorias mas também vai causar muita guerra .. em especial naqueles terrenos onde havia espertos com a mania de puxar marcos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemosfizemos um levantamento recentemente com quase 2000m de diferença

    Estava a falar de 2m de diferença em relação à localização do limite.... não estou a falar de m2.
    Ou seja, se houver uma diferença de 2m no perímetro do prédio, pode muito bem passar de 2000m2 para 900m2

    Mas é um abuso (e chato) ter registo de 2000m2 e afinal são 900m2.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasMas é um abuso (e chato) ter registo de 2000m2 e afinal são 900m2.
    registos antigos e quem sabe se nao antigos artistas a mudarem marcos à conta de ter mais um carro de mato
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemosregistos antigos e quem sabe se nao antigos artistas a mudarem marcos à conta de ter mais um carro de mato
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cris.pereira


    Sim claro, compreendo. Mas se a quem comprei diz que a entrada é ali, e se os confinantes confirmam que é ali, eu não tive duvidas. No entanto, a Arq. da Camara disse para pedirmos 2 marcos á direcção geral do territorio, e quando veio a resposta é que percebemos que a entrada não era ali. Segundo o arquiteto me disse que eu já teria direito ao terreno pelo uso de campeão, no entanto achei que aquele pedaço não me faria falta pois ele disse que não tinha de respeitar os 5.50mt por ser a ultima,então pedi para corrigir o terreno. O arquiteto teve de puxar a casa mais para baixo 3 metros.

    Mas este novo gabinete disse que não era bem assim e que teria de respeitar os 5,5mt e fazer passeio, então já nem sei o que pensar... Estou á espera de reunião com a nova arquiteta para me elucidar em relação a todos estes pormenores.
  12.  # 12

    Colocado por: Cris.pereirauso de campeão

    Usucapião
    Concordam com este comentário: Cris.pereira
  13.  # 13

    Colocado por: Cris.pereiraMas este novo gabinete disse que não era bem assim e que teria de respeitar os 5,5mt e fazer passeio, então já nem sei o que pensar... Estou á espera de reunião com a nova arquiteta para me elucidar em relação a todos estes pormenores.

    Nem eles na Câmara se entendem... (tenho um processo em Sintra, tb com pareceres divergentes dentro da câmara...
 
0.0245 seg. NEW