A palavra desespero é muito leve pra descrever o que estou a passar neste momento. Aluguei em Julho de 2009 um apartamento por um valor combinado verbalmente com dona da casa que era e é minha colega de trabalho. Ela sempre me disse que ia fazer contrato mas mes apos mes ela foi adiando e nunca chegou a fazer. Exigiu-me o pagamento das rendas em numerario, apesar da minha insistencia para lhe pagar de outra forma ela nunca quis isso, somente um mes lhe consegui pagar por transferencia. Tinha em casa os comprovativos das despesas da casa todos pagos por mim ao longo destes meses. Por causa de um desentendimento devido a ela querer fugir às responsabilidades dela, ela ontem (02/02/2010) deu-me um mes pra sair o que eu lhe disse k ela nao podia dizer um mes, quando podia nao ser possivel pra mim cumprir. o certo é q na minha ausencia e com o meu desconhecimento mandou mudar a fechadura e ao final do dia quando regressei a casa encontrei-me impedida de entrar. Andou a mexer nas minhas coisas, provavelmente foi me buscar os comprovativos de pagamento das despesas pra eu nao ter provas contra ela. Nao me deixou entrar em casa nem pra ir buscar artigos de higiene e muda de roupa. Chamei policia que somente tomou nota da ocorrecncia e nao fez nada pra me ajudar. Têm conselhos pra me dar? Já alguem viveu esta experiencia que me possa ajudar? Nao sei o que fazer...tenho imensa coisa na casa e nao posso chegar aos meus pertences... Ajudem-me por favor. Muito obrigada!
Corra para um ADVOGADO! JÁ. De preferência um(a) com garras afiadas.
O facto de não ter contrato ESCRITO, não seria grande problema se você tivesse comprovativos do pagamento. Vá ao banco pedir (outro) comprovativo da transferencia para pagar a renda, e/ou de outros pagamentos.
(A Polícia não decide quem tem razão nesse seu conflito. Quem o faz é o tribunal. A Policia só pode agir com ordem do tribunal).
Estas pessoas agradeceram este comentário: spascoa
Penso que o que a sua senhoria fez é grave, do ponto de vista legal. Penso que se chama violação de propriedade alheia e roubo, apesar dela ser proprietária da casa. Faça queixa na polícia contra essa senhora, diga que ela entrou em sua casa na sua ausência, mudou a fechadura da porta e roubou-lhe documentos. Leve testemunhas em como mora lá, leve tudo o que possa provar isso, factura da empresa que efectuou a mudança dos móveis, peça no banco uma cópia do pagamento da renda e leve os extractos do banco que provem que o dinheiro saiu da sua conta (apesar de não poder provar a quem pagou). Quando penso que quem aluga uma casa e não lhe pagam a renda, não pode entrar em casa sem a autorização do tribunal, como é que alguém se autoriza a fazer uma coisa dessas? A polícia não fez nada? Insista e leve testemunhas consigo.
Então, agora é fazer o que já tinha sugerido aqui: Arranje testemunhas, provas e tudo o mais que consiga para documentar o caso. Depois, arranje um advogado e inicie uma acção. Peça uma indemnização. Vai ver que vale a pena. :)
Só para lhe dar uma ideia, um contrato com termo definido tem um prazo mínimo de 5 anos e é renovável por períodos de 3 anos. A sua ex-senhoria tem que lhe pagar, na minha opinião e se não houver outras coisas/pormenores que não esteja a referir, a título de indemnização, as rendas do tempo que não foi cumprido, no mínimo. Ora, se por exemplo pagava 300€/mês e arrendou em Julho de 2009, são 54 rendas, num total de 16.200€... se quiser avançar com o processo, a brincadeira vai sair cara à senhoria.
Estas pessoas agradeceram este comentário: spascoa
A dona da casa continuou a negar-me o acesso à casa e consequentemente às minhas coisas. Na passada 5ª Feira (dia 03/02) pedi-lhe pra deixar um irmao meu ir buscar algumas coisas de higiene e roupa e ela permitiu, mas qual nao foi meu espanto quando ele chegou lá e encontrou já tudo encaixotado! Fui à policia apresentar novamente queixa. Uma vez que eu nao quis recorrer à violencia pra obter as minhas coisas e quis agir sempre em conformidade com a lei, vi minha privacidade ser novamente e ainda mais gravemente ser invadida. Nao tenho palavras pra descrever tudo o que senti naquele momento. Ela tem muito dinheiro pra gastar em advogados e como eu nao tenho possibilidades financeiras para isso nem sei se lhe conseguirei abrir um processo. Estou a passar um inferno com tudo isto! Ela tem feito tudo o que lhe apetece e nunguem pode fazer nada para a impedir... Já estou sem forças! Tenho andado à base de calmantes, quase sem comer e sem dormir. Nao desejo a ninguem o que tou a passar. Agradeço se souberem ou se lembrarem de mais alguma coisa que possa me ajudar, mais alguma ideia. Se houver alguem com conhecimentos de advocacia que me pudecem dar aconcelhamento juridico pra eu saber se tenho alguma hipotese em seguir com processo pra tribunal... Obrigado a todos os que me têm respondido e aos novos´utilizadores que possam ler e ajudar