Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde caros foristas !

    Tenho aqui uma duvida que não consigo encontrar informação, se alguém me poder ajudar agradeço imenso.

    Uns amigos meus que são irmãos coproprietários de um imóvel (50/50) nenhum quer vender a sua parte mas um deles quer que o outro saia de casa. Legalmente é possível que haja uma venda forçada por parte de um deles ? Ou não há resolução para esta situação ? Sendo os dois obrigados a partilhar a habitação ?

    Desde já obrigado
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Apenas pode forçar a venda atraves de um processo judicial de divisao de coisa comum.
    Nesse caso é avalidada a casa, pergunta-se se alguem quer comprar a outra parte(se ambos quiserem vao oferençendo um valor ate chegarem a acordo), caso nao cheguem a acordo é colocado em venda em processo judicial e nao podem rejeitar.

    Basicamente só atraves de tribunal pode obrigar alguem a dividr/vender
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardmag
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta rápida Samuscas.

    Se entendi bem, então se nenhum quiser vender a sua parte e nenhum abrir um processo no tribunal para obrigar o outro a comprar, eles são obrigados a conviver na habitação (isto se nenhum quiser sair). É isto ?

    A haver um processo em tribunal ele será aberto por quem quiser vender, certo ?

    Desde já obrigado
    • RCF
    • 16 maio 2023

     # 4

    Colocado por: ricardmagSe entendi bem, então se nenhum quiser vender a sua parte e nenhum abrir um processo no tribunal para obrigar o outro a comprar, eles são obrigados a conviver na habitação (isto se nenhum quiser sair). É isto ?

    certo

    Colocado por: ricardmagA haver um processo em tribunal ele será aberto por quem quiser vender, certo ?

    Certo. Por quem tiver interessa em não permanecer na indivisão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardmag
  4.  # 5

    Obrigado RCF.

    Fiquei totalmente esclarecido.
    Então é como pensei que era mais justo, e já lhes disse que vão ter de conviver se nenhum quiser sair.
  5.  # 6

    chama-se partilha judicial, é aberto um processo e se nenhuma parte quiser vender ao outro será feita uma avaliação independente e o imovel é posto no mercado para venda a terceiros, vendido e dividido o dinheiro, mas lá está saem os dois. É sempre melhor haver acordo.
    Concordam com este comentário: ricardmag
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardmag
 
0.0074 seg. NEW