Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Em 2021 o meu pai fez um contrato com a Remax para a venda de um terreno. Durante os 9 meses de contrato, a Remax levou ao Terreno um possível comprador que nos fez uma proposta que não foi aceite.
    Depois do contrato com a Remax terminar, o meu pai resolveu doar-me o terreno (por uma questão de partilha de heranças) e, posteriormente, eu consegui chegar a acordo com esse comprador que aceitou as minhas condições.

    Eu nunca assinei contrato com a Remax (o meu pai sim), eu é que efetuei a venda.
    Hoje, a Remax enviou-me uma mensagem a dizer que eu tenho de pagar a devida comissão.

    Como assim? Eu não assinei qualquer contrato, tenho de pagar comissão mesmo tendo sido o mesmo possível comprador? E eu não tendo feito nada?

    Obrigada! Alguém em consegue esclarecer esta questão?

    Obrigada!
    • RCF
    • 16 maio 2023

     # 2

    Se é como diz, não tem de pagar comissão nenhuma...
    Mas, se a imobiliária lhe enviou agora, a si, uma mensagem, é porque tinha o seu contacto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oruic1984
  2.  # 3

    Sim, porque como o meu pai tem mais de 70 anos, pediu-me na altura para conversar com eles.
  3.  # 4

    chama-se lançar o barro á parede a ver se pega.
  4.  # 5

    Estão a mandar o barro à parede, se pegar....
    • RCF
    • 16 maio 2023

     # 6

    Colocado por: oruic1984Sim, porque como o meu pai tem mais de 70 anos, pediu-me na altura para conversar com eles.

    e, antes da doação, parte do terreno já não era seu (por eventualmente falecimento da sua mãe e consequente herança de parte)?
    Pergunto isto, apenas para afastar totalmente esse possível direito da imobiliária
  5.  # 7

    Os meus pais estão ambos vivos, felizmente!
    • RCF
    • 16 maio 2023

     # 8

    Colocado por: oruic1984Os meus pais estão ambos vivos, felizmente!

    Ainda bem!
    Assim sendo, não vejo motivo algum para se preocupar com eventual pagamento de comissão à imobiliária.
    A imobiliária, se quiser, que notifique o promitente vendedor (o seu pai), com quem assinou contrato de mediação, que lhe responderá que não vendeu o terreno a ninguém, mas que o doou, e nem sequer doou a nenhum potencial comprador apresentado pela imobiliária, conforme a imobiliária facilmente poderá comprovar em consulta aos registos da conservatória.
  6.  # 9

    Pois…
    Uma opinião que não terá fundamento se calhar…
    Você, independentemente de não ter assinado contracto directo, é parte interessada (directamente) e vendeu a um contacto angariado por uma imobiliária. Que não é pequena…
    Desconfio que com uma boa argumentação em tribunal se meta em trabalhos…

    Mas. Não tenho fundamento legal para o que digo. É apenas uma opinião.
    Consultaria um advogado para perceber se poderia haver um caso ou um precedente (ou não).

    Boa Sorte…
    Abr.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, Serge
  7.  # 10

    Muito obrigado pela ajuda!
    Boa semana :)
  8.  # 11

    O contrato tinha exclusividade? Se sim, quando diz que terminou, garantiu que não se renovou automaticamente? Se houver exclusividade e o mesmo tiver sido renovado sem oposição, então o seu pai poderá ter de pagar a comissão (que poderá ter limites contratuais também).
  9.  # 12

    O contrato não foi renovado. 10 dias antes de terminar o meu pai enviou uma carta registada a indicar que não queria que o contrato fosse renovado.
  10.  # 13

    E o agente imobiliário enviou uma mensagem indicando que recebeu a carta.
    • SrR
    • 16 maio 2023

     # 14

    Colocado por: oruic1984E o agente imobiliário enviou uma mensagem indicando que recebeu a carta.
    sendo registada há uma assinatura a acusar a recepção da carta, caso contrário é devolvida
    • RCF
    • 16 maio 2023

     # 15

    Colocado por: gil.alvesConsultaria um advogado para perceber se poderia haver um caso ou um precedente (ou não).

    Se apenas recebeu uma mensagem, não entendo que seja caso para ir gastar dinheiro num advogado...
    Parece-me ser como em cima já escreveram - estão a ver se pega...
  11.  # 16

    Em minha opinião, se o seu pai assinou o contrato de mediação e se lhe doou o imóvel, não existe aqui venda nenhuma, logo a comissão não é devida. Não obstante, podem argumentar em tribunal que isto foi uma estratégia para fugirem ao pagamento da comissão dado que o comprador foi por eles apresentado, estando assim evidenciado o nexo causal.
  12.  # 17

    Colocado por: gil.alvesUma opinião que não terá fundamento se calhar…
    Você, independentemente de não ter assinado contracto directo, é parte interessada (directamente) e vendeu a um contacto angariado por uma imobiliária. Que não é pequena…
    Desconfio que com uma boa argumentação em tribunal se meta em trabalhos…

    Mas. Não tenho fundamento legal para o que digo. É apenas uma opinião.
    Consultaria um advogado para perceber se poderia haver um caso ou um precedente (ou não).


    a agencia até pode dizer que o pai dou o terreno ao filho para fugir à comissão. Mal ou bem o terreno em causa foi comprado pela pessoa angariada pela agência. e segundo a minha opinião, pelo menos moralmente a agência tem direito a algo.
    • RCF
    • 16 maio 2023

     # 18

    oruic1984

    Foi isto que aconteceu?
    Colocado por: Supporteristo foi uma estratégia para fugirem ao pagamento da comissão dado que o comprador foi por eles apresentado,


    quanto tempo ocorreu entre o fim do contrato de mediação imobiliária e a doação?
    e entre a doação e a venda?
  13.  # 19

    Colocado por: RCFParece-me ser como em cima já escreveram - estão a ver se pega...
    não discordo de todo.
    Mas… apenas preferiria pagar a um advogado para ver o caso e quiçá uma carta à imobiliária fundamentando uma resposta que comprar uma guerra directa com eles.

    Também concordo com o tipo de “notificação”. Se foi uma “mensagem”(?) tipo sms, pedia em resposta uma notificação oficial com argumentação/fundamentação.
    E pelo sim, pelo não, parava num advogado… :)
  14.  # 20

    Colocado por: RCForuic1984

    Foi isto que aconteceu?


    quanto tempo ocorreu entre o fim do contrato de mediação imobiliária e a doação?
    e entre a doação e a venda?


    Não. Porque o meu pai tinha doado um outro terreno à minha irmã. Foi mesmo uma questão de partilhas.
 
0.0171 seg. NEW