Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Gostaria de saber a vossa opinião.

    Recebi de herança um terreno com cerca de 1500 m2 e licença de construção numa zona bastante premium perto de Lisboa.
    Gostaria de rentabilizar esse terreno para poder investir noutro lado, mas estou com dúvidas na melhor forma de o fazer, ou vender o terreno por si só, vender o terreno com um projecto aprovado ou construir uma casa em estilo moderno e vender ou mesmo alugar (tendo em conta que nunca construí nenhuma casa).
    Vender o terreno apenas é a solução mais fácil mas que também traz menos rendimento.
    Vender o terreno com projecto aprovado não me parece complicado, mas pelo que pesquisei, o valor que se paga pelo projecto e a aprovação muitas vezes não compensa porque o comprador prefere fazer o seu próprio projecto.
    Vender o terreno com casa feita em princípio traria o maior rendimento de todos, mas por outro lado, demora tempo, tenho que investir uma grande soma de capital, tem um risco acrescido e a minha inexperiência no campo pode trazer bastantes desafios.

    Obrigado.
  2.  # 2

    o terreno só dá para fazer uma casa?
    penso que se estiver num local onde só dá para fazer uma moradia, deve vender o terreno, tudo o resto é preciso um grande traquejo e muito investimento e tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DistinctGround77
  3.  # 3

    Colocado por: DistinctGround77e licença de construção
    explique melhor o terreno e a licença.. tem algum projecto aprovado para lá?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DistinctGround77
  4.  # 4

    Colocado por: DistinctGround77Vender o terreno com projecto aprovado não me parece complicado, mas pelo que pesquisei, o valor que se paga pelo projecto e a aprovação muitas vezes não compensa porque o comprador prefere fazer o seu próprio projecto.
    ~
    Pelo que depreendo não tem qualquer licença de Construção.
    Estará apenas a referir-se que o terreno apresenta viabilidade de construção.

    Essa decisão tem de ser feitas com uma analise/ avaliação do imóvel e caracterizar face o potencial construtivo as opções de investimento a considerar.

    Sabe qual é o potencial de construção para o lote? permite edificar o quê? uma moradia de 500m2 Ab, uma de 200!?; um edificio multifamiliar com 1000m2 de Ab. Ou está numa zona para o terciário ou industria?

    Tem condicionantes? parte do terreno/ todo?
    Já viu isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DistinctGround77
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas
    Pelo que depreendo não tem qualquer licença de Construção.
    Estará apenas a referir-se queo terreno apresenta viabilidade de construção.

    Essa decisão tem de ser feitas com uma analise/ avaliação do imóvel e caracterizar face o potencial construtivo as opções de investimento a considerar.

    Sabe qual é o potencial de construção para o lote? permite edificar o quê? uma moradia de 500m2 Ab, uma de 200!?; um edificio multifamiliar com 1000m2 de Ab. Ou está numa zona para o terciário ou industria?

    Tem condicionantes? parte do terreno/ todo?
    Já viu isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DistinctGround77


    Correcto, misturei os termos. O terreno tem viabilidade de construção para uma moradia com cerca de 350 m2 sem condicionantes, mas ainda não obtive a licença de construção.
    Os arquitectos com quem falei concordaram que é uma excelente oportunidade de investimento já que a moradia facilmente seria vendida naquela área, mas dada a minha inexperiência, não creio que seria um projecto fácil de concluir.
    Estou indeciso se me aventuro nesta jornada ou opto pelo mais fácil e vendo o terreno por bastante menos do que poderia vir a render.

    Obrigado pelo feedback.
  6.  # 6

    Caro Distinct, vou partilhar os meus 5 cêntimos:

    1. Este investimento, para si têm ou não uma janela temporal?
    Entre projectos, câmara, escolha de empreiteiro e construção vão-se passar pelo menos 2 anos (da minha experiência desde projectos até licença de utilização foram 3 anos e meio)
    Caso este tempo 'ultrapasse' o seu limite temporal, o meu conselho é vender como está (sem projectos) ou seja apenas o terreno.
    2. As 'margens' na construção atualmente são magras, a não ser que exista economia de escala. Se vai construir 'uma casa para vender', a não ser que consiga eliminar ou conter os aumentos dos preços e ou as derrapagens, o risco da sua margem não cobrir o valor do terreno
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DistinctGround77
  7.  # 7

    já o tinha dito
    tanto mais que sendo um terreno "premium" certamente corresponderá um cliente para uma casa mais carota e personalizada e não algo que vai nascer do seu (do Distinct) investimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DistinctGround77
  8.  # 8

    Venda o terreno, quanto mais com um PIP ou um estudo prévio. No máximo, gaste uns euros a limpar lixo e mato que tenha. O risco de construir algo de raiz para vender é tremendo, quando não se sabe o que faz. Arrisca-se a perder mais dinheiro do que ganha.

    Invista essa energia em encontrar o mediador certo e pesquisas de mercado em vez.
    Concordam com este comentário: argo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DistinctGround77
  9.  # 9

    Colocado por: DistinctGround77Boas,
    Gostaria de saber a vossa opinião.

    Recebi de herança um terreno com cerca de 1500 m2 e licença de construção numa zona bastante premium perto de Lisboa.
    Gostaria de rentabilizar esse terreno para poder investir noutro lado, mas estou com dúvidas na melhor forma de o fazer, ou vender o terreno por si só, vender o terreno com um projecto aprovado ou construir uma casa em estilo moderno e vender ou mesmo alugar (tendo em conta que nunca construí nenhuma casa).
    Vender o terreno apenas é a solução mais fácil mas que também traz menos rendimento.
    Vender o terreno com projecto aprovado não me parece complicado, mas pelo que pesquisei, o valor que se paga pelo projecto e a aprovação muitas vezes não compensa porque o comprador prefere fazer o seu próprio projecto.
    Vender o terreno com casa feita em princípio traria o maior rendimento de todos, mas por outro lado, demora tempo, tenho que investir uma grande soma de capital, tem um risco acrescido e a minha inexperiência no campo pode trazer bastantes desafios.

    Obrigado.


    A minha opinião, uma vez que recebeu de herança basicamente qualquer negócio é lucro, agora depende de quanto esteja disposto a arriscar e a real necessidade disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DistinctGround77
  10.  # 10

    Olá,

    Construa o máximo possivel, com 2 ou 3 fogos.
    Vende dois (com isso paga a obra e ainda lhe sobra) e fica ainda com um fogo para sí para poder pôr a alugar e sacar daí um rendimento "certinho" (salvo seja).

    350m² de construção (total dos pisos todos) ou de implantação (só rés do chão)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DistinctGround77
  11.  # 11

    Colocado por: amartinsCaro Distinct, vou partilhar os meus 5 cêntimos:

    1. Este investimento, para si têm ou não uma janela temporal?
    Entre projectos, câmara, escolha de empreiteiro e construção vão-se passar pelo menos 2 anos (da minha experiência desde projectos até licença de utilização foram 3 anos e meio)
    Caso este tempo 'ultrapasse' o seu limite temporal, o meu conselho é vender como está (sem projectos) ou seja apenas o terreno.
    2. As 'margens' na construção atualmente são magras, a não ser que exista economia de escala. Se vai construir 'uma casa para vender', a não ser que consiga eliminar ou conter os aumentos dos preços e ou as derrapagens, o risco da sua margem não cobrir o valor do terreno


    Obrigado pelo feedback.
    1. O investimento não tem janela temporal, posso construir quando quiser.
    2. Compreendo o seu ponto, como o terreno está em zona premium e a zona é bastante cara, daí também conseguir mais margem pela sua localização.



    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá,

    Construa o máximo possivel, com 2 ou 3 fogos.
    Vende dois (com isso paga a obra e ainda lhe sobra) e fica ainda com um fogo para sí para poder pôr a alugar e sacar daí um rendimento "certinho" (salvo seja).

    350m² de construção (total dos pisos todos) ou de implantação (só rés do chão)?


    Não posso dividir o terreno, as regras de condomínio não deixam.
    Mas obrigado pelo input, seria uma excelente alternativa.

    Os 350 m2 é a área de construção total dos pisos todos.
  12.  # 12

    Colocado por: DistinctGround77Não posso dividir o terreno, as regras de condomínio não deixam.


    Não, levanta uma construção com vários fogos.

    Condominio? Não será antes um Loteamento?
  13.  # 13

    DistinctGround77

    Acho que precisa mesmo de ter uma reunião com um arquitecto, para este ver o que é o seu terreno. Qual é o enquadramento urbanístico, o potencial de construção e apartir daí criar os cenários possíveis para o mesmo.

    Vai-me desculpar, mas pelo teor desta discussão, está muito verde nestes assuntos, não dominando so mínimo da linguagem e conceitos técnicos envolventes e suas consequências.
 
0.0166 seg. NEW