Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Saudações,

    Estou a construir uma casa, e antes de começar a consrtrução fui aconselhado a fazer um furo artesiano, até porque poderia usar esa agua na construção o que só por sí só "pagava" o furo.
    O Furo tem 121mt e neste momento já gastei nele 7000euros (furo+bomba/equipamento).
    Para grande azar meu, a agua é férrea, e quando digo férrea é literalmente um abuso. Fiz o furo há 1ano, e o mês passado ao retirar àgua pela primeira vez, até me assustei com a água que saíu de lá, uma vez que era laranja escuro.
    Tenho gastado àgua com fartura para tentar limpar o furo, e de facto agora a água sai "limpa". Desde o inicio que o pessoal da obra tem estado a deitar àgua para a rua e tenho a rua já amarela como tudo.
    A água agora tem saído "limpa, mas deixando a mesma de um dia para o outro ela fica amarela, e uns dias depois está limpa novamente com os residuos de ferro no fundo. A água embora clara, tem um cheiro a ferro bastante acentuado.
    Caso não tenha hipoteses de melhorar isto, perco o dinheiro todo.
    O tipo que me fez o furo, disse-me que há forma de tratar isto, por +/- 2500euros existem filtros que tratam disto com facilidade, no entanto, falei com o picheleiro sobre isto que me diz que os filtros não resolvem nada, ficando eu sem saber afinal quem tem razão, e não queria estar a gastar mais dinheiro só para fazer o teste.
    Alguém tem conhecimento sobre este tipo de filro, e se realmente funciona?
    Custa-me a acreditar que existindo este tipo de solução no mercado, a mesma não seja funcional, mas...
    Tambem, alguem têm ideia onde é que este tipo de filtro se vende? O fulado do furo diz que há, mas não me diz onde o que não me ajuda muito.

    Desde já grato
  2.  # 2

    Colocado por: maddmaxxaté porque poderia usar esa agua na construção o que só por sí só "pagava" o furo.


    Começou a ser enganado logo aqui.
  3.  # 3

    Sim custam à volta disso, o problema é que anualmente tem de substituir um elemento que custa à volta de 700 euros.

    Se já tem furo, use . Isso de deitar água para a rua é uma falta de bom senso .

    Faça análises á água, deve ter manganes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Colocado por: callinasSim custam à volta disso, o problema é que anualmente tem de substituir um elemento que custa à volta de 700 euros.

    Se já tem furo, use . Isso de deitar água para a rua é uma falta de bom senso .

    Faça análises á água, deve ter manganes.


    A água de facto vai para a rua porque fui aconselhado a fazer isso para limpar o furo.
    Não tenho mais onde a gastar, não a posso usar em lado nenhum, uma vez que a construção não consome assim tanta água.

    Sobre o elemento, não imaginei que assim fosse, e gastar esse valor anual está fora de questão, não gasto isso de água.

    Ou seja, a situação não é assim muito animadora já estou a ver...
  5.  # 5

    posso estar mesmo muito errado
    mas o negocio dos furos acho que apenas é bom para os gajos que os fazem

    Que garantias tem uma pessoa que no seu terreno vai ter agua minimamente boa?

    Isto é uma pergunta séria.
    7000€ para um furo dá para pagar muitos anos de água. Para mim dava para cerca de 8 anos a pagar água, sem ter que trocar filtros caso a agua tenha algum elemento estranho que necessite de ser filtrado
  6.  # 6

    Colocado por: master_chiefposso estar mesmo muito errado
    mas o negocio dos furos acho que apenas é bom para os gajos que os fazem

    Que garantias tem uma pessoa que no seu terreno vai ter agua minimamente boa?

    Isto é uma pergunta séria.
    7000€ para um furo dá para pagar muitos anos de água. Para mim dava para cerca de 8 anos a pagar água, sem ter que trocar filtros caso a agua tenha algum elemento estranho que necessite de ser filtrado

    Para mim dava para gastar durante 15 anos.
    Eu na minha obra nao gastava mais de 50€/mes.
    Fazer furos é desperdicio de dinheiro. E quem tem furos ou poços desperdiça mais agua. Quando se paga tende-se a gastar menos.
    Agua ferrea mesmo tratada é para lhe dar cabo das torneiras. Tem aí um problema para a vida.
    Ligue a agua da companhia.
  7.  # 7

    Colocado por: master_chiefposso estar mesmo muito errado
    mas o negocio dos furos acho que apenas é bom para os gajos que os fazem

    Que garantias tem uma pessoa que no seu terreno vai ter agua minimamente boa?

    Isto é uma pergunta séria.
    7000€ para um furo dá para pagar muitos anos de água. Para mim dava para cerca de 8 anos a pagar água, sem ter que trocar filtros caso a agua tenha algum elemento estranho que necessite de ser filtrado


    Chego à mesma conclusão.
    Para quem faz furos é uma situação "win win", nunca vão dar garantia alguma pois só furando vão saber. E diria que mesmo sabendo que a zona não é boa, como foi o meu caso, guardam a informação para eles para não perder o negócio.

    Tenho andado a pesquisar sobre os filtros e só mediante análises à água será capaz de dar uma solução, que existe mas.que pode ser muito cara.
    Os filtros tem um elemento que dura 5 anos que não sei o preço, mas tem outro tipo de consumível que tem que se adicionar como sal ou algo assim.
    No entanto, dependendo do tipo de água, poderá ser necessário um outro filtro antes do filtro... Resumindo, acho que começa a fazer algum sentido esquecer o furo. Usar a água para as obras e depois disso fazer de conta que não existe.
    Infelizmente parece que não terei outro cenário.
    Fiz o furo principalmente como uma espécie de investimento, para as obras e claro, para futuro, até porque na minha zona é o preço da água está no top do país, mas assim não dá. Ter que gastar mais 5K ou algo assim que tem que ser revisto de x em x tempo está fora de questão.
  8.  # 8

    Colocado por: Sirruper
    Para mim dava para gastar durante 15 anos.
    Eu na minha obra nao gastava mais de 50€/mes.
    Fazer furos é desperdicio de dinheiro. E quem tem furos ou poços desperdiça mais agua. Quando se paga tende-se a gastar menos.
    Agua ferrea mesmo tratada é para lhe dar cabo das torneiras. Tem aí um problema para a vida.
    Ligue a agua da companhia.


    Depois de filtrada pela info que tenho não rebentava com as torneiras, porque ficava boa. O problema aqui é o custo que ficaria o sistema para que a água fique de facto limpa... Não me estou a ver a gastar isso, até porque com a construção da casa, o que mais preciso é de dinheiro para a mesma, não sobra nenhum para extras.
    No entanto, vou ligar à companhia, claro, penso que até é obrigatório.
    A ideia seria usar só para regar, lavar pátios e carro e por aí...nada mais.
    • SrR
    • 20 maio 2023

     # 9

    Primeiro faz uma análise à agua para saber efectivamente qual é a composição da mesma a partir disso selecciona a melhor solução de filtragem caso pretenda fazer isso.
    Concordam com este comentário: maddmaxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maddmaxx
  9.  # 10

    Colocado por: SrRPrimeiro faz uma análise à agua para saber efectivamente qual é a composição da mesma a partir disso selecciona a melhor solução de filtragem caso pretenda fazer isso.
    Concordam com este comentário:maddmaxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maddmaxx


    Por recomendação vou esperar mais algum tempo, vou tirando água para eventualmente tentar limpar um pouco mais o furo e depois vou analisar a água. Estive em conversa com uma empresa que me diz que só mediante análises é que é possível adaptar uma solução, embora, claro, exista sempre solução, é uma questão de euros, pois a solução poderá ficar muito mas muito cara.
    Um passo de cada vez.

    Obrigado
 
0.0152 seg. NEW