Boa tarde, eu em minha casa tenho estores elétricos com um shelly wifi 2.5 e funciona tudo lindamente. No entanto no futuro vou recuperar uma moradia antiga e quero saber a possibilidade de em vez de ter um shelly em cada estore/janela usar cabos e centralizar o automatismo num só sitio, a vantagem é que não tinha vários shelly e vários ips a ligar a minha rede wifi mas simplesmente 1 ips com os diversos relays.
Aconselham-me a fazer isso? ou alguma coisa alternativa?
Colocado por: diogopmsAconselham-me a fazer isso? ou alguma coisa alternativa?
Pode perfeitamente centralizar tudo, mas tenha presente que vai ter que sair de equipamentos "consumer" como os shellies e passar para equipamentos profissionais ou industriais.
Um standard comum é o QNX, onde pode ter um quadro de controlo para toda a domotica, com os reles para controlar tudo a partir desse ponto. estore, luzes, etc.
Tem é que prever caminhos de cabos entre todos os pontos de comando e actuadores e o quadro central. E claro saber programar e manter o controlador.
Se a ideia é apenas para os estores, e quer uma coisa simples, mais vale ficar pelos shellies, como complemento aos comandos manuais.
Sim a minha ideia é usar iluminação normal (sem domótica), mas estava a ver se havia uma solução melhor em conta para a parte dos estores.
A nível de automação a unica coisa que quero incluir ligado ao telemóvel seria: - Luzes do jardim - Portão abrir fechar - Estores elétricos - Alarme e CCTV
Sendo assim acho que vou optar pelo shelly e não complicar.
Colocado por: diogopmsSendo assim acho que vou optar pelo shelly e não complicar.
Apesar de não ser uma solução profissional, é algo fácil de integrar, e que não o impede de usar os equipamentos caso o shelly deixe de funcionar por qualquer motivo ou ficarem obsoletos daqui por vários anos.
Tenho um setup com cerca de 30 shellies, dos quais 15 são estores embora não tenha a robustez de um setup profissional, custou uma fração do preço e tem funcionado bastante bem, principalmente as automações dos estores de acordo com as rotinas e exposição solar.
A das luzes de jardim é talvez a mais prática, recorrendo às automações relativas ao nascer e por-do-sol, em vez de um horario fixo.
Apagar automaticamente luzes de algumas zonas ao fim de um certo tempo, quando ficam esquecidas.